VISÃO DE MUNDO

VISÃO DE MUNDO

Não se constituem a que se tenha maior ou menor entendimento acerca das coisas que nos cercam. Que mundo é construído por cada pessoa nesta vida sem que se explique a razão por estar aqui e agora? Via de regra as pessoas não chegam a fazer as perguntas necessárias para explicar por que razão vive desta ou daquela maneira. Muitos não chegam a perceber que a vida é tão curta, e que acima de todas as coisas está a realidade da eternidade que está logo ali. De nada adianta supor que os valores éticos desta viva não tenham nenhuma relação com a eternidade. Segundo Bil Brigth, “Deus não nos criaria pelo simples de o criar”. Claro se torna que dos atributos dados ao ser humano está a sua real identidade – nascidos para a eternidade.

Nos conflitos desta vida, muitos dos sábios do passado lutaram na tentativa vã de explicar a suas existências à luz de uma cosmovisão meramente racional, portanto, destituída da transcendência espiritual – aquilo que se chama fé. Freud, durante a sua vida gastou sua inteligência na tentativa de construir uma filosofia de vida dentro dos seus conceitos da psicanálise por ele desenvolvida. A vida ateística era a sua visão de mundo, tendo resistido obstinadamente à visão de mundo espiritual. Alguns estudiosos atribuíram ao século 20 como o “século de Freud” – a pedra de toque dos ateus. Porém, morreu vazio de si mesmo.

Conheci um matuto de grande sabedoria, que não sabia ler ou mal escrevia seu nome, mas construía sua filosofia de vida de forma admirável. O senhor Sebastião, tornou-se num grande amigo, foi meu caseiro de sítio. Para ele todas as coisas tinham um sentido para sua vida. Certa vez quando ao fim do dia de sua árdua jornada na roça, fui ao seu encontro, aproveitando a prazerosa caminhada na roça. De volta pelo caminho, sempre alegre, como de costume, batendo um papo, de repente ele tropeça numa pedra, e a unha do dedão do pé virou para cima e o sangue logo jorrou. Surpreendentemente ele bradou sorrindo: “Glória a Deus!”. Surpreso lhe perguntei: porque você disse glória a Deus? Sendo que seu dedo está sangrando… Prontamente ele me respondeu: “Não há uma só folha que caia de uma árvore sem que Deus não o saiba. Por isso, em tudo se deve dar glória a Deus”.

Logo imaginei que o senhor Sebastião tinha uma visão de mundo dentro daquilo que de modo tão simples, aceitava, mesmo quando tinha que encarar a dor. Notadamente uma relação de fé acima de qualquer coisa. Bill Hybells em seu livro “O Deus Que Você Procura”, sugere uma maneira de construir uma cosmovisão determinante para que qualquer pessoa, desde o mais alto nível de conhecimento, ao mais inculto possa entender. Diz ele o seguinte: Escreva numa folha de papel tudo o que você sabe em todas as áreas de conhecimento que você já tenha alcançado - TUDO. Depois que você terminar, faça um círculo em volta. Assim, você verá que tudo o que você sabe é o que está dentro do círculo. Contudo, do lado de fora do círculo está o Criador de todas as coisas.

Por mais que se conquiste nesta vida, ao final, tudo será igual a nada. No entanto, o que for construído na relação ao próximo e no amor a Deus, isto sim, terá peso de eternidade – é o tesouro que é depositado, onde nem a traça nem a ferrugem conseguem consumir. Pergunto: qual é a sua visão de mundo?