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ADVÉRBIO



Quando se fala em advérbio na sala de aula, na cabeça do alunado surge de imediato o de modo: (mesmo assim automaticamente /olhem um deles aqui!/, sem raciocinar ‘adjetivo +  terminação -mente); depois vem o de lugar, o de negação, ‘talvez’ o de tempo.  E no geral é só!  Não, não é apenas isso - montei uma aula melhorzinha.........  Ainda longe do que o assunto merece!!!  Assunto complexo nos grandes gramáticos...

1---ADVÉRBIO - Palavra que caracteriza o processo verbal, exprimindo circunstâncias do seu desenvolvimento  -  acrescenta, podemos  dizer assim, novas ideias.  Função de adjunto adverbial.  ---  Exemplos:  “Acordei tarde hoje.  Agi normalmente.  Não demorei demais ao chuveiro.”  Advérbios - normalmente, de modo;  tarde  - hoje, de tempo;  não - de negação.  ---  O advérbio não só modifica o verbo, como também os advérbios de intensidade e de modo modificam substantivos, adjetivos e outros advérbios.  “Pedi ao garçom mais (intensidade) leite (substantivo).  “Ah, xícara menos (intensidade), leite e menos (intensidade) quente...  Apresse-se porque estou atrasado para trabalhar.”  -   Como proceder mais (intensidade) corretamente (modo)?  Eu procedi muito (intensidade) mal (modo).  Felizmente (modo), ele me atendeu rapidinho (tempo), sorriso amável...  ---  Nesse caso, o  ‘felizmente’ se refere à oração inteira.  ---   Fui muito  (intensidade) bem (modo) servido.”  ---  Advérbio - invariável em gênero e número - “xícara menas cheia” é erro.  ---  Ideia acessória, elemento facultativo na estrutura da frase, porém necessário para melhor esclarecimento do que se diz ou escreve:  “Acordei.  Agi.”- porém, na continuação, qual o tempo do banho?  “Pedi ao garçom leite...” - porém qual o tamanho da xícara e leite de que jeito?  “O freguês saiu de casa muito (intensidade) tarde (tempo).”  Sair, saiu... nas circunstâncias de ‘muito tarde’, ou seja, atrasado.  ---  Algumas circunstâncias adverbais:  “Conversei sobre flores (assunto).  Adoeci de frio (causa).  Viajei com amigos (companhia).  Abri a porta apesar do escuro (concessão).  Dirigi sem carteira (condição).  Construiu conforme a planta (conformidade).  Escrevi a lápis (instrumento).  Até meu irmão esteve lá (inclusão e lugar).  Saí às pressas (= apressadamente / modo).

2---EQUIVALENTES FUNCIONAIS DO ADVÉRBIO

a---LOCUÇÃO ADVERBIAL - Conjunto de palavras com valor/função de advérbio, normalmente preposição e substantivo ou preposição e advérbio.  “Acordei às oito horas.  Dirigi para lá:  cafeteira por perto...  Abri a porta com força.  Sentei à esquerda.”  ---  “Serviço à francesa” - omissão do substantivo ‘moda’.   “Em breve, irei.” - omissão do substantivo ‘tempo”.  ---   Comprei legumes, isto é (= ou seja, aliás, ou melhor, abóbora, vagem e chuchu” (retificação).  //  b---Exemplo de noção adverbial numa FRASE INTEIRA:  “Quando eu era criança (noção de tempo), era bem mais guloso.”  ---  = “Na minha infância, eu era.........”  //  c---Os advérbios relativos, como os pronomes relativos,  ligam a oração a que pertencem a outra oração - idéias de lugar:  “Eis a casa onde (=em que) eu morava.  Aonde (=para onde - ‘a’ indica movimento)  irei agora?  Para o mesmo lugar donde (=de onde - ‘de’ indica movimento) você veio.”  //  d---Na linguagem coloquial, diminutivos  expressam melhor a recomendação ou explicação:  “Vá depressinha, certo?”  “Estou melhorzinho da gripe.”  “Cheguei bem cedinho ao aeroporto.”

3---Na estrutura superficial, temos em visão rápida os advérbios e na estrutura profunda os sintagmas preposicionais na mesma classificação:

de afirmação - sim / com certeza  -  “Gosto de futebol com certeza.”  --- de dúvida - talvez / na dúvida  ---de intensidade - bem, quase / com intensidade;  muito, bastante / com muita intensidade;  pouco, menos / com menor intensidade - “Eu estava com muitíssima fome” (advérbio no grau superlativo).  “O peixe está quase cru.  Ou menos cozido?  E o camarão bastante torrado.”  ---um advérbio de intensidade reforçando o sentido de outro:  “Almocei muito bem.”  ---  de lugar - aqui, cá / neste lugar (perto do falante);  aí / nesse lugar (perto do ouvinte);  ali, lá/ naquele lugar (longe de ambos)  “Sentarei nesse lugar:  levante-se.”  “Estudei naquela escola da pracinha.”  ---  de modo - assim / deste modo;  bem, mal / desse modo;  com rapidez / rapidamente

4---Como  aplicativo (palavra em moda), a música-poema PAI GRANDE, cantada pelo mineiro MILTON NASCIMENTO, 1969:

“Meu pai grande / Inda me lembro (...) Um amor tão grande de mentiras / Quero a quem quiser me amar.”

ESTUDO DO TEXTO:

Circuito de comunicação - as pessoas se comunicam entre si - EU - poeta cantando sobre alguém (pessoa de quem se fala, ELE:  Pai / Grande, você) para outros (ouvintes).

Passado, memória, saudade - ancestralidade:  “já criei seu pai / Hoje vou criar você”  -  exaltação à raça:  “a história dos guerreiros”  -  o que aprendeu com ele  -  com quem aprendeu a sentir “um amor tão longe de mentiras”.

Referências (ideias) espaciais e temporais expressas pelos advérbios:

“Hoje vou criar você / lá do longe / De onde em vim / Pra onde eu vim / Minha gente é essa agora / Se estou aqui. / Eu trouxe de lá”

De negação:  “Não vou chorar”  ---  De intensidade:  “Um amor tão longe”

Estrutura profunda (expressões e não palavras únicas):  “Trazidos lá do longe / Sem sua paz / De onde eu vim / Pra onde eu vim / Eu trouxe de lá”

 

 

FONTES:

Recortes não identificados --- Gramática do português contemporâneo, de CELSO CUNHA  ---  Moderna gramática portuguesa, de EVANILDO BECHARA.

                                   F  I  M

 

 

 

 

 
Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 21/05/2017
Código do texto: T6004895
Classificação de conteúdo: seguro

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Sobre o autor
Rubemar Alves
Salto - São Paulo - Brasil, 50 anos
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