Tunísia: resenha impressionista: relato de viagem

Fizemos um lindo e surpreendente passeio pela Tunísia! Esta região já foi povoada pelos berberes (os povos autóctones de lá), os fenícios, púnicos, os romanos, os bárbaros vândalos, os cristãos bizantinos, os árabes muçulmanos, os turcos otomanos, os espanhóis católicos, os franceses iluminados, e no século xx, quando teve sua independência, os tunisinos. Ficamos hospedados numa praia do Mar Mediterrâneo. Lindíssima, água limpinha e morninha, uma beleza! Parece Cidreira! #sqn O primeiro evento do grupo foi um jantar típico tunisino... em um restaurante lindo lindo. com uma decoração maravilhosa, encantadora, e a comida muito boa! mas... cheia de pimenta! kkk Já tivemos um primeiro "gostinho" de como a Tunísia pode ser... quente!

No dia seguinte, fizemos a primeira visita à luz do sol... e que sol!!! Já atualizei meu adjetivo exagerado de calor 'senegalês' para calor 'tunisino'! Então visitamos a cidade que eu mais queria conhecer por aqui... Cartago! Da rainha Dido e das guerras púnicas! A super profe Mara Jardim nos contou o trecho da Eneida que imortalizou a história de amor entre Dido e o maldito Eneias. Visitamos o anfiteatro de Cartago, que tem grande parte das suas estruturas ainda preservadas. Muito legal andar por dentro desse espaço e rememorar a história mitológica de Dido e Eneias. #teamDido!

Visitamos um "tophet", um lugar religioso importante. em meio às oliveiras com sepulturas do século 9 antes do Cristo e com templos à deusa fenícia Tanit da fertilidade e ao deus Baal Hammon, de onde vem parte do nome do ousado general cartaginês Anibal. Soubemos de uma polêmica histórica envolvendo esse templo. Diz que diz que faziam sacrifícios humanos de crianças para esses deuses. A evidência arqueológica seria um relevo ou escultura que mostra um sacerdote vestido para funeral, com uma criança no colo, mas a expressão dessa criança parece indicar que está ainda viva... Será? e agora? você decide!

Muito engenhosos são os portos de Cartago! Os malandros tinham um porto comercial possante à vista de todos, e escondidinho num mocó, ligado ao porto comercial, tinham um baita porto militar! Este tinha uma simples saidinha para o mar Mediterrâneo, para a hora que um cerco ou uma batalha precisasse da marinha cartaginesa. Usaram muito essa engenharia para ataques de surpresa. Genial! Em Cartago, ficamos maravilhados com as Termas de Antonino Pio! uau! Este baita complexo de banhos romanos é o terceiro maior do mundo. Só fica atrás das de Diocleciano e das de Caracalla, essas duas em Roma. Incrível a preservação de tamanha área. Fizemos uma foto muito bacana em um dos 'reservados' dos banhos. Bem lindona!

Uma cidadezinha encantadora é Sidi Bou Saidi, toda em branco e azul, bem mediterrânea, com suas portas decoradas, vielinhas, e lindas casas com jardins com vista para o mar. A visita de três artistas plásticos franceses do século 19 - 20 a esta cidadezinha originou uma revolução na expressão da cor em pinturas. Imagino o encantamento dos artistas ao fruir tantos tons ensolarados e brilhantes, neste lugar privilegiado!

Falando em artes, visitamos o palácio "estrela vespertina" do tal Baron d'Erlanger que virou museu da música árabe e oriental. UAU! Que lugar espetacular! A decoração típica tunisina nos encantou com todos os seus detalhes, desenhos, recortes, abóbadas, tapetes, tudo lindo! E o museu de música! bah! uma coleção preciosa de instrumentos. Reconheci o alaúde (oud), as flautas e o derbake. Eles são típicos da música árabe e oriental, que é beeeeeeem diferente da ocidental. Até o seu sistema de microtons é incompatível com a mera notação das partituras ocidentais. Um mundo novo a ser explorado!

Incrível e fascinante foi a visita ao Museu do Bardo em Túnis. O museu reabriu, depois de anos fechado, no exato dia da nossa visita! UAU! Até aparecemos na tevê tunisina, em uma reportagem sobre a reabertura desse importantíssimo museu. Ele simplesmente tem a maior coleção do mundo de mosaicos da época romana! que demais!!! Não é em Roma, não é na Itália! É na Tunísia!!! Mosaicos nas paredes, mosaicos no piso, mosaicos no teto... Mosaicos completinhos, mosaicos restaurados, mosaicos todos originais. Mosaicos pequenos, mosaicos grandes, mosaicos gigantes! Mosaicos mitológicos, mosaicos cristãos, mosaicos de flores, folhas, animais, mosaicos do cotidiano. AAAA! Eu amo mosaicos! Aquele do Ulisses e as Sereias... UAU! "Tivemos que" comprar um quebra-cabeça dele! Agora podemos admirá-lo todo dia aqui em casa. :) O museu tem também o único - único no mundo! - mosaico que representa o escritor Virgílio, aquele mesmo da Eneida. O museu tem até um batistério tamanho família, dos tempos em que as pessoas se tornavam cristãos depois de adultos. E é um que até o Vaticano quis comprar, tamanha a preciosidade da peça!

