BRIGAS DE IRMÃOS



Dois irmãos muito briguentos resolveram amenizar os aborrecimentos que causavam em seus pais, simplesmente deixando de falar um com o outro. Imaginaram que, em não se falando não haveria novas brigas, visto que, elas aconteciam sempre após alguma discussão.

Tudo parecia ir muito bem entre eles. Os pais que não estavam muito contentes, pois, percebiam que os irmãos não se conversavam nem andavam mais juntos.

Certo dia, ou melhor, certa noite caminhando vindo do colégio, o irmão mais velho assustou-se com o corte brusco de energia (Apagão) no bairro onde morava, mas continuou caminhando com cuidado. Às vezes, tateava os muros das calçadas tentando chegar a sua casa.

Na esquina de onde morava, o irmão mais novo apavorado com a escuridão justamente estava, a espera de um vizinho conhecido para poder-lhe fazer companhia. As luzes dos faróis dos automóveis que passavam na rua principal iluminavam os transeuntes que vinham em sua direção, quando então, viu o irmão mais velho se aproximar. O irmão mais velho, não conseguia ver mais que um palmo a sua frente, pela escuridão e principalmente, pelas luzes dos faróis dos carros
que ofuscavam seus olhos!

Quando o irmão mais velho entrou na pequenina rua onde morava, não se passaram mais que dez segundos para começar a ouvir, passos as suas costas. Achando ser algum bandido, tratou de alargar suas passadas. Para sua tristeza e apavoramento, o passo que escutava também se tornara mais rápido. Percebendo que ainda faltava um bom pedaço até a sua casa, o rapaz resolveu então, parar e enfrentar o desconhecido.

Assim que ouviu os passos do irmão mais velho cessar, achou o menino, que o irmão pudesse ter encontrado algum ladrão pelo caminho e começou a correr no sentido contrário, voltando para a esquina. O mais velho dos irmãos, quando ouviu aqueles passos fortes e rápidos, saiu em disparada em direção a sua casa. Branco, quase sem fôlego, entra porta adentro gritando: estou sendo seguido e logo tratou de fechar todas as portas e janelas.

Passado algum tempo a luz retorna ao bairro, logo a seguir bate na porta o irmão mais novo que já chegou rindo. Aproxima-se de sua mãe sussurrando-lhe aos ouvidos. Mãe, meu irmão é muito mais medroso que eu pensava... Rindo sem parar, contou o acontecido. Só não esperava que o irmão maior estivesse por de trás a tudo ouvindo. Aí não teve jeito, saíram da rotina, falaram, discutiram, choraram e riram desta vez, tudo aconteceu sem brigas.    
 
Paulo Cesar Coelho
Enviado por Paulo Cesar Coelho em 09/01/2008
Reeditado em 25/09/2021
Código do texto: T810558
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.