Fuga frugal... para dentro de si

A grande verdade é: você pode escapar de tudo, menos de si mesmo.

Pode se refugiar em lugares, relacionamentos, vícios, manias, modismo, consumismo, religiosidade, trabalho, viagens, entretenimentos... mas passado o estado de euforia, o que resta?... um enorme vazio a te devorar, uma inquietação que não tem remédio que cure (só entorpece) ou possa amenizar, pois toda agitação volta dobrado... e quando você olhar para o lado, não terá ninguém para te aliviar, e mesmo que tenha, é mais uma tentativa de fuga, para não ter de lidar com a desordem da morada interna.

Perceba como estamos o tempo todo fugindo, de algo ou de alguém, das circunstâncias mais desafiadoras, as que são verdadeiras "catapultas", que ao permitir que sejamos lançados, poderá nos projetar para outro horizonte, para patamares mais elevados... à medida que não tentamos relutar à propulsão que esta evocará, a partir do momento que ocorre a verdadeira rendição; mas muitos, submissos ao ego, tendem a adulterar essa visão, alegando que render é assumir fracasso... e fracassam tentando acreditar nisso. Para dar ênfase às mentiras que contam para si, precisam reforçar essa ideia tentando passar uma falsa ideia aos outros... um teatro moldado para agradar a plateia e acariciar o ego.

Eu me insiro neste contexto porque passei por esta experiência algumas vezes, feito nômade a galgar em terras estrangeiras para não pisar no solo sagrado do meu íntimo e ter de lidar comigo mesma, tornando-me assim, uma desconhecida de mim. Essa fuga é um preço enorme a se pagar, é "apostar todas suas fichas" num jogo de azar. Sorte não existe, é ilusão de um imaginário que evita lidar com os fatos. O que existe, e cedo ou tarde iremos constatar, são consequências- dos nossos atos, escolhas e decisões. A física não erra: " toda ação leva à uma reação", e esta última, independe do nosso querer e agrado; então a lucidez chega na marra, sob efeito alquímico, empírico... sob a combustão das experiências em fusão com as influências.

Dizemos que a "química é perfeita" quando nos sentimos identificados com algo. Nessa situação, o "elemento " principal é você. É perfeita porque dialogou com algo dentro de ti, por mais que não se perceba, mesmo inconsciente é possível assimilar. Assim será em toda nossa caminhada terrena. Todas as situações e experiências vividas, serão "ferramentas" úteis para se forjar; mesmo as coisas que julgamos sem importância, as que rejeitamos, que irritam, que provocam um desgaste físico, emocional e mental. Negar, rejeitar, relutar, e mais uma vez: tentar escapar_será inútil, é se atrasar pra vida, para onde precisa chegar. Tem chão que só nós podemos trilhar. É tolice ficar "admirando a grama do vizinho" e descuidar da sua... cheia de "ervas daninhas".

Ter esse entendimento é vital para tomarmos posse de nós mesmos, ao invés de buscar "abrigo " em corações alheios... alheios a ti porque você também o faz. Se rebelar, revoltar, ignorar, ligar o modo "f... se"... não irá te isentar da responsabilidade com sua própria vida. Pelo contrário: só irá dificultá-la, te lançará no "olho do furacão ". É um preço alto a se pagar, ainda mais quando concluímos que tudo é fugaz, principalmente nós. Não é preciso postergar o nosso processo evolutivo, nem levar uma vida inteira cometendo os mesmos velhos erros ou incorporando novos_ por efeito de massificação ou por instinto de rebeldia. Se a vida terrena é uma experiência para moldarmos nosso caráter e auxiliar na nossa evolução espiritual, é insanidade "perder as estribeiras", seguindo no "piloto automático." Delegar a tarefa de assumir a direção da própria vida a terceiros, é um ato irresponsável que trará consequências sem precedentes. Lamúrias não irão te levar de volta ao momento em que "tinha tudo sob controle" e optou por se descontrolar. A vida não bisa e eu espero que esta seja suficiente para moldar um SER humano em toda sua essência e totalidade... no amplo sentido da etimologia da palavra, com total afinco no verbo SER_amadurecendo, SENDO..._com todo seu potencial, parando de se fazer mal; se acolhendo e protegendo, sendo seu verdadeiro guardião. Senti no íntimo do meu coração a necessidade de dividir essa reflexão, espero que faça sentido para alguém.✍🏻

Fênix Arte
Enviado por Fênix Arte em 21/12/2023
Reeditado em 22/12/2023
Código do texto: T7959055
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.