Visitamos a praça do governo de Túnis, bem moderna, e a antiga Medina, o Souq do século 17, ainda em pleno funcionamento, cheia "dos lochinhas" de tecidos, livros, temperos, perfumes, ouro! e cheia dos comerciantes que nos provocam a exercitar a arte da pechincha e da negociação em seus corredores meio estreitos e repletos de mercadorias. Maravilhosa! Como disse o guia de outro grupo... "Welcome to the jungle!" kkk

Flanamos pela avenida Habib Bourghiba, a Champs Elisées dos tunisinos. É um grande boulevard, bem arborizado e bem afrancesado, com a catedral, o teatro, o Banco do Brasil, não, digo, a estátua equestre de Habib Bourghiba, e mais o obelisco do Big Ben tunisino, e muitos cafés e restaurantes com mesinhas nas calçadas. Adorável. Eles não têm bares, pois a população é 98% de muçulmanos. Mas nos cafés é que os homens - só os homens - fazem as negociações e as trocas de informações para girar a economia tunisina. Uma bolsa de valores descentralizada e em pleno funcionamento!

Na cidade de Monastir, visitamos o grande mausoléu do Habib Bourghiba. Este heroi nacional lutou pela independência da Tunísia e foi presidente da república por 30 anos, desde 1957 até 1987. Nosso guia falou dele com admiração e entusiasmo. Quase assinamos a carteirinha de inscrição no fã-clube do gajo. O mausoléu em si, muito lindo, foi projetado pelo próprio homenageado, e é lugar de visitação de muitos dos seus fãs, além de nós turistas, até hoje em dia.

Conhecemos outro museu repleto de mosaicos na cidade litorânea de Sousse! Que maravilha! O museu fica numa fortaleza muito tri, o ribat, rodeado pela medina de Sousse com "seus lochinhas". Eles têm uma variedade de representações de peixes e Netunos, coisa mais linda! Rivalizam em qualidade com o mega museu do Bardo. Aliás, esses museus da Tunísia, hein! que belezas! Este de Sousse tem um batistério tamanho família-com-agregados! todinho decorado! E eles têm uma MEDUSA! uau! um baita mosaico geométrico com a górgona e seus cabelos de serpente bem no meio. Colocaram até um espelho para o visitante poder apreciar melhor! Muito tri mesmo!

A parte mais legal da viagem foi o grande anfiteatro de EL JEM! UAAAAAUUUU! É o segundo maior do mundo. Fica atrás apenas do Coliseu de Roma! E o melhor: sem NINGUÉM além do nosso grupo! Imagina alguém visitar o Coliseu sozinho! Inacreditável! Desde a aproximação ao sítio arqueológico, já é bonito: ele fica dentro da cidade. A gente caminha em volta dele, e é rodeado de uma área verde que tem até flores! As fotos ficam lindas! Por dentro, ele parece ainda maior: as ruínas conservam seus três ou quatro andares, e se pode caminhar por tudo lá dentro. Visitamos as arquibancadas, os arcos de acesso, a arena, a área subterrânea destinada aos "morituri". Visitamos as jaulas das feras, os acessos por onde elas eram elevadas para o palco do espetáculo, tudinho. Incrível! e gigantesco! fizemos muitas fotos, bah, muitas. O guia orientou vários ângulos para captar da melhor maneira a grandeza deste lugar! e todas as fotos ficaram ótimas. É maravilhoso! Inesquecível! "we love el Jem"!

O museuzinho de El Jem é a coisa mais lindinha: eles conservam uma autêntica Villa Romana. Sim!! O sítio arqueológico grudado no museu fica nas ruínas de uma casa romana. Podemos ver bem direitinho paredes e cômodos inteiros, até com a decoração de mosaicos da época "in loco"! O jardim, o pátio interno, os quartos, a cozinha. uau! No museu propriamente dito, lindos mosaicos, especialmente de cenas de caça e representações do Jovem Baco, que a família romana curtia. Encantador!

