Uma jornada de fé, e autodescoberta

No ano de 1978 obtive o meu certificado do curso básico do Instituto Bíblico da Igreja do Evangelho Quadrangular. Era para mim a oportunidade de ser apresentado numa Convenção Estadual da Igreja do Evangelho Quadrangular para ser indicado como Obreiro licenciado pela minha denominação para sair ao campo missionário e fundar uma igreja e ganhar as almas que tanto almejava.

Não tinha experiência necessária para tal empreendimento, no entanto, ardia no meu coração a vontade de ser um missionário. Fui devidamente credenciado pela igreja 16 IEQ, no Bairro alto, onde a minha pastora na época, Aline Monteiro, ficou triste, quando nos dias marcados ao que deveria me apresentar na Chácara da Primeira IEQ em Curitiba , que ficava localizada em Borda do Campo, região metropolitana da Capital. Não me apresentei a Convenção, porque julgava que não possuía condições para exercer o ministério e sem obter uma experiência real que comprovasse que Deus estaria comigo na minha jornada queria experimentar um milagre de que Deus estaria comigo .

Quando se fala em milagres, muitos de nós pensam em eventos extraordinários e sobrenaturais que ocorrem em lugares distantes. Mas o que eu quero compartilhar com vocês hoje é um milagre que aconteceu em 1979, e envolveu uma jornada emocionante até o Presídio Estadual de Piraquara.

Momentos difíceis

Nessa época estava vivendo um dos momentos mais desafiadores da minha vida. Um amigo querido havia sido condenado e estava cumprindo pena naquela prisão. Eu e mais dois amigos decidimos visitá-lo, não apenas para oferecer nosso apoio, mas também para experimentar uma série de eventos que mudariam nossa perspectiva sobre a fé, a esperança e a intervenção divina. Mas aqui estávamos nós, parados em Piraquara, com o Presídio ainda a 5 quilômetros de distância e nenhum ônibus direto que nos levasse até lá. Era um daqueles momentos em que você se pergunta se tudo aquilo fazia sentido. A decisão de visitar nosso amigo na prisão estava destinada a ser uma aventura repleta de dificuldades.

Resolvemos ir a pé eu e os meus dois amigos. No caminho, resolvemos apurar o passo para chegar no presídio a tempo. Para isso resolvemos cortar o caminho, e adentramos a uma propriedade particular, para atravessarmos um grande campo cercado por arame farpado, e pensamos que não haveria problema, algum. Eu com minha bíblia, meu amigo com um violão e a moça evangelista que nos acompanhava para podermos fazer um trio e entoar alguns louvores.

Os dobermans

Enquanto atravessamos o campo, com nosso objetivo cada vez mais próximo, algo inesperado aconteceu. Ao longe, a cerca de 200 metros de nós, uma residência aparentemente tranquila se transformou em uma cena de puro desafio. Três dobermans altamente treinados e imponentes surgiram, estrategicamente posicionados para nos conter. Um veio pelo meio, com os outros dois se aproximando rapidamente pelas laterais.

Nossos corações dispararam, e o medo nos dominou por um momento. Aquelas criaturas imponentes avançavam com determinação, e nós estávamos indefesos. Mas foi nesse momento que nossa fé se mostrou mais forte do que nunca. Lembrei-me das palavras da Bíblia que eu segurava, que diziam: 'Não temas, porque eu estou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus.' (Isaías 41:10).

Com um sincero pedido de ajuda a Deus, continuamos a andar, sem recuar. Algo notável aconteceu naquele instante. À medida que os cães se aproximavam eles, de repente, pararam e começaram a nos observar com um interesse incomum. Parecia que algo invisível, mas poderoso, estava nos protegendo.

Ficamos paralisados por um momento, e os dobermans não demonstraram agressão. Em vez disso, como se algo tivesse mudado em sua disposição, eles se afastaram e voltaram numa disparada, como alguém tinha ordenado para que saíssem. Era como se uma mão invisível os tivesse controlado e protegido, cumprindo um propósito maior.

E assim, naquele dia, enquanto continuávamos nossa jornada em direção ao Presídio Estadual de Piraquara, sentimos uma presença divina inegável nos acompanhando. Os dobermans que, em circunstâncias normais, poderiam ter representado uma séria ameaça, simplesmente se afastaram e nos permitiram passar sem incidentes. Foi uma experiência que reforçou nossa fé e confirmou que Deus estava conosco, mesmo nos momentos mais desafiadores.

Lembrei-me das palavras do Salmo 91:11, que diz: 'Porque aos teus anjos dará ordem a teu respeito para te guardarem em todos os teus caminhos.' Naquele momento, sentimos que anjos invisíveis estavam a postos, protegendo-nos e guiando-nos em nossa missão de amor e apoio ao nosso amigo.

Essa experiência moldou minha fé e minha confiança de que, quando enfrentamos desafios em nosso caminho, não estamos sozinhos. Deus está conosco, e Sua mão protetora nos acompanha em todos os nossos caminhos. Nosso amigo na prisão pode não ter visto os anjos que nos guardam naquele dia, mas sua presença foi uma lembrança viva de que, mesmo nas situações mais difíceis, a fé e a determinação podem nos conduzir através de qualquer obstáculo.

Hoje, compartilho essa história com vocês não apenas como um testemunho de um milagre pessoal, mas como uma lembrança de que, quando confiamos em Deus e enfrentamos nossos desafios com coragem e fé, Ele sempre está ao nosso lado, guiando-nos e protegendo-nos em todos os nossos caminhos."

Impacto Duradouro:

E o milagre não terminou naquele campo cercado por arame farpado. Quando finalmente chegamos ao Presídio Estadual de Piraquara, nosso amigo, com quem compartilhamos nossa emocionante jornada, estava esperando ansiosamente nossa visita. Aquela tarde se tornou um momento de virada em sua vida. Enquanto estávamos juntos naquele lugar desafiador, ele tomou a decisão mais importante de todas: aceitar Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.

Aquele encontro foi uma confirmação para mim de que eu estava no caminho certo, que meu chamado missionário era genuíno e que a mão de Deus estava guiando cada passo. Não havia mais dúvidas. No ano seguinte, não fugiria do compromisso de ser um obreiro credenciado pela minha denominação.

Esta história é um testemunho vivo de como Deus age de maneiras extraordinárias em meio aos desafios e circunstâncias aparentemente impossíveis. Ela me lembra constantemente que, quando estamos dispostos a seguir a vontade de Deus, Ele abre portas, protege-nos e realiza milagres que transcendem nossa compreensão.

Hoje, eu compartilho essa experiência com todos vocês não apenas como uma história pessoal, mas como um lembrete de que, onde quer que estejamos e quaisquer que sejam nossos desafios, a presença de Deus pode transformar vidas e moldar destinos. Ele está sempre conosco, capacitando-nos a cumprir Seus propósitos, mesmo nos lugares mais improváveis.

Que essa história seja uma fonte de encorajamento para cada um de vocês, para que possam enfrentar seus próprios desafios com fé e confiança, sabendo que Deus está sempre ao lado daqueles que O buscam de todo o coração.