MINHA MENSAGEM (REALISTA) DE FIM DE ANO

Todo fim de ano quase tudo se repete: amigo secreto, confraternização da turma do trabalho, Especial do Rei, promessas feitas na hora da virada, que geralmente não sobrevivem à realidade das primeiras contas a pagar....

Espero não levar porrada por estragar a festa, mas a verdade é que não vejo muitas esperanças no horizonte do novo ano que se aproxima. As nuvens negras começam lá em cima: é o último ano de um dos piores governos que já tivemos, afogado em um mar de lama, denúncias de corrupção, de compra de aliados. Governo este que pelo jeito não vai cair mesmo, pois se blindou de tal forma –e aí entra a compra de aliados – que somente com o povo tomando Brasília pros pulhíticos que estão no poder serem depostos. Mas isso é inviável, por dois motivos: violência não resolve nada e o povo seria preso, acusado de promover a desordem no país.

E, já que vai ser o último ano do governo que aí está, a tendência é que eles aprontem, roubem e favoreçam ainda mais, a si mesmos e os calhordas que os cercam. As mudanças propostas pela reforma da Previdência vão atingir a quase todos, isso sem falar nos cortes do orçamento que já acontecem, comprometendo políticas públicas básicas como educação, saúde e assistência social. E vão cortar ainda mais. A esperança seria acreditar que as coisas mudassem com a eleição do próximo presidente. Mas enquanto não houver uma reforma geral nos sistemas político, legislativo e judiciário em vigor no país –que são corruptos até o último fio de cabelo – a tendência é continuar como está. Ou –e que Deus nos livre disso! – piorar.

Não quero ser o estraga prazeres que chega no melhor da festa mandando baixar o som ou dizendo que está na hora do bar fechar as portas. Por que um restinho de esperança ainda mora em algum canto do meu coração. E por que eu também gosto dessa época do ano e de sua alegria. Descontando ter que ouvir a Simone entoando “Então é naataal!”, gosto dessa época do ano, por que, entre outras coisas, geralmente vou rever minha família.

Mas acreditar que as coisas vão melhorar da água para o vinho em 2018, é coisa que, infelizmente, já não faço mais.

Inda assim, um Feliz Natal e um ano novo pleno das coisas mais básicas dessa existência (família unida, mais tolerância, menos apego a coisas materiais e a recuperação de todos os corações destroçados por alguma desilusão) a todos!