Notas para uma conversa sobre: Da cultura da violência ao caminho da Paz

Escutai!

Oh! Belas almas

Quando o amor e a energia se unem

A graça de Deus recompensa os homens."

Somos espíritos em evolução, encarnados somos humanos e constituímos a humanidade, e nosso planeta de referência é a terra.

A terra é um planeta que nesta fase é de expiação e provas.

A Paz plena, ou felicidade plena, digo em todos os momentos, não é possível ainda por aqui.

Como ser feliz ou ter paz, plena em um planeta de tanto sofrimento?

Vivemos ainda sobre o império dos sentidos, dos instintos.

Desenvolvemos o pensamento, criamos a ciência e ela trouxe o progresso material;

Mas o progresso do pensamento e o progresso material não tem sido capazes de trazer a paz tão sonhada

Sobre a Cultura de violência:

A violência, a guerra entre povos e nações, não nos deixaram um só dia desde o começo da humanidade..

Quais são as raízes da violência?

Egoismo! Medo! Vaidade! Orgulho!

Qual é o caminho da não violência? Digo o caminho da Paz?

Gandhi disse: Não existe o caminho da paz, a paz é o caminho.

O que ele queria dizer com isso?

Com certeza foi: Devemos ser a paz que queremos ver no mundo.

Podemos falar de Paz para comigo mesmo, paz interior, Paz com os outros, e paz com o planeta.

Mas a violência nasce dentro de nós, então é la que ela deve ser enfrentada, diz Pierre Weil, um pacifista francês, que viveu por aqui.

A nossa educação formal é violenta, somos educados para vencer, lutar, competir, ser melhor do que os outros. nossa cultura educacional não incentiva o ser pacifico;

Para lidar com a violência temos que compreende-la, observár- nos, como e quando estou praticando a violência.

Aí é que entra o cristianismo, e o espiritismo mais tarde, como a terceira revelação.

Cristo nos ensina, o que devemos fazer, como devemos ser. O espiritismo nos ensina a compreender a razão dos nossos sofrimentos e aflições, porque somos violentos, por que existe a violência, e que somente praticando seus ensinamentos poderemos encontrar paz, felicidade e seguir o caminho da evolução.

Mas devemos agir, pois é na pratica da paz que a paz está.

Perdemos muito tempo, adiamos, dizemos querer ser mais pacifico

Leio aprendo com o pensamento, mas não pratico, fico dando voltas:

O tempo passa, e avançamos muito devagar.

Jesus é o caminho.

Disse ele: Vós que sofreis, que padeceis do sofrimento da decepção, do ódio de alguém, da doença,

vinde a mim, que eu voz aliviarei,

Venha que o meu Jugo é leve

O que é o Jugo de Jesus? Nos ensina os espíritos mestres:

Seu Jugo é o que ele ensinou.

Sede mansos e misericordiosos! Sede pacíicos! Perdoai incondicionalmente!

Amai o proximo! Perdoai os vossos inimigos.

Aprender com o pensamento não basta, é preciso exercitar.

Desenvolver uma cultura de paz.

É preciso ter fé e isso será um trabalho de todos os dias, de todos os momentos.

Cristo é o refúgio seguro, para os momento em que somos invadidos, por pensamentos estranhos, quando perdemos a paz, a auto estima, o auto controle.

Refugiemos-nos então lá, e deixemos de lutar com o obstáculo que se nos apresenta, observemo-los, para compreende-los, e compreendendo- os, encontraremos a forma de supera-los.

Encerro com esta frase de Erich Fromm, Psicanalista e escritor Alemão:

O amor é a única resposta sã e satisfatória para o problema da existência humana.

Grácio Reis