NATAL: Ele continua vindo ao nosso encontro

FONTE: “REVISTA DE APARECIDA" Edição Dez 2007. Texto de Dom Raymundo Damasceno Assis. Arcebispo Metropolitano de Aparecida.

Advento quer dizer chegada , vinda, e é o tempo litúrgico de preparação para o nascimento de Cristo, não no seu aspecto histórico, pois Ele já veio há mais de dois mil anos ao nascer da Virgem Maria, em Belém, embora não saibamos a data exata.

O Advento é tempo de preparação para receber a vida divina que o nascimento de Cristio traz consigo para todo o mundo e da qual é possível participar na celebração litúrgica.

Jesus veio ao mundo para nos fazer filhos de Deus, “Paricipantes da natureza divina” (1Pd 1,4), isto é, da suia própria vida. “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

Às vezes, recusamos essa vida nova, “vós, porém, não quereis vir a mim para terdes a vida” (Jo 5,40) ou desertamos dos caminhos de Deus. Por isso o Advento é tempo de conversão, tempo de renascer para uma vida nova pelo sacramento da penitência e de renovar a aliança de amor em Cristo, com Deus Pai e os irmãos, na celebração eucarística.

Um autor antigo dizia: “ mesmo que Jesus tivesse nascido cem vrezes em Belém, se não nascer no teu coração, tudo seria em vão”.

O Advento é também tempo de espera da manifestação gloriosa da nossa filiação divina, realidade sobrenatural que, por enquanto, não aparece visivelmente, mas que no fim dos tempos haverá de se manifestar claramente. “Queridos, já somos filhos de Deus, mas ainda não se manifestou o que seremos. Sabemos que, quando ele aparecer, seremos semelhantes a ele, e o veremos como ele é” (1Jo 3,2)

Jesus veio históricamente em Belém, há mais de dois mil anos e voltará de novo, mas gloriosamente, no fim dos tempos, continua vindo ao nosso encontro, continua presente no meio de nós. O documento de Aparecida da V Conferência Geral dos Bispos da América Latina, menciona vários lugares de encontro com Jesus Cristo. Ele continua vindo a nós na sua Igreja, na sua Palavra, na Sagvrada Liturgia, de modo especial, na Eucaristia, no sacramento da reconciliação, na oração pessoal e comunitária; finalmente no próximo, em especial, nos pobres, aflitos e enfermos.

Em todo o mundo cristão, o Natal é a festa mais popular, e com razão, pois é a festa do amor de Deus Pai que nos enviou o seu Filho único. “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo que Nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).

Que os elementos externos da festa de Natal – a árvore, as luzes, os presentes, a ceia, os cartões – não nos impeçam de perceber a lição de amor, humildade, doação e serviço que nos traz o Menino Jesus. “A quem assim nos amou, como não corresponder com nosso amor”?

Desejo a todos os meus amigos do Recanto e respectivas famílias, Santo, Abençoado e Feliz Natal. .

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 22/12/2007
Reeditado em 22/12/2007
Código do texto: T788097