APRENDENDO A VIVER OU VIVENDO E APRENDENDO:
Dá no mesmo, a ordem dos fatores não altera o produto.
No inicio ainda no útero protetor a dependência total se da de forma milagrosa até o encontro da luz. Nove meses de formação onde o mistério da existência começa sua jornada natural da formação humana.
A vida explode com sua pujança em todas as latitudes, o homem ser diferenciado entre as criaturas trás em si mesmo todas as contradições possíveis a analise de suas capacidades evolutivas.
Anjo ou Demônio, Criatura e Criador, Herói e Vilão, artífice de sua historia através dos tempos.
Em busca do conhecimento tenta desvendar o mistério de sua razão do existir.
No mais profundo abismo ou no mais alto píncaro de suas incongruências e duvidas seu cérebro funciona como catalizador a aglutinar conhecimentos milênios afora.
Há! A infância; tempos de sonhos e de pressas, descobertas, tempos de inocências, tempos também de medos muitas vezes irracionais, tempos de imaginação a fervilhar, tempos de mitos heroicos, principalmente os mais próximos como nossos pais, tempos de brincadeiras saudosas de tempos que não voltam mais.
Logo a seguir a puberdade a confundir, a libido surge com força, mudando as formas do corpo ainda em formação, muitas vezes trás a mudança, perguntas indecifráveis e mal respondidas por adultos despreparados causando certa confusão na mente dos que agora a caminho da adolescência precisariam de orientações sabias e reais.
Durante muito tempo certas orientações de vida ficaram mais a cargo dos mestres, principalmente os religiosos que imprimiam seus dogmas e conceitos de acordo com suas convicções preestabelecidas por suas conveniências pastorais.
Ao chegarmos à fase adulta e termos sobrevivido a todas e rápidas transformações da infância e adolescência passamos a ser aquilo que aprendemos e objetivamos em relação à vida.
Poderemos ser com certeza o reflexo do que absorvemos de bom o de mal ou a própria luz de nos mesmos a emanar de forma construtiva nossos conhecimentos adquiridos de forma didática ou vivencial, tornando-nos peças fundamentais no processo evolutivo não apenas pessoal, mas sim, coletivo de forma que nossa importância seja global, pois como elos de uma cadeia de vida onde tudo que acontece tem relação, por mais ínfimo que sejamos nesta cadeia ela dependera de nós para manter-se unida e constante em sua caminhada evolutiva como humanidade.
Estes pensamentos e vontade de expô-los são simples reflexo de minha eterna capacidade de questionamento, não pretendo com este texto nenhum tratado filosófico ou demonstrar sapiência, mas sim discorrer sobre a existência como forma de fazer das ideias uma maneira de catarse de mim mesmo e tentar passar para quem tiver paciência de ler e analisar o que escrevo os meus pensamentos e propósitos de vida que hora já chegou a sete décadas em que sempre busquei e busco o conhecimento como razão de vida e embora tenha durante estes ano apreendido uma infinidade de coisas, cada dia que passa sei que nada sei ainda, mas sigo em frente a buscar cada vez mais uma maneira de me aprimorar e saber tudo que for possível saber nesta existência que espero tenha continuidade em outras para que nada se perca, e não procurando méritos nem lucros pessoais pretendo ser apenas um artífice e eterno aprendiz da vida, pois só assim acredito que vale a pena vivermos.
Para encerrar gostaria de dizer algo pratico que aprendi até agora no ocaso da vida.
A caridade, a solidariedade, a tolerância, são próprias do ser humano e quanto mais for exercitado mais poderemos avançar na busca da Paz e da concórdia entre os homens.
O conhecimento é libertário quando dividido e multiplicado e não pode de maneira alguma ser monopolizado por grupos ou indivíduos caso contrario só serve aos interesses de poucos mal intencionados.
Enfim viver é sem duvida a arte de buscarmos o infinito através do saber e o premio com certeza será o conhecimento da verdade e o encontro com o Amor maior e definitivo.
Valmirolino.
 
valmirolino
Enviado por valmirolino em 22/10/2015
Código do texto: T5423583
Classificação de conteúdo: seguro