O significado do Natal e a presença de Jesus na vida dos Homens

Todos os anos, em todos os países que seguem o Cristianismo, de uma forma reiterada, as pessoas aguardam a chegada do dia 25 de dezembro, para que muitas vezes possam desejar um bom Natal, ainda que de forma mecânica, as outras pessoas que se encontram a sua volta, ou mesmo àquelas que compartilham o seu dia-a-dia. Aguardam em muitos casos, este momento para fazerem o bem, como se a prática do bem tivesse uma data certa para ser realizado.

Há muitos anos, Jesus Cristo, o filho de José e Maria, e também o filho do Criador do Céu e da Terra e também do Mar, e de todos as outras coisas, nasceu na pequena cidade de Belém. Segundo alguns estudiosos, o nascimento ocorreu no dia 25 de dezembro, ou para outros, no dia 06 de janeiro, como era comemorado nos primeiros séculos da era Cristã.

Na verdade, a data de nascimento do Messias, ou como preferem alguns do profeta, não deve ser motivo de discussão. O mais importante é que todas as pessoas que acreditam em seus ensinamentos possam se lembrar de forma efetiva do exemplo que foi deixado pelo homem da Galiléia, o qual até hoje não tem sido seguido de uma forma reta e integral por todos aqueles que se dizem cristãos.

As pessoas afirmar acreditarem no cristianismo, mas não costumam viver conforme as sagradas escrituras, representadas tanto pelo Velho Testamento como pelo pelo Novo Testamento. Em sua grande maioria, as pessoas preferem ver o cisco nos olhos dos outros, próximos ou não. Preferem a discórdia, ao invés da paz e da harmonia.

Os anos estão passando e não existe mais tempo para que as ações de hoje sejam deixadas para um outro dia. Precisamos aproveitar de forma efetiva o Natal para renorvarmos os nossos objetivos. O amor ao próximo, a solidariedade, o respeito a natureza e aos animais, e ainda o respeito integral a vida, aos direitos humanos, e tudo aquilo que é fundamental para as pessoas que ainda acreditam na vida.

O Natal não pode e não deve ser apenas mais uma data para o comércio, assim como o dia das Mães, o dia dos Pais, o dia das Crianças, o dia das promoções de fim de estoque, entre outros. O nascimento do filho do Criador deve ser um momento de reflexão, de construção de uma sociedade mais justa e fraterna, onde todos tenham oportunidade de crescimento e de desenvolvimento, pessoal e cultural.

O mundo por meio da natureza está mostrando que não mais aceita ser maltratado. Se os homens e as mulheres não mudarem as suas atitudes chegará um momento em que não teremos mais um Planeta para compartilharmos os nossos sentimentos. Seremos vítimas do nosso próprio egoísmo e não existirá como muitos gostam de dizer um lugar para os nossos filhos e netos, pois todos poderão sucumbir com as mudanças climáticas que estão ocorrendo.

Assim, pelo mesmo neste ano, caso seja possível, façamos do Natal mais uma oportunidade para que possamos renovar a nossa profissão de fé. Afinal, conforme ensinou Paulo de Tarso, o Homem deve se salvar pela fé, mas também por meio por meio das ações. A caridade, ou como preferem alguns, o amor, deve ser efetiva, e não apenas uma ficção, cedendo lugar ao ódio e a violência.

Jesus Cristo deve viver hoje, amanhã e sempre, e não apenas no dia 25 de dezembro, para que as contas do PIB e do comércio possam aumentar. Assim, vida longa a todos aqueles que acreditam em um mundo melhor, vida longa a todos que acreditam que o mundo pode e deve ser melhor.

Afinal, como disse Martin Luther King, “Os homens aprenderam a nadar como os peixes, a voar como os pássaros, quem sabe um dia aprenderemos a viver como homens”.

Feliz Natal a todos os brasileiros e estrangeiros que vivem neste país, que é abençoado, e tem plenas condições de ser uma grande Nação entre as grandes Nações deste Mundo, que merece respeito.

Proibida a reprodução no todo ou em parte sem citar a fonte em atendimento a lei federal que cuida dos direitos autorais no Brasil.