Esforço Para Salvação

Esforço para salvação

As pessoas que não conhece a Bíblia Sagrada pensam que vão entrar a vida eterna ao lado de Deus, de qualquer maneira. Mesmo Jesus tendo feito o sacrifício vicário, é indispensável à participação do homem. Sabendo também que o Reino de Deus é tomado a força.

Mateus 11:12

Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força para se apoderarem dele.

A Bíblia não está fazendo referencia a violência, mas ao esforço; sabendo que os seguidores de Cristo encontram todo o tipo de oposição durante a sua jornada na terra.

Um bom exemplo do que estou citando, pode ser encontrado no Livro do profeta Josué; quando Deus mandou tomar posse da terra prometida, em que o povo ficou temeroso diante daquele grande desafio.

Josué 1:9

Não to mandei Eu?

Esforça-te, e tem bom animo, não temas, nem te espante; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

Devemos despertar, porque todas as vezes que fomos fazer algo em função do Reino de Deus, vão levantar-se grandes dificuldades. Daí o motivo que muitos param pelo caminho, desistindo da fé, chegando até a perder a salvação.

Mateus 22:14

Disse Jesus: Portanto, muitos são chamados, mas poucos escolhidos!

Os seguidores de Jesus são desprezados e marginalizados pelos ímpios, e isso é um grande esforço.

Mateus 5:20

Bem aventurados sois vós quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo disserem tudo mal contra vós, por minha causa.

Por esse e outros grandes motivos é que o Reino de Deus é tomado pelo esforço.

Um evento interessante pode ser destacado, quando Jesus fez menção da porta estreita e o caminho apertado.

Mateus 7:13-14

13 – Entrai pela porta estreita, pois a porta larga e o caminho amplo levam a perdição, e muitos são os que entram por esses caminhos.

14 – Porque estreita é a porta e difícil é o caminho que conduzem a vida; apenas uns poucos encontram esse caminho! Pelos os frutos se conhece a árvore.

Quando falo que o caminho para o céu tem muitas dificuldades não quero colocar medo e duvidas, mas advertir que o mundo apresenta muitas facilidades; no entanto, o final é perdição. Devemos buscar as coisas de Deus como primazia, para que assim a nossa vitória chegue através da graça divinal.

Por fim vejamos uma grande recomendação de Jesus.

Lucas 12:31-32

31 – Disse Jesus: Buscai, pois em primeiro lugar, o Reino de Deus, e todas as demais coisas vos serão providenciadas.

32 – Não temas meu pequeno rebanho, pois de bom grado o pai vos concedeu o seu Reino.

Que o Senhor vos abençoe em todos os seus projetos.

Robson Colaço de Lucena

OTPB – Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

Mat – 595

MMA – Ministério Missão América