COMO VENCER O VÍCIO EM PORNOGRAFIA EM 5 PASSOS

 

A pornografia é um dos maiores flagelos da nossa sociedade, que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Muitos se deixam enganar por mitos sobre a pornografia, que a fazem parecer mais inocente e menos nociva. No entanto, a realidade é que a pornografia é uma cilada que arruína a vida de quem a consome e de quem está perto dela. A Bíblia nos adverte sobre os riscos da pornografia e nos ensina a nos afastarmos dela. Veja o que diz o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 6:18-20:

 

"Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo."

 

Se você está aprisionado ao vício em pornografia e quer se libertar dele, saiba que há esperança para você. Deus pode restaurar a sua vida e lhe dar uma nova oportunidade. Neste artigo, vamos mostrar cinco passos práticos que podem ajudá-lo a se livrar do vício em pornografia e a viver uma vida de pureza e santidade.

 

PASSO 1: RECONHECER O PROBLEMA E BUSCAR AJUDA

 

O primeiro passo para se livrar do vício em pornografia é admitir que você tem um problema e que precisa de ajuda. Muitas vezes, o orgulho, a vergonha ou o medo impedem as pessoas de reconhecerem que estão viciadas em pornografia e de buscarem ajuda. No entanto, essa é uma atitude necessária para começar o processo de recuperação.

 

Não tente enfrentar o vício sozinho. Procure apoio profissional, espiritual e familiar. Você pode procurar um psicólogo, um pastor, um conselheiro ou um mentor que possa orientá-lo e acompanhá-lo nessa jornada.

 

PASSO 2: IDENTIFICAR OS GATILHOS E EVITAR AS TENTAÇÕES

 

O segundo passo para se livrar do vício em pornografia é conhecer os fatores que desencadeiam o desejo de consumir pornografia. Esses fatores podem ser internos ou externos, como o estresse, a solidão, o tédio, a raiva, a tristeza, as imagens sensuais, as conversas picantes ou as redes sociais. Esses fatores são chamados de gatilhos, pois disparam o impulso de buscar a pornografia como uma forma de alívio ou compensação.

 

Para evitar cair nas tentações da pornografia, você precisa identificar os seus gatilhos e evitá-los ao máximo. Você pode fazer isso anotando em um diário as situações que provocam o seu desejo por pornografia e as emoções que você sente nessas situações. Assim, você poderá reconhecer os padrões do seu comportamento e tomar medidas preventivas.

 

Algumas medidas que você pode tomar para evitar as tentações são: ficar longe de lugares ou pessoas que estimulam a sua curiosidade por pornografia; usar filtros ou bloqueadores de conteúdo impróprio no seu celular ou computador; ter alguém de confiança que possa monitorar o seu uso da internet; limitar o tempo que você passa online; e ter um plano de emergência para quando sentir vontade de ver pornografia.

 

PASSO 3: SUBSTITUIR OS HÁBITOS NOCIVOS POR HÁBITOS SAUDÁVEIS

 

O terceiro passo para se livrar do vício em pornografia é mudar o seu estilo de vida e adotar hábitos que promovam o seu bem-estar físico, mental e emocional. A pornografia é uma forma de escapismo, que serve para preencher um vazio existencial ou para lidar com problemas não resolvidos. Por isso, é importante que você encontre outras formas mais saudáveis e satisfatórias de ocupar o seu tempo e de enfrentar as suas dificuldades.

 

Você pode substituir o hábito de ver pornografia por hábitos que lhe tragam prazer genuíno e sentido à sua vida, como: praticar atividades físicas, que liberam endorfinas e melhoram o seu humor e a sua autoestima; desenvolver hobbies, que estimulam a sua criatividade e a sua autoexpressão; meditar ou orar, que acalmam a sua mente e fortalecem a sua espiritualidade; ler livros, que ampliam o seu conhecimento e a sua cultura; fazer trabalho voluntário, que aumenta a sua generosidade e a sua gratidão; entre outras coisas que lhe façam bem.

 

PASSO 4: FORTALECER OS VÍNCULOS AFETIVOS E SOCIAIS

 

O quarto passo para se livrar do vício em pornografia é investir nas suas relações interpessoais e buscar apoio nas pessoas que você ama e que se importam com você. A pornografia é uma forma de isolamento, que afasta você das pessoas reais e das relações verdadeiras. Por isso, é essencial que você reconstrua os seus vínculos afetivos e sociais, que foram prejudicados pelo vício.

 

Você pode fortalecer as suas relações interpessoais cultivando a amizade, o diálogo, a confiança, o respeito e o carinho com o seu cônjuge, os seus filhos, os seus pais, os seus irmãos, os seus amigos ou outras pessoas significativas na sua vida. Você também pode buscar novas amizades em ambientes saudáveis e positivos, como na igreja, no trabalho, na escola ou em grupos de interesse comum.

 

PASSO 5: PERSEVERAR NA RECUPERAÇÃO E CELEBRAR AS CONQUISTAS

 

O quinto passo para se livrar do vício em pornografia é manter-se firme no seu propósito de mudança e não desistir diante das dificuldades ou das recaídas. A recuperação do vício em pornografia é um processo longo e desafiador, que exige persistência e determinação. Você pode enfrentar momentos de fraqueza, tentação ou desânimo, mas não deixe que isso o faça voltar atrás.

 

Reconheça os progressos que você fez e celebre as vitórias que você alcançou. Cada dia sem pornografia é uma vitória. Cada escolha saudável é uma vitória. Cada passo dado é uma vitória. Não perca de vista o seu objetivo final: uma vida livre da pornografia e plena de amor.

 

Lembre-se de que você não está sozinho nessa luta. Deus está com você e quer lhe dar força e graça para vencer o vício em pornografia. Ele é fiel e poderoso para cumprir a sua promessa em Filipenses 1:6:

 

"Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus."

 

Que Deus abençoe a sua vida e a sua família!

 

Dc William Santos