A CLASSE GRAMATICAL MAIS NOBRE DE TODAS: OS ADVÉRBIOS

Temos 10 (dez) classes gramaticais entre elas 4 (quatro) que são consideradas invariáveis (preposição, conjunção, interjeição e advérbios) e 6 (seis) que são variáveis (substantivo, verbo, pronome, artigo, adjetivo e numeral). A gramática serve como a matemática da língua e é extremamente importante que saibamos as classes gramaticais para melhor distribuição de suas funções dentro do sistema linguístico.

Das 10 (dez) classes gramaticais temos uma classe que indica nobreza, a realeza da linguagem: advérbios. O advérbio é considerado um termo acessório e circunstancial. Uma palavra do clero usado em vocábulos para modificar seus acompanhantes.

Temos palavras que são advérbios por natureza, exemplos: NUNCA te disse. Choveu ONTEM. SEMPRE te amarei. TALVEZ, iremos.

Outras que são promovidas a elevado escalão gramatical: sincero (adjetivo), sinceridade (substantivo), sinceramente (advérbio); feliz (adjetivo), felicidade (substantivo), felizmente (advérbio); atual (adjetivo), atualidade (substantivo), atualmente (advérbio). Observamos que o sufixo acrescido ao radical muda a classe gramatical da palavra. O sufixo – mente – será um dos afixos que formam advérbios, nesse caso advérbios de modo.

Os advérbios são invariáveis, não possuem gênero (feminino ou masculino) e número (singular ou plural). Os advérbios servem para acrescentar uma carga semântica a palavra que acompanha, geralmente ao verbo.

Considerado uma classe da realeza por ser erudito, não é uma classe tão usada e vulgarizada dentro das classes gramaticais. Demonstramos erudição ao usarmos advérbios em uma construção textual, a redação fica mais pomposa com a seleção de vocabulário e os advérbios não deixam o texto tão repetitivo e incomum.

Se você gosta de dicas de redação: use mais advérbios em seus textos!

Elizangela Lima
Enviado por Elizangela Lima em 27/12/2014
Reeditado em 01/01/2015
Código do texto: T5082901
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.