Vinheta para as Polícias Militares

Vinheta das PMs

(Proposição)

A PM está na área

No campo e na cidade

Na rua e na multidão

Com altivez a patrulhar.

Ela está em cada Estado

A serviço do seu povo

O lema é tranquilizar

A qualquer tempo e lugar.

Vamos juntos camaradas

Fazer jus a confiança

A sociedade nos garante

E a lei faz respaldar.

Prevenção é a missão

Proteger é nosso dever

Segurança é nossa meta

E o juramento está na ética.

A ordem será mantida

O crime será vencido

A violência combatida

E a PM a triunfar.

(Uma vez cantado, o guia canta o primeiro verso, a seguir a tropa repete; depois o guia canta o segundo verso e a tropa repete e assim por diante para todos os versos de cada estrofe; ou simplesmente canta-se normalmente).

JUSTIFICATIVA:

Este texto é apenas uma singela proposta que ora fazemos e submetemos aos escalões das corporações policiais militares em todo o território brasileiro. No nosso País a PM é uma só, apenas cada qual se subordina ao seu governo em cada Estado onde atua como equipamento policial, pois hoje, praticamente, todas elas professam a mesma linguagem técnica de segurança pública para o bem estar da população.

A população sabe da existência da PM, mas poucas pessoas conhecem a fundamentação da sua instituição como equipamento de segurança pública. Muitos brasileiros até desconhecem qual sua finalidade e até ignoram o que a sua PM faz no cotidiano para manter a tranquilidade pública, enquanto outros duvidam da sua eficiência. Sabem apenas que existe polícia na rua e pronto, mas seus Atos poucas pessoas conseguem definir. Pensando nesta falta de informação é que foi imaginada esta Vinheta voltada para externar a existência funcional das corporações policiais militares em todo o país. Nas suas estrofes procuramos nominar suas atividades com um pouco de clareza. Externamos o que realmente pode a polícia ostensiva fazer no campo da prevenção, a proteção da população, tudo dentro de um contexto da segurança pública nos mais diversos momentos e situações englobando a violência humana nas suas variantes. E não somente foi enfatizado o papel do policial, sobretudo, a participação do Estado na distribuição da sua polícia nos mais longínquos territórios e a legalização dos atos policiais. Igualmente foi evidenciada a contribuição da sociedade para com a edificação do segmento policial a serviço da incolumidade pública. É evidente que as corporações policiais têm seus hinos, suas canções históricas, mas as letras geralmente elas não falam diretamente sobre o trabalho da polícia como um braço avançado e armado da sociedade a serviço da tranquilidade pública.

O texto proposto não irá substituir nenhum hino, até por que ninguém pode ter a ousadia de alterar a tradição, a história cultural das corporações, pois seus hinos ou canções se reservam para as grandes solenidades comemorativas, um patrimônio histórico-cultural que dignifica a todos nós povo e polícia em todo este nosso Brasil. Porém, a Vinheta em pauta poderá ser cantada nos instantes de instrução, nas suas corridas, nos exercícios físicos, nas aulas de ordem unida, fato que sedimenta as ações policiais no sentimento de cada componente, e até mesmo podendo ser cantada nas pequenas formaturas diárias e nos pequenos desfiles mais restritos, na promoção do entusiasmo, fato onde a própria população como plateia e assistência poderá interagir, também acompanhando o cântico com a tropa formada ou em marcha, podendo ser apenas orquestrada. PM, um patrimônio histórico-cultural que se dignifica pela honrada tropa na formação das suas fileiras em cada Estado da Federação e DF.

Vamos todos entoar esta Vinheta, nela se cantam os valores da Polícia Militar de cada um.

Avante! Somos todos nós a Polícia Militar do Brasil.

Data da criação: Em 19 de janeiro de 2014

Manoel Damasceno

mdsweb@uol.com.br