O MAIOR SENTIDO DO NATAL.

NAS VIELAS DO RECIFE ANTIGO, EM UM DOMINGO CABISBAIXO, COM ÁRVORES EXAUSTAS DOS INFRUTÍFEROS ADORNOS RELUZINDO POR PARTE DA CIDADE, LIMITANDO O SENTIDO DE UMA DATA TÃO RELEMBRADA POR TODOS NÓS. ESTA QUE AMPLIFICA OS NOSSOS IDEAIS PARA O FUTURO.

MAS, QUE SIMBOLISMOS SÃO ESSES QUE NOS CONSOMEM,

DEIXANDO-NOS SER SEDUZIDOS PELO MATERIALISMO EXPLÍCITO, DESTA DATA TÃO SINGELA, TÃO NOBRE, TÃO INSTIGANTE, PARA REENCONTROS E REFLEXÕES?

QUAL O MAIOR SENTIDO DESSE DIA?

QUAL O MAIOR SENTIDO DO NATAL?

SERIA O DA INDIFERENÇA AOS DESERDADOS?

OU AS ROUPAS USADAS, ENTREGUES AOS POBRES E ESTROPIADOS?

ALGUNS AS ENTREGAM E ESTIMULAM A VÁLVULA DA PRÓPRIA ESCAPATÓRIA.

NÃO BUSQUE AS ATITUDES FUNDADAS POR REGRAS IMPOSTAS PELA SOCIEDADE. ESTIMULE OS SEUS PRINCÍPIOS, NÃO ALIMENTANDO O CONSUMISMO FÚTIL E EXACERBADO.

RELEMBRE OS QUE POR TI PASSARAM...

NÃO ELEJAS DATAS, PARA QUE VENHAS CONFRATERNIZÁ-LOS.

QUALQUER DIA TEM O SEU SIGNIFICADO, O SEU SENTIDO EXATO. MESMO QUE NÃO ESTEJAS NO MOMENTO DE UMA CEIA OU DE UM PRESÉPIO EXPOSTO.

ESTE QUE HÁ MAIS DE DOIS MIL ANOS BRILHOU EM JERUSALÉM.

ALGUNS FICAVAM E FICAM AQUÉM DESSES FESTEJOS...

DOS BRINDES, DOS SINOS QUE TINEM E DAS ÁRVORES ARTIFICIAIS.

BRINDEMOS, ENTÃO, COM A ESPERANÇA DE NOS RENOVARMOS, COM A LEMBRANÇA DO RESPEITO MÚTUO, PARA NÃO DISTINGUIRMOS QUEM SENTARÁ AO NOSSO LADO NA NOITE DE NATAL.

ASSIM, NOS PREOCUPAREMOS MENOS COM O GESTO DE UM AMIGO SECRETO, POIS, AINDA QUE OCULTO, LEMBROU-SE DE NÓS. UM GESTO DE BOA VONTADE É UM BRINDE PARA A ALMA.

DEVEREMOS NOS MANTER MENOS SOLÍCITOS AOS SIMBOLISMOS. SENDO ASSIM, QUE OS RUÍDOS DAS FESTAS LÁ FORA NÃO DISTANCIEM UM SER DE ATOS NOBRES DE UM SER ESNOBE.

AFINAL, DEVEREMOS SEGUIR NO MESMO TRAJETO, QUE TRANSCENDE DO MATERIAL.

POIS A IMENSIDÃO DA NOSSA ALMA NAVEGA POR UM SENTIMENTO PLENO QUE NÃO FOI EXTINTO.

E SIMPLESMENTE ESTA VIBRA E FESTEJA PELO VERDADEIRO E MAIOR SENTIDO DO NATAL.

p.s

ao som de... Ludwig Van Beethoven's Ninth Symphony

vale a pena ouvir.

Merry Christmas!

HO,HO,HO,HO.

SHIRLEY LIMA
Enviado por SHIRLEY LIMA em 24/12/2010
Reeditado em 27/12/2010
Código do texto: T2689637
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.