Parte Dois ESPIRITUAL OU ESPIRITUALISTA?

Parte Dois

ESPIRITUAL OU ESPIRITUALISTA?

Para aqueles que acompanham a matéria sobre o tema já veiculado anteriormente, melhor entendimento terá nesta segunda parte, sendo, portanto, recomendável ler a primeira, para que assim tenha melhor proveito – penso eu. Um dos atributos que mais aprecio no homem, é essa capacidade de conjecturar, pensar, contestar, criar coisas, até antes, inimagináveis. Há um voo constante na sua imaginação, e isso é simplesmente fantástico. Contudo, é preciso pensar as coisas, sem dar a elas maior peso no que cobrar de si mesmo em ter que dar resposta para tudo. Pensar faz bem! Na primeira parte cuidamos da diferença entre o homem espiritual e o espiritualista. Um procura entender as coisas, observando e seguindo os preceitos no que diz a Bíblia; o outro que procura seguir uma filosofia religiosa, sendo, maior parte dessas filosofias, aquelas criadas por especuladores do saber, e exploradores da fé. Nesse deslinde, surgem nomes que tem construído filosofias que tem se tornado famosas, e até mesmo se transformando em religiões com milhares de seguidores. O simples fato de ser dotado de fé, não teria sido o suficiente para muitos. Três questões básicas para a existência humana, precisam ser respondidas: Quem sou eu? para que estou aqui, e para onde vou? Por não se preocupar em responder estas questões, muitos são levados na onda do “deixe a vida me levar”. Não somos racionais apenas para decidir o que construímos em nossa mente pensante, ou ter em conta o que pensam sobre nós, permitindo construir em nós aquilo que não representa o nosso eu. Sem responder a estas perguntas básicas, a vida perde o sentido e, na primeira onda se vão levando tudo o que somos, até que a vida ser destruída. Em suma, eu preciso explicar para mim mesmo, quem sou eu; preciso encontrar explicação para a vida que tenho que viver enquanto aqui; o que será para a eternidade, sendo que para lá que somos todos nós destinados. Em princípio, somos um ser inacabado, estamos sendo nos construído em cada dia de nossa existência, e, bem sabemos que não seremos capazes de concluir esse projeto. Tudo aqui é apenas um ensaio, um treinamento, uma peregrinação. No entanto, temos que ter consciência de que tudo o que fazemos aqui, tem peso de eternidade. Somos um ser pensante, moral, ético e responsável. E isso não é por acaso, é nossa prisão, se quisermos ser libertos no final de nossa carreia existencial e possuir a eternidade que está em Deus. O espiritualista, está sempre se sentindo um eterno devedor, é preciso estar fazendo alguma coisa por alcançar outras coisas; enquanto o espiritual, sabendo que não podia pagar o preço por sua rebeldia (pecado) confiou no sacrifício vicário de Cristo. Muitos religiosos de tradição, por seus ancestrais ouviram falar dos santos que faziam milagres, dos “anjos da guarda” que cada um tinha para sua proteção. Felizmente, essa tradição foi quebrada para que fosse colocado no lugar certo o único capaz de fazer o milagre da salvação, aquele que detém o poder de reconciliar o pecador com Deus – o Cristo. É bem verdade que o nome de Jesus se tornou marca do crente, respeitado e admirado em todos os continentes, sendo até mesmo explorado por sua qualidade salvífica. As palavras de Jesus têm sido usadas nem sempre para justificar a fé. Algumas vezes como palavras de sabedoria – o Mestre dos Mestres; seus ensinos como sendo uma filosofia de vida e não como palavras de salvação. Tenho contestado um autor famoso que, somente no Brasil vendeu mais de um milhão de livros de um só título: “O Poder do Subconsciente”- Joseph Murphy, sem no entanto duvidar do seu grande saber, porém por refutar o uso de textos da Bíblia, quando deles se utilizando, tomando de versículos isolados para sustentar a sua tese de que tudo está no “subconsciente” – a capacidade de cura, vencer problemas, ser feliz, em suma, um livro de auto ajuda, do tipo que qualquer espiritualista ama e dele se apropria. Ele se apodera de experiências culturais, para delas se utilizar como seno o fiel da balança para dar definição ao que transcende, de modo meramente racional, onde coloca a fé apenas como um dos elementos complementares do subconsciente. Esse tipo de literatura encontra grande aceitação, porque na verdade não confronta com a realidade das pessoas, que vivem na sua miséria espiritual, é mais fácil encontrar um deus que esteja mais favorável às suas idiossicrasias, nada lhe exigindo em resposta às suas carências espirituais. Quem de nós para contestar qualquer área do conhecimento sem que dele tenhamos propriedade. Existem situações existenciais que merecem a atenção do Teólogo, do Psicólogo, do Psiquiatra, do filósofo, do Pastor, do Padre. Nessas situações, talvez o analista possa entender qual a área que poderia ajudar o paciente em dificuldade. Quando desenvolvia um projeto jurídico-empresarial numa empresa de grande porte, tive uma rica oportunidade de construir uma experiência de valor extraordinário. Junto desse projeto trabalhamos também com os ensinamentos bíblicos em detrimento da fé. Foi quando comecei a cuidar de pessoas em particular para que contassem acerca de suas vidas e suas necessidades fundamentais. Nessa construção alcançamos não somente sucesso na produção da empresa que cresceu vertiginosamente, mas principalmente na vida das pessoas, desde os patrões, encarregados e funcionários. Pude ver o quando cada uma dessas áreas do relacionamento humano tem suas peculiaridades. A primeira dentre todas elas, está aquela voltada para a fé. Sem Deus nada pode dar certo; a segunda que, se soma à primeira, a construção de uma filosofia de vida – crises que puderam ser resolvidas pelo simples fato de convencer pessoas a brincar. sorrir, cuidar do jardim, fazer uma horta sair para passear, comer pipoca na praça, tirar férias, evitar pessoas mal resolvidas, e por aí a fora. Em alguns casos preferia uma consulta dentro da filosofia clínica, mas não tinha conhecimento suficiente, já que é uma área pouco conhecida, é muito abrangente. Em resumo, nós que lidamos com pessoas em conflito com a vida, precisamos ajudá-las com honestidade e conhecimento. Não basta dizer: faça isso ou aquilo, que vai dar certo. Não sou contra os livros de autoajuda, isso é muito bom para enriquecer as editoras e alguns autores privilegiados pela mídia. O lidar com a fé exige muito mais do que ser meramente espiritualista, sem responsabilidade em dar uma resposta que seja ao mesmo tempo racional. Porém, o homem espiritual, é como disse alguém: “a minha fé tem razão”. Parece não combinar, mas quando é experienciada torna-se numa fortaleza espiritual. Então! Espiritual ou espiritualista?

06\03\2021