SERES PENSANTES

As pessoas são seres pensantes e sensíveis, dotadas de razão e inteligência, que têm a opção de escolher e decidir os rumos de sua vida, de sua cidade, de seu país, da natureza, do ecossistema e do universo.

Os seres humanos têm a capacidade de interferir nas decisões coletivas e individuais, familiares, não familiares e podem fazer da vida um ato de amor.

As pessoas são sujeitos ativos e passivos subordinadas a uma complexa cadeia de sentimentos e emoções que, se não houver equilíbrio, podem ser dominadas ou escravizadas.

Na condição de seres pensantes, temos o racícionio como ferramenta da razão. Como seres emocionais e sensíveis, somos passíveis de momentos nos quais as emoções dominam nosso ser, ações e reações e que é absolutamente normal.

Por outro lado, o descontrole emocional permanente e contínuo quebra a habilidade do ser racional e atrofia a inteligência como mecanismo de superação e criatividade.

As emoções e sentimentos são manifestações humanas benéficas para o relacionamento interpessoal.

A sensibilidade é necessária e importante para que as pessoas possam encontrar a alegria, a felicidade e o sentido da vida!

Silvanio Alves
Enviado por Silvanio Alves em 16/06/2008
Reeditado em 17/06/2008
Código do texto: T1037507
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.