Ficamos muito surpresos ao saber que a cidade tunisina de Al Qairawan é a quarta maior cidade de peregrinação do mundo muçulmano, só ficando atrás de Meca, Medina e Jerusalém. uau! E a Mesquita do Barbeiro, dedicada ao grande amigo do profeta, é a maior da Tunísia e uma das maiores e mais antigas do mundo inteiro! Ela é do século 7o. até o 9o. e está aí em uso até hoje. A decoração é magnífica como costuma ser nas mesquitas - coisa mais linda! Vimos o túmulo do Sidi Oqba Ibn Nafi (o barbeiro), os corredores de acesso, e a sala de estudos da mesquita. Para visitar o pátio interno com o relógio de sol, e para ver a sala de orações propriamente dita, as mulheres do grupo tiveram que usar véus na cabeça cobrindo os cabelos, e roupas cobrindo o corpo todo, e os homens também tiveram que estar de calça comprida. Sim. Todos nós naquele calor tunisino! Fiquei muito bem de véu azul. ;-) Apreciamos muito a grandiosidade da Mesquita, seu enorme minarete, as arcadas em forma de tamareira das diversas alas da mesquita, e os belíssimos lustres da sua sala de orações.

Partimos então para a área do país localizada no deserto do Sahara! Uma expedição de jipe desde a cidade de Tozeur nos levou até a cidadezinha de Douz e sua medina perto da fronteira com a Argélia. Vimos um lago de sal incrível, Chott el Jérid. Vimos muitos camelos e dromedários (camelos, duas corcovas; dromedários, uma corcova). Subimos até o topo de uma formação rochosa chamada "el jamel" (o camelo) que foi cenário do filme "O Paciente Inglês". Lá do alto, ficamos atônitos com a extensão interminável do deserto de areia e pedra e sal, e suas diversas formações. Conhecemos o feneco (a raposinha do deserto) e passamos a usar um turbante. Visitamos a cidade cenográfica de Tatooine, no meio do deserto. É igualzinha a como vemos no filme, com processadores de umidade e tudo! hehehe Fiz um penteado à la Rai Skiwalker, e, e claro, brincamos com sabres de luz.

Visitamos um oásis de montanha! UAU! Isso existe mesmo! e até tomamos banho de cachoeira! Muitas e muitas tamareiras nessa região. É talvez a única planta que "pega" nesta aridez toda! E ela rende fruta, madeira, folhas, casca, tudo dela se aproveita, que os tunisinos não são bobos. Conhecemos em Chebika o muflão (o carneiro do deserto) quando caminhamos pelas montanhas desertas até encontrar a cachoeira maravilhosa! Alívio imediato! Um verdadeiro oásis! e não era miragem!

Passeamos de dromedário no deserto do Sahara em Douz! Que momento!! O bicho é grande! E tem aquela maldita jogadinha na hora de montar e ele erguer as patas traseiras lá no alto, quase arremessando o dromedareiro para a frente, depois erguer as patas dianteiras também lá no alto, quase lançando de volta para trás... eita susto! Passeamos uma boa meia hora pelo deserto, no passinho do dromedário. Que demais!!!

Conhecemos a Medina de Tozeur, com seu Souq de centenas de anos, e toda a cidade construída com tijolinhos da mesma cor, em formatos decorativos, usando apenas o posicionamento desencontrado para criar desenhos lindos e criativos e todos uns diferentes dos outros. Muito mimosa esta medina. Um charme!

Outro maravilhoso sítio arqueológico desta viagem foi Sbeitla! Uma ótima surpresa! Sbeitla tem os maiores capitólios ainda preservados, e de um jeito incomum no mundo romano: tem três templos juntos, para Júpiter, Juno e Minerva! Astonishing! O calçamento da cidade inteira, as estruturas das casas e lojas e termas, um batistério completamente decorado com mosaicos, diversos mosaicos nas casas e nos espaços públicos. Um anfiteatro inteirinho! Tudo isso permanece preservado, e toda a caminhada no solzão tunisino durante a visita traz um encanto seguido de outro!!

Terminamos a viagem em Hammamet, cidade litorânea e balneária, como o nome já diz. Visitamos o seu centro cultural repleto de pinturas e esculturas, uma linda mansão Dar Sebastien, de arquitetura moderna tunisina, que tem o maior quadro em cobre do mundo! e uma vista para o Mediterrâneo de encher os olhos! A Medina de Hammamet também é estilosa, à beira das águas muito límpidas e morninhas dali. Portas decoradas, caminhos estreitos e "muitos lochinhas". Gostamos muito do passeio! A Tunísia nos foi surpreendente e encantadora!

MALANOVICZ, Aline Vieira. "Tunísia: resenha impressionista: relato de viagem". Porto Alegre, 20 outubro 2023. https://www.recantodasletras.com.br/resenhas/7913279