O quintal

Em dois metros de quintal nasceu um pé de caju, sem plantar, sem regar, ele cresceu.

Nessa época ele dá frutos como todo “cajuzinho do cerrado”. Faz uns três anos que ele frutifica e não amadurecem todos de uma vez, dia após dia eu espero os cajuzinhos ficarem vermelhos para colher… ano que vem provavelmente terei que me desfazer dele e isso as vezes me deixa nostálgica. Para muitos é só cortar uma árvore para crescer uma cozinha, para mim é cortar uma árvore que me ensinou sobre resistência, vontade, coragem, espera e alimento.

Quando lancei a semente dele no quintal após comer o fruto de sua origem, não entendia que toda semente lançada tem força para criar raizes profundas que podem ser alimento, remédio ou só erva daninha.

Durante tanto tempo resistindo sem água, pouco sabia que Deus se faz presente em nós nos reanimando e alimentando de formas e mecanismos diferentes aos quais queremos e conhecemos.

Crescendo, ele me fez entender que sua origem não é estar preso dentro do meu quintal, já que para caber aos limites dos muros preciso ano a ano cortar os seus troncos que ultrapassam o limite dos vizinhos. Mas ainda assim, com galhos a menos, ele continua florescendo e frutificando todo ano.

Frutificando ele me ensinou que as folhas ao chão é uma condição natural a sua existência, e que os ciclos de espera são essenciais demais para produzir alimentos saudáveis, em seu devido tempo, como respectivo resultado da resiliência de suportar todas as adversidades que contém nossos dias! Porque me incomodar com as folhas se posso me deliciar com o fruto?!

E por fim, ele ainda me ensinou sobre ser abrigo aos passarinhos que o cercam…

Me resta ressignificar, despedir, não do pé de caju que no cerrado tem incontáveis, mas daquele que me ensinou que não há qualquer circunstância, lugar ermo ou decisões desfavoráveis que impeçam o agir de Deus! Ele é em absoluto, Deus!

Me resta aproveitá-lo hoje, até que nesse lugar eu possa construir um novo canto e lar para acolher a nossa família! Até lá, espero elaborar uma solução para que ao menos os passarinhos nos visitem diariamente.

KD.

03/09/2023

Keith Danila
Enviado por Keith Danila em 03/09/2023
Código do texto: T7876974
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.