BÍBLIA: livros que não existem na bíblia evangélica

O que é ""7 livros que não tem na bíblia evangélica""

Esses livros são conhecidos como deuterocanônicos ou apócrifos, e incluem Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, 1 Macabeus e 2 Macabeus.

____________________

Livros excluídos pela igreja protestantes. Por quê?

https://servosdapobreza.com/blog/os-livros-excluidos-pela-igreja-protestante/#:~:text=A%20que%20os%20protestantes%20usam,%2D24%3B%2013%2D14.

_____________________

Bíblias Católica e Evangélica: qual é a diferença?

https://bibliotecacatolica.com.br/blog/formacao/biblias-catolica-e-evangelica/

os evangélicos excluíram sete livros do Antigo Testamento, chamados de deuterocanônicos, que estão presentes exclusivamente na versão católica da Bíblia. Esses livros são:

Tobias;

Judite;

Sabedoria;

Baruc;

Eclesiástico (ou Sirácida);

I Macabeus e II Macabeus, bem como alguns fragmentos dos livros de Ester e de Daniel.

___________________________

Qual a diferença de deuterocanônicos e apócrifos?

Deuterocanônicos (do segundo tipo de canonicidade inspirada por Deus em lingua grega) são livros vindos da Bíblia dos 70 ou Septuaginta. São considerados inspirados por Deus em lingua grega, aceitos pela Igreja Católica desde os primeiros séculos do Cristianismo. Mas, as bíblias protestantes e evangélicas excluíram esses livros como se não fossem inspirados por Deus. Pergunto, Deus não falaria em outras língua como na língua grega e na nossa atual?

Livros deuterocanônicos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Livros_deuterocan%C3%B4nicos

Apócrifos são os livros de duvidosa autoria, cheios de ocultismos e erros históricos e de fé. Por isso não não estão em nenhuma Bíblia. Exemplo, Livro de Enoc, Barnabé, Clemente etc.

Livros apócrifos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Livros_ap%C3%B3crifos

OBS.:

"... os católicos aceitaram os livros de Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, I e II Macabeus e Baruque; os deuterocanônicos.[3] Alguns destes livros são os inclusos na Septuaginta por razões históricas ou religiosas.[4] Destes fazem parte também as adições em Ester e em Daniel - nomeadamente os episódios da História de Susana e de Bel e o dragão.

Os apócrifos são cartas, coletâneas de frases, narrativas da criação e profecias apocalípticas. Além dos que abordam a vida de Jesus ou de seus seguidores, cerca de 50 outros contêm narrativas ligadas ao Antigo Testamento.[5]"

"O número dos livros apócrifos é maior que o da Bíblia canônica. É possível contabilizar 113 deles, 52 em relação ao Antigo Testamento e 61 em relação ao Novo.[6] A tradição conservou outras listas dos livros apócrifos, nas quais constam um número maior ou menor de livros. A seguir, alguns desses escritos segundo suas categorias."

https://pt.wikipedia.org/wiki/Livros_ap%C3%B3crifos

______________

UMA JANELA SOBRE O MUNDO BÍBLICO

Qual edição da Bíblia católica tem o livro de Enoque ?

https://www.abiblia.org/ver.php?id=6406

O que é o livro de Enoque e será que deveria estar na Bíblia?

https://www.gotquestions.org/Portugues/livro-de-Enoque.html

Livro de Enoque: o misterioso texto que ficou de fora da Bíblia

Contendo profecias e revelações, sua autoria é atribuída a um ancestral de Noé

POR HISTORY CHANNEL BRASIL EM 24 DE JUNHO DE 2021 ÀS 21:20 HS

https://www.canalhistory.com.br/religiao/livro-de-enoque-o-misterioso-texto-que-ficou-de-fora-da-biblia#:~:text=Vers%C3%A3o%20completa%20do%20Livro%20de%20Enoque&text=Estima%2Dse%20que%20os%20trechos,sobre%20o%20fim%20do%20mundo

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 07/01/2024
Reeditado em 15/01/2024
Código do texto: T7970733
Classificação de conteúdo: seguro