Afinal, o que é força?

 

Era uma vez um menino chamado Ivan. Ivan era ruivo, de cabelo espetado, filho do seu Oswaldo, que era o dono da Farmácia.

 

Toda tarde, depois da aula, Ivan passava na farmácia de seu pai onde havia um cantinho só seu. Era um quartinho pequeno onde, às vezes, seu Oswaldo guardava umas caixas, mas, normalmente lá só havia uma mesa, uma cadeira e um armário antigo.

 

Ivan guardava brinquedos, cadernos e livros no armário e fazia da mesa seu escritório de brincadeira.

 

No final de uma tarde, quando seu Oswaldo chegou à porta do quartinho, Ivan estava tentando mudar o armário de lugar. O móvel era antigo, de madeira bruta, pesada. Ivan estava exausto quando percebeu seu pai observando seu sacrifício. Fez maior esforço ainda, para terminar logo a mudança. Doíam seus braços, formigavam suas pernas e ele firme, cada vez mais cansado, mas o móvel não saía do mesmo lugar.

 

Seu Oswaldo, muito calmo, recostado na porta, depois de um bom tempo perguntou:

- Ivan? Você está fazendo toda sua força?

- Claro, pai! – falou quase gritando o menino exasperado.

- Não está, não, meu filho.

- Por quê? – Ivan perguntou sem entender nada.

- Você não me pediu para ajudar...