SALVE UM APOSENTADO II

Envelhecer é um processo natural, portanto, devendo ser encarado com naturalidade. Por isso mesmo deve ser levado em conta o momento da descida em relação ao corpo humano, fragilizado pelo tempo de uso, e mais importante ainda é também o momento da subida. As duas situações precisam ser levadas em conta, pensadas, estudadas com muito afinco, as duas decidem o seu presente e o seu futuro – se orienta!

Sabe-se que o envelhecimento é um processo natural dentro do desenvolvimento dos seres vivos – nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Somente ao homem foi dado vida eterna, porem, com a capacidade de “morrer uma só vez” vindo em seguida, ou a vida eterna com o Criador, ou a segunda morte, morte para a possibilidade de viver a glória dos céus (Ap.2.11). Assim, se por um lado passa a conviver com um numero cada vez mais progressivo de perdas – perdas dos amigos, familiares, saúde, emprego, a entrega a aposentadoria; Por outro lado, a melhor construção nesse momento é levar em conta os feitos nesse plano que ajudam a construir a morada eterna, o exercício da fé, o exercício do amor, o exercício do perdão, melhor relacionamento com o Criador, pois que se constitui na última chance de reparação espiritual, o que tem peso de eternidade. Logo, é preciso entender o que seja envelhecer, pois que a velhice é uma coisa boa, se não pelo corpo, o é pelo equilíbrio da mente, do espírito – a pessoa se torna mais sábia e completa.

“Pelo termo idoso, podemos entender todo e qualquer indivíduo acima de 60 anos de idade. Este conceito foi criado na França em 1962, substituindo termos como velho e velhote e foi adotado no Brasil em documentos oficiais logo depois. O idoso é o sujeito do envelhecimento.” 2

O processo é natural, dentro dos padrões e desígnios do Criador – há um vírus que contaminou todo ser humano, por mais que se lute pela vida, todos vão morrer – querendo ou não entender a causa determinante da morte, ela se chama PECADO, ou seja, por tornar-se independente do Criador. Toda criação está sujeita aos propósitos do Criador. Ele não criaria o homem pelo simples fato de o criar. Ser à imagem e à semelhança do criador implica em que todos foram criados para pertencer a uma só família, e com um propósito final, declarado desde o início da criação. Então, ser independente de Deus faz do homem um pecador.