Parte três- ESPIRITUAL OU ESPIRITUALISTA?

ESPIRITUAL OU ESPIRITUALISTA?

Parte Tres

Esse entendimento pode ajudar os mais incautos quanto a ser espiritualista ou espiritual. Será preciso entender que o ser humano é antes de tudo um ser espiritual na carne. Basta fechar os olhos e perguntar: quem sou eu? Você é este que faz a pergunta agora, mas não consegue se ver – você existe de verdade, tem um nome, tem uma história única, tem uma identidade e por ela será chamado quando a sua temporalidade for vencida. Deus não criaria o homem pelo simples fato de o criar, há um propósito maior, aliás, o que foi revelado logo no princípio de tudo – propósito eterno. Nasceu Cain e nasceu Abel, e assim será para a eternidade. Nenhum deles terá sido “encarnado” no José ou Antônio, seja lá o que for, como querem alguns – cada ser humano é único, e assim será para a eternidade. Desta forma, abre-se um leque de religiosidades, tendo cada um dos seus construtores encontrado razão em construir “teologias” próprias e até mesmo buscando justificar por estes ou aqueles fenômenos, dos quais nada entende – sendo uma ignorância muitas vezes sustentada pela tradição. Se religião é religar, é preciso entender que religar é ligar o que estivera ligado, e ligado ou religado a quem. Logo, ser religioso não indica que o homem de fé está resolvido na sua fé. A fé é inerente a todo o ser humano, foi lá na sua origem que recebeu o fôlego de vida – o sopro do Espírito, pois que até então, era uma simples estátua de barro. Nisso, o que diz a Bíblia? “Então o nosso corpo voltará ao pó da terra, de onde veio, e o nosso espírito voltará para Deus, que o deu” (Ec.12.7 -NTLH). Alguém será capaz de contestar? Quem é o espiritualista? Todo aquele que constrói uma “filosofia” religiosa baseada num ideal meramente filosófico, justificando-se apenas em admitir a “existência de um ser ou realidade distinta da matéria”, atribuindo que este ser é chamado de “mente” ou “espírito” como sendo, para muitos, a única realidade. Interessante que, na maioria desses tipos de religiosidade, quase todos, buscam respaldo no que diz a Bíblia. Curioso, não! Teologia é para Teólogo, não é coisa de estudante de Teologia, nem pelo fato de ser pastor, padre ou qualquer líder religioso. Porque Jesus teria dito: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” – conhecimento é busca, não é intelectualidade, não é ser letrado ou leigo. É antes de tudo experiência construída numa relação espiritual – o que neste caso, nada supera ao Testamento deixado por Deus – é Testamento. Lá estão as cláusulas destinadas ao cumprimento dos propósitos de Deus no homem – essa maravilha da criação. É bom saber que, o conhecimento de versículos isolados da Bíblia tem servido a muitos na tentativa de explicar a sua filosofia religiosa. Por exemplo: Deus é amor! Sim, Deus é amor. Basta amar as pessoas e tudo estará resolvido para a eternidade. Não é verdade. “Amar a Deus sobre todas as coisas...” Está dizendo que, primeiro Deus. A Bíblia não é um livro de história, mas sim, um livro de revelação, para ser lido à luz da fé, e não por especulação. A narrativa bíblica não está ´preocupada em “explicar” Deus – ninguém explica Deus. Uma das diferenças entre o homem espiritual e o espiritualista, é que, o espiritualista apenas admite a existência de um “ser” ou “realidade distinta da matéria”. Sem nome? Sem explicação? Obra do acaso? Uma força? Uma energia? Por que razão tanto desprezo pela Bíblia, se ela é a única Palavra de Deus deixado ao homem. Razão maior teria uma filosofia de vida embasada em ideais meramente filosóficos vindas de meros mortais? A Bíblia diz que: “os verdadeiros adoradores, adorarão em Espírito e em verdade”. Primeiro que, é em Espírito, ou seja, conduzidos pela fé; segundo, em verdade. O que é a verdade? “No princípio era a verdade, a verdade estava com Deus, a verdade era Deus”. Quando o apóstolo João foi anunciar o Evangelho aos gregos, ele usou de uma linguagem que os sábios conheciam e que podia desafiar a que prestassem atenção à sua pregação, ele usou palavras menos comuns: “No princípio era o verbo, o verbo estava com Deus, o verbo era Deus” (João 1.1). O verbo (do grego, logos). Logos significa “palavra”, pensamento, conceito e suas expressões. Quem é o homem espiritual? Todo aquele adora a Deus em Espírito e em verdade, tem a Bíblia como regra de conduta e fé. Por definição, se diz: concernente ao Espírito. Aquele que sabe definir corpo, alma e espírito. Aqui, um pouco de Teologia. Para alguns Teólogos o homem é composto de corpo e alma – a estes se dá o nome de dicotomista; outros Teólogos entendem que o homem é composto de corpo, alma e espírito – a estes se dá o nome tricotomistas. Sem problema! Creio no segundo entendimento, o que é explicado por Watchman Nee – corpo, alma e espírito. Temos um corpo e gostamos dele com admite Ravy Zacharias (pesquisem sobre estes nomes), estamos sempre convivendo comeste corpo, que mesmo envelhecendo estamos sempre cuidando dele, e quando pensamos no ser após morte, torna-se difícil dispensar o corpo. Assim, o nosso espírito atua em detrimento às necessidades do nosso corpo – ele me avisa quando tenho sede, fome, quando dói – nestas coisas ele está me avisando quantos às suas necessidades, necessidades orgânicas. Onde está a alma? Quando o Salmista diz: “A minha alma tem sede de Ti, ó Deus”, está se tratando de algo que vai além do corpo e do espírito do seu ser pessoal – a busca pela satisfação da sua alma. Desta forma, o homem espiritual, sabe compreender a sua existência e como se fortalecer em seu espírito e satisfazer a sua alma – transcende à sua racionalidade. É o sentimento como de uma despedida da pessoa amada – enquanto os olhos veem distanciar a pessoa amada, o apelo se faz na sua alma – “o quanto te amo”. O homem espiritual pode viver com maior firmeza naquilo que crê, tem base na sua experiência pessoal, sendo capaz de discernir entre o que é espiritual e o que é espiritualismo. O Espiritualista diz que “acha” estar fazendo a coisa certa, e sua base de sustentação é apenas uma filosofia de vida, não tem em como se agarrar, quando chegada a hora em que tenha que deixar esse corpo. Embora havendo o apelo do seu espírito, não será capaz de ter paz na sua alma. Espiritual ou espiritualista? (aguarde a continuação)

06\03\2021