Perca tempo com o que vale a pena

Em um fim de semana, num certo mosteiro de outros tantos monges, uma visita de um um grande pregador fez com que o fim de semana se tornasse agitado na vida daquelas pessoas, pois o interesse em ouvir aquele mestre superava qualquer expectativa, e aquele sábio monge na sua humilde sabedoria anunciou que sua primeira palestra seria bem cedo, as seis horas da manhã, no topo da colina mais alta daquele mosteiro, e que era para todos estarem lá.

Exatamente as seis da manhã daquele dia estavam todos no alto da colina esperando para ouvir o que o sábio monge tinha para lhes falar, o problema era que justamente o sábio monge não havia chegado no momento combinado, com um atraso de mais ou menos quarenta e cinco minutos, fazendo com que sua conduta fosse reprovada pelos ouvintes, mas o sábio com toda sua experiencia começou sua pregação perguntando aos demais:

--Quem de vocês, ao sair do mosteiro viu, logo no inicio da estrada para a colina num galho de chorão, duas casinhas de João de Barro, uma sobre a outra e o João de barro cuidando do seu lar?

E ninguém respondeu, pois ninguém tinha visto.

--Quem de vocês, me responda por favor, quem viu ao atravessar uma pequena ponte na estrada, um cardume de carpas que brincavam na água cristalina deste riacho?

E ninguém tinha visto.

E o sábio monge com tristeza no coração, continuou perguntando aos outros tantos que ali estavam:

--Quem de vocês, aqui presentes viu, ao longo do caminho, um canteiro a beira estrada com flores multicoloridas que enfeitavam o caminho?

E ninguém respondeu nada. Então aquele sábio, demonstrando sua profunda tristeza exclamou:

--Que pena vocês perderam a primeira e a mais importante de todas as palestras do dia!!

Assim como esses monges ouvintes, nós também, com um interesse único e desenfreado de chegar logo, não reparamos nas belezas ao nosso redor, ficamos a mercê das consequências da pressa na nossa vida, muitas vezes até sem aprender nada com ela, as coisas mais simples são demonstradas ao longo do caminho e não no destino, pense junto comigo, a viajem é o trajeto que fazemos e o destino é somente o resultado do que aprendemos durante a viajem, então porque tanta pressa?

Quantos ao longo de nossa vida não terminaram a viajem, ou não voltaram dela, ou ainda quando voltaram, trouxeram na bagagem experiencias ruins, e não a experiência de ter encontrado, casas de João de Barro, carpas brincalhonas no riacho ou até flores silvestres multicoloridas na beira da estrada, esqueça a pressa, repare nas coisas bonitas que Deus tem colocado na sua vida e no seu caminho, erga a cabeça chegue atrasado mas chegue feliz, e acima de tudo chegue vivo.

Vil Becker
Enviado por Vil Becker em 06/03/2016
Código do texto: T5565124
Classificação de conteúdo: seguro