A VIDA TEM SENTIDO – QUESTÃO DE INTELIGENCIA

A VIDA TEM SENTIDO – QUESTÃO DE INTELIGENCIA

Quem vem primeiro o ovo ou a galinha? Temos que voltar ao início de tudo, conhecer a história deste ser humano fantástico, que sendo criado tendo à sua frente o desafio em procurar conhecer o seu Criador. Sendo o centro de toda a criação, herdeiro da terra, sua morada temporal, trazendo consigo o desafio de conhecer a si mesmo e sua origem. Para o filósofo Descartes, bastaria pensar que, sendo o homem criado, logo, existe um Criador. Descartes parecia querer encerrar uma discussão que vinha ao longo de uma história. Céticos, filósofos, teólogos, crentes, ateus, cada um lançando seus questionamentos nesta busca em conhecer a sua origem. Assim, o homem por sua própria natureza é conduzido à luz da razão a se explicar: por quê somos assim tão semelhantes – em todos os cantos da terra, este ser humano maravilhoso: pensante, criativo, que se emociona, que se alegra que chora, que ama – todos iguais. Como entender estas semelhanças? Por quê somos assim? Muito antes que nós, sábios dedicaram suas vidas querendo entender, ou explicar a sua origem, e muitos até hoje ainda tentam explicar o impossível, o que somente pode ser compreendido por uma qualidade que o Criador deixou, sendo inerente a todo ser humano, a fé. É nesse intento que precisamos entender, conhecer o que o tempo deixou no decurso da existência humana. Procurar responder perguntas como: porque viemos para este mundo? Para onde vamos? O Criador teria criado pelo simples fato de nos criar - nascer, crescer, procriar e morrer? E acabou? Não! Tão importante quanto o Criador, fomos feitos para a eternidade. Por não conhecer a si mesmo, por mais inteligente que seja, mesmo em tempos tão avançados nas áreas do conhecimento, muitos ainda se encontram perdidos, flutuando como folhas ao vento, deixando a vida se levar e por isso mesmo não encontrando “sentido” que o impulsione a ir mais longe. É muito triste quando alguém se encontra tão perdido assim, embora tendo um mundo lindo à sua frente – a natureza, com suas plantas e animais com tanta riqueza, tantas espécies já descobertas, e tantas outras por se descobrir. Não seria suficiente para encontrar uma razão em dar sentido à vida? Não tenho como não pensar que toda a criação à minha frente, não foi feita somente para os outros que nela encontram razão, inspiração para viver a vida que lhe fora dada. Toda a natureza foi feita para mim, sou eu aqui bem perto de tudo que o Criador deixou para ajudar a contar o tempo da minha existência. Tudo para fazer funcionar a minha inteligência, fazer funcionar todo os atributos que ficaram estampados em mim. Certamente, quem não pensa assim, não teve a experiência que teve Descartes, ele beliscou a sua pele ..., penso que se olhou no espelho, sentiu a dor, encontrando resposta para a sua existência: “se penso, logo existo”. Tão óbvio, não? É, parece que sim, mas, por incrível que pareça, ainda tem gente com muita dificuldade em encontrar respostas que deem sentido à vida. Sem problema, não sejamos estúpidos, aceitemos a nossa ignorância, abramos nossas mentes, afinal, somos seres pensantes e isso não é por acaso. Façamos valer a nossa inteligência!

16-02-2022