Ser Padre

Eu estava a observar um padre que fazia muitas brincadeiras, arrancava sorrisos das almas que o admiravam.

Ele conseguia reunir uma multidão a sua volta.

Mas, olhei profundamente para aquele padre, olhei para seus olhos e enxerguei a sua alma.

Para minha surpresa ela estava triste, acuada.

Mas como?

Se o corpo produzia tanta alegria , sorria, canatava, pulava e brincava!

Um padre que transmitia a palavra de Deus, penetrando em cada coração ali presente.

Notei que o padre estava feliz, mas o homem estava triste.

Mas, como separar um do outro?

Como fazer o homem feliz, passando pelo padre?

Naquele momento percebi a grande missão do padre.

A renúncia das necessidades humanas.

Enxerguei a dor de um homem solitário que jamais poderá ir em busca do amor que completa o homem, do amor que se multiplica em frutos abençoados , chamdos: filhos e netos , a extensão do seu próprio ser.

O lado padre impede o lado homem dos seus instintos naturais.

O padre tem muitos filhos-espirituais, famílias e mais famílias , preenchendo a casa do pai-Deus e do pai-padre, mas, apenas, por um momento; logo todos partem e a solidão retorna e o homem-padre, novamente, está sozinho.

O padre abençoa diante do altar a união de um homem e de uma mulher, vê diante dele o começo de uma nova família , mas jamais poderá viver a alegria daquele casal.

Fiquei ali a observá-lo e vi que a felicidade nunca vem sozinha no cálice , ela vem com uma mistura de sentimentos e sofrimentos.

Ser padre é levar os filhos-espirituais ao encontro da esperança , da fé, da alegria de existir, é levar os filhos a conhecer a grandeza de Deus e amá-lo.

Ser padre é renunciar ao homem-marido, ao homem-pai, ao homem-avô...

Ser padre é amar a Deus acima de tudo.

Por isso, rezei e pedi do fundo do meu coração, para que Deus abençoasse aquele homem triste , para que a alegria do padre pudesse atningí-lo como estava atingindo às pessoas ali presentes, pedi para Deus iluminar o seu caminho, pois percebi que ser padre não é uma tarefa fácil, exigi muito do homem. E naquele momento agradeci a Deus, por existir homens capazes de renunciar as necessidades de um homem-comum para viver a vida de um homem-padre, por amor ao criador.

Que Deus abençoe a todos os padres.

Amém.