FORÇA E CORAGEM X FRAQUEZA E COVARDIA - II

Publicamos o primeiro texto sobre o tema ó prezado leitor, com o objetivo de levá-lo a pensar sobre a atitude de duas classes de pessoas descritas na Bíblia, suplicando ao DEUS Altíssimo que, conforme a SUA vontade, te conceda a bênção especial de pertencer ao grupo dos bem–aventurados.

Entre os Fracos e Covardes, novamente analisamos o exemplo de vida de Saul, o primeiro rei de Israel, um homem de temperamento instável. Entre os Fortes e Corajosos, apresentamos Davi – um homem segundo o coração de DEUS, o segundo rei em Israel, sucessor de Saul.

A história de ambos encontra-se no primeiro livro de Samuel, a partir do capítulo nove.

O relato bíblico apresenta dois jovens: um deles (Saul), em idade militar; o outro (Davi), ainda muito jovem, cuidando das ovelhas do Pai, enquanto alguns irmãos adultos serviam à nação, como soldados do rei Saul.

Quando Saul foi escolhido por DEUS, o primeiro rei em Israel, ele saíra a procurar algumas jumentas extraviadas do pai e, no momento da unção divina, ele foi encontrado escondido na bagagem.

Entretanto, o que desqualificou Saul foram dois episódios, que, aos olhos da sociedade contemporânea não seria algo tão grave:

No primeiro caso encontramos Saul oferecendo a DEUS sacrifícios em lugar do profeta Samuel (o que não era lícito fazer) – de acordo com o próprio Saul, teria sido “forçado pelas circunstâncias” (1 Samuel 13:12).

No segundo caso, Saul reservou para DEUS uma oferta material que havia sido abominada pelo SENHOR (1 Samuel 15).

Nos dois episódios, encontramos um homem de temperamento instável que, havendo sido ungido por DEUS, se refere ao SENHOR como DEUS de quem era mais obediente que ele

– “Pequei; honra–me, porém, agora, diante dos anciãos do meu povo e diante de Israel; e volta comigo, para que adore o Senhor, teu DEUS” (1 Samuel 15:30).

Davi, também escolhido e ungido por DEUS, não passava de alguém tão jovem que nem foi considerado apto pelo pai ou por Samuel (1 Samuel 16:1–13).

Contudo, O SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor o coração (1 Samuel 16:7).

O episódio que projetou Davi diante da nação e o fez conhecido em todo o mundo, em todas as épocas, é o seu confronto com o gigante Golias. Entretanto, antes desse fato, existia em Davi Força e Coragem que procedem do alto – enquanto Saul era atormentado por um espírito maligno, Davi o acalmava tocando harpa.

Davi, sendo homem semelhante a nós, também pecou contra o SENHOR.

A diferença está no fato de que, reconhecendo o seu pecado, buscou a face do SENHOR ao invés de tecer argumentações – O segundo livro de Samuel, capítulo 12:1–14 e o Salmos nº 51, apresentam um relato do seu quebrantamento.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 02/09/2008
Código do texto: T1157586
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.