Sobre Oseias e o Amor de Deus - reflexões da alma...

Sobre o livro de Oseias entendo a profundidade do amor de Deus pela humanidade. A dimensão inenarrável de sua graça! A disposição do homem em crer em Seu Infinito Amor e abdicar dos próprios sentimentos em prol da fé que fortalece o espírito. Para que o povo de Israel tivesse a percepção divina do lugar espiritual em que se encontrava Deus permitiu a representação na vida do profeta Oséias.

Alguém que se coloca para servir a Deus, como o Profeta, que se submeteu à aflição, angústia e profundo desespero de alma a fim de manifestar a graça redentora de Deus e representar Seu Poder certamente prioriza em seu espírito a vontade divina. Assim, Deus pode inclinar um coração espiritual ao deserto, à turbulência, à tempestade, para que, no livramento de tais adversidades se manifeste o Seu Poder (Jo 11:4)!

Oseias, que viveu no século 8 a.C., é conduzido por Deus a se vincular maritalmente com mulher que tinha o coração predisposto em trair sua confiança. Gomer tinha desejos impuros formados dentre o povo que havia se desviado dos desígnios divinos. O profeta seguramente não compreendeu o propósito inicial em sua vida com aquela que foi chamada de mulher de prostituições, mas ainda assim cumpriu o chamado divino.

Quantas vezes o povo se coloca em uma posição de declínio espiritual, quando aborrece ao chamado intrínseco do Criador e anda de acordo com a devassidão de seus próprios interesses. Quando seu coração perverte as escrituras e o chamado e em toda sua incoerência se afasta da beleza dos caminhos divinos...

Por maiores que sejam os conflitos que nos separam da presença do Criador Ele nos direciona para seus braços, por maiores que sejam os afastamentos Ele se importa. Prova ainda tamanho amor quando colocou aquela que tinha propensão em errar em um lugar seguro, com alguém que clamaria por ela e a amaria.

Gomer teve 2 filhos frutos da traição: Ninguém e Sem Misericórdia, (segundo a tradução ‘A Mensagem’). Por considerar que não possui nenhum bem deste mundo muitas vezes a pessoa se indignifica diante do mundo e da vida, não se sente pertencente a si mesma, a Deus... Tendo tudo se empobrece, tendo possibilidades de existência as afugenta de si e desconsidera quem é e o que tem. Toma como referência seu passado, família, posses. Não contempla a beleza de pertencer ao Criador por meio de Cristo e de sua obra vivificadora na cruz do calvário. Aqui está a grandeza de ser em Deus.

Aquilo que possuímos de mais puro e genuíno, nosso espírito, a riqueza de todo o ser, dos pensamentos, da poesia do olhar, da intenção do coração, do templo que é o corpo e tudo o mais...

E em todo o tempo espaço de ser... lugar de estar, de viver. e vivendo, os melhores encantos sem culpa, e melhor, nEle...

E quando não posso ser, quando não me contento com a vida e tenho a consciência que não me basto, que nada me preenche e que tudo o mais que não seja alguém perfeito fora de mim não me satisfaz... quando nenhum recurso desse mundo me completa, e nada me sacia sei que sou, e pertenço a alguém infinito em misericórdias, aquele que ouve pacientemente e considera em alta estima quem quer que se achegue a Ele. Que coloca aquele incapacitado e descredenciado por si mesmo para capacitar e considerar o próximo, então ele descobre todos os recursos de sua alma. Descobre o que tem em si mesmo como riqueza guardada infinitamente maior do que dantes imaginava. A vida se expande! Sua consideração não está mais no lugar em que vive mas no que pode fazer vivendo... como pode cooperar para enriquecer o ambiente em que se faz pertencente... diante disso não há abandono psicológico que resista, quando se é em Deus, quando se está fortalecido na essência. Não há estado de privação que não possa ser suportado quando a força é reconhecida, quando a alma é valorizada, quando o ser é afirmado em Deus.

Só daí uma canção redentora flui do interior de quem crê apesar de quaisquer circunstâncias, e, ainda pode ser levado a viver outras tantas, mas fortalecido e enraizado em Amor ele se provoca a ser saciado por Aquele que é infinito, como num projeto eterno... A liberdade existencial reside simplesmente no fato de ser. Pois em Cristo temos tudo. Nele, que é o pão, que é o genuíno alimento para a alma, que é o maior valor a se guardar. Que faz da condição de ser humano algo maravilhoso e sublime a fim de passar por percalços de modo consciente, mas em verdadeiro significado de vida. Aqui há paz, sossego de alma, realização de vida.

Não há vazio que não se combata com a força do amor de Deus por meio de Cristo. Muitas vezes tudo o que procuramos é um motivo para sorrir, uma razão para viver posto reconhecer sinceramente que não se tem as puras e consistentes em si mesmo. Tal preenchimento se dá em buscar o Autor da existência.

Quando todo o fundamento do ser está sinceramente enraizado em Cristo e a meditação mais profunda do coração não mais ousa duvidar de Seu senhorio então vemos que nEle habita toda a plenitude da divindade. Que há verdade em si. Que há algo preciosíssimo num vaso de barro...

O homem naturalmente pode ser intimidado por sentimentos de medo e vergonha motivos para se afastar de si mesmo, das suas escolhas, do Criador. Se sente indigno em ser, em sonhar, em viver. Se considera menor, indiferente, ou ainda já nem se importa mais como se sente e sobrevive assim... sem sentir o bem. Mas a vida cristã é pela fé no manifestar natural das virtudes do espírito... A existência não se reflete mais em fardo, mas a alegria está em doar, em ser.

Oseias poderia ser levado pelos próprios sentimentos de insegurança, rejeição e vazio. Mas ainda que tivesse esposa vivendo de modo desonroso continuou seu trabalho não deixando de fazer viva a mensagem em que cria firmemente. Ele sabia que seu propósito de vida não se limitava ao caminho de sua companheira, antes, tal situação validava sua palavra de arrependimento por viver conflitos em sua própria vida, cumprindo o propósito divino. Conhecia a VERDADE que liberta, primeiro a si mesmo...

Quantas não são as situações e espinhos na caminhada que se tornam portais de encontros com o divino... Quando se esconde da verdade, os sentimentos distorcem a realidade, a vida se torna carregada, emaranhada em conflitos. O medo cobre a existência porque aquilo que é genuíno não é realmente observado. Apenas a constatação de que se pode enfrentar e suportar as situações e a convicção consciente de que se é livre para enfrentar o que está posto como realidade, em Cristo, que é fundamento para que toda a vida seja alicerçada, se tem a saída, o escape.

Que redenção gloriosa é saber que ainda que desprotegidos do homem, estamos protegidos por Deus. Que o Seu glorioso amor nos edifica e envolve, que Sua vida em nós é força para viver e superar. Que os desencontros e aborrecimentos não são capazes de tirar essa consistência da alma.

A força em Cristo é maior que qualquer angústia e aflição de espírito... Ele é maior que tudo e em tudo nEle podemos suportar e superar as maiores adversidades.