Você realmente conhece São José na Bíblia? Pesquisa etimológica, bíblica no contexto sobre José na Bíblia.

Jesus, Maria e José, meu lar e meu coração: sempre vosso é !

Jesus, Maria e José, minha vida vossa é !

Jesus, Maria e José, minha alma vossa é !

Jesus, Maria e José, o Papa, a Igreja e o Brasil vosso é!

Jesus, Maria e José, entrego as almas do Purgatório, cada uma vossa é !

Jesus, Maria e José, peço pela paz e o perdão entre pessoas e povos, cada um vosso é!

Jesus, Maria e José, suplico pelo fim das guerras e das doenças e pandemias: poder curar vosso é!

São José, o arcanjo Gabriel vos valeu em vossas aflições e tribulações:

valei-me o Glorioso São José. São José, valei-me...

Saber perdoar é o principal caminho para quem quer seguir a linha reta da Justiça com amor e exatidão.

Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. Mt 1:19

( https://www.nomesbiblicos.com/jose/ )

José significa a fortaleza de Deus ou homem virtuoso em Deus.

"O nome José, considerando todos que por ele são representados, aparece escrito na Bíblia em duzentas e cinquenta e duas ocasiões. A maioria delas ocorre em passagens do Velho Testamento, com grande parte das incidências no livro de Gênesis."

( https://www.nomesbiblicos.com/jose/ )

Etimologia

"Do latim Iosephus (la), que veio do grego antigo Ἰωσήφ (Io̱sí̱f) que, por sua vez, veio do hebraico יוסף (he).

Significa o que acrescenta ou “Deus multiplica”. ou 'aquele que perdoa'. A postura firme e reta de um caráter incorruptível ... significa "aumenta-me a família Deus".

(Acrescimento sábio, justo, prudente e profético de Deus na vida de Jesus...)

18 " Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim:

- Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.

São Mateus: 1,18

Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.

E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;

E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;

Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.

E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;

E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus." (Comentário: Pelo uso do verbo e complemento O Primogênito: "até que deu à luz seu filho, o primogênito", que em grego “héos hou” e em hebraico “ad ki”, de fato, José respeitou Maria e não teve relações com ela durante toda a vida inteira, pois assumiu interina e sabiamente o papel de Pai adotivo de Jesus e esposo adotivo de Maria segundo as ordens e as profecias divinas de Javé.). E, em hebraico “bekor” (=”primogênito”), para indicar o filho único ou o mais velho, nascido de sua mãe para a mentalidade do povo Judeu.

Mateus 1:19-25

____________

Em uma de suas viagens às Filipinas, alguns anos atrás, Papa Francisco contou como confia seus pedidos à intercessão de São José no seu dia a dia:

“Eu gostaria de dizer a vocês também uma coisa muito pessoal. Eu gosto muito de São José porque é um homem forte e de silêncio. No meu escritório, eu tenho uma imagem de São José dormindo, e dormindo, ele cuida da Igreja. Quando eu tenho um problema ou uma dificuldade, eu o escrevo em um papelzinho e o coloco embaixo de São José, para que ele sonhe sobre isso. Isso significa: para que ele reze por este problema”.

Ao praticar a devoção a São José, além de anotar suas preces para repousarem abaixo da imagem do santo, pode-se rezar a seguinte oração:

“São José dormindo, com o Evangelho aprendemos que mais do que dormir, durante a noite, escutas-te a voz de Deus com a prontidão de praticá-la. Hoje, confiante em tua preciosa intercessão, consagro-te as alegrias e as tristezas de cada dia. Consagro-te minha vida, minha casa, família e trabalho. Ajuda-me a te imitar sendo uma pessoa de bem, vivendo o amor, o perdão e a verdade. Quero seguir