Eu vi primeiro - EC

Havia postado em sua página uma foto de sua primeira conquista em corridas de rua. Estava muito feliz, há mais de um ano participava, e finalmente chegara ao pódio. Realmente sentia-se orgulhoso de si mesmo e quis compartilhar com as dezenas de “amigos”.

Horas depois acessou novamente sua página, as qualificações eram feitas através de ícones: solzinho sorridente para aprovações e nuvenzinha com raios para conceitos negativos. Imediatamente saltou-lhe aos olhos uma destas “tempestades”, o comentário mencionava um desagrado profundo com mais um modismo, que os patrocinadores multinacionais seriam os grandes vencedores, que a saúde precisava de uma atenção efetiva do governo, que..., que..., que...!

Nunca fora íntimo daquela pessoa, mas ocasionalmente conversavam de forma agradável sobre amenidades. O ponto de vista claramente explicitado, chamava a atenção para uma versão comercial e fútil de sua medalha, em nenhuma frase “do amigo” notou o valor que tanto lutou para alcançar, aliás o comentário o ignorava totalmente. Centenas de semi-atletas iludidos ...seria esse o motivo de tantos outros não se motivarem a participar deste evento? Estaria tão equivocado? Não haveria mesmo valor nisso? Fechou a página visivelmente chateado.

No dia seguinte ao chegar ao seu trabalho, sentiu que era o foco das atenções, todos comentavam e o parabenizavam por sua conquista, dois até se ofereceram para acompanha-lo em próximos eventos. Quando uma amiga disse:

- Você notou sua página toda ensolarada? Acho que em breve teremos uma equipe aqui da empresa participando das próximas corridas. Gostou?

Imediatamente uma vergonha o tomou. Não saberia naquele momento responder ou agradecer aos comentários dos colegas, afinal como dizer:

- “ EU VI PRIMEIRO” (e tão somente) a crítica negativa?

Moral da história: A vaidade (*) nos impede de ver o sol que nos torna iluminados.

Valorizemos o bom que há em nós!

(*Agradar a todos não é uma meta possível).

-------------------- oÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖÖo ---------------------

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Eu Vi Primeiro

Veja também os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/euviprimeiro.htm

Letranda
Enviado por Letranda em 17/04/2017
Código do texto: T5973052
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.