Só por ser você...

Só por ser você, irá agradar ou desagradar! Saiba e seja o que é. Um único motivo pode ser exemplo para alguém que te admira ou para aquele que te despreza. Esteja ciente de que você não controla o que o outro pensa, só consegue ser você. Na construção do amor próprio o auto-conhecimento é primordial, mas é uma questão de ego "exagerado" querermos ser aceitos em tudo.

Vale a pena lembrar que quanto mais nos conhecermos, menos iremos nos impor padrões e medidas alheias. Pois o auto-conhececimento nos cabe no TODO.

Somos dotados de uma esfera superficial e o campo do que é sagrado.

A matéria finita é lar do que para nós seja sagrado, tratar-nos bem nessas duas esferas reflete-nos em todas as nossas relações. Nos doando a atenção que precisamos, não requeremos em demasia de que o outro nos preencha, seja com afeto, seja com alimento. É preciso se auto cuidar, para aprender a estender esse olhar ao outro com altruísmo, livre de carências e das necessidades que nos permeiam.

Por esse motivo, gostaria de levar o texto para além da estética. Ir além do dizer "apoderar-se", refletir sobre o processo de culpa e atingir o degrau da auto responsabilidade. E toda essa história inicia no dever do conhecimento. É preciso conhecer nossas características mais marcantes nas nossas relações: si mesmo e com o outro (ex. Irritabilidade, humor, ego, estado de espírito, projeção pessoal, culpa...).

Através do conhecimento conseguimos extrair se “sou o que sou” ou “posso ser uma versão melhor?” Alguém que goste de silêncio, é necessariamente menos amável? Alguém me disse, ou outrem, me contou uma característica minha que não me agradou, será que preciso descartar ou não, ter chateação ou não? Será que não gostar dos afazeres do lar, me faz menos mulher? Estar acima/abaixo do peso me impede de olhar o espelho com empatia? Será que escolher não ter filhos nos faz menos doadores e humanos? Será que autenticidade é uma característica que preso, ou aceito me corromper com o meio que não condiz comigo? Será que estou confortável nesse meio? Será que a irritabilidade do outro consegue me atingir, de tal forma que me paralisa? Será que amar o outro é um processo de procura por si mesmo, ou, um encontro de afinidades? Será que me conheço o bastante, ou a parcela do que o outro me permite conhecer, é o todo durante o percurso da nossa existência? Após tantos exemplos de situações corriqueiras que nos faz "humanos" só há um ponto de vista? Ou posso filtrar o que conheço, querer conhecer e ir além, adquirindo um senso de perspectiva?

Somos os defeitos e qualidades, temos personalidade, o lado sombrio e o iluminado, e desencane das comparações com o outro, porque principalmente em convívio virtual só mostramos o que temos de melhor. Querermos a aceitação na comparação é o mesmo que ensaiar uma peça numa prisão eterna. Não se sabe o que é e se desconfia do que tem, porque não viveu com sentido todo o processo de auto aceitação. Podemos nos desenvolver, mas não deixamos de ter defeitos, com o tempo, eles melhoram ou se amplificam. Então, que saibamos acolher nossa sombra tal qual abrigamos nossa luz.

É natural que não tenhamos cor durante os nossos piores dias, mas seremos coloridos e pulsaremos em vibrações para quem nos ama. A beleza permanece porque quem nos ama o faz com ênfase ao que de melhor somos, e assim, na construção do que é saudável, você os ama pelo mesmo motivo nos dias cinzas.

Se conhecemos analisamos em que melhorar, ou dar razão, logo, adquirimos resiliência a culpa e chateação.

“Porque ficaria chateado ou me limitaria a culpa do que o outro acha ou deixa de achar se só absorvo o que é essencial para construção do que sou?” O essencial pode ser também aquele que me desagrada, desde que caiba na minha medida.

Para tanto, considero um ato de amor divino exercer o amor próprio, fruto do conhecimento que ele partiu. Nos conhecemos, logo, nos acolhemos e amemos!

Não só as características estéticas, mas todas as escolhas difíceis que nos precedem até aqui, o hoje. O finalizar de todo o processo é a gratidão. Não há algo mais poderoso do que poder olhar tudo o que nos precede com gratidão!

Passou pelo processo e é grato? Vá viver que o mundo te espera com o seu ser. Somos plurais, fica onde te couber, acolhe o que te fizer bem. Espalhe a semente do que é verdadeiro, porque amor, do próprio ou ao outro, tem origem e é daquele que VIVE eternamente.

07/10/20

Keith Danila
Enviado por Keith Danila em 07/10/2020
Reeditado em 07/10/2020
Código do texto: T7082208
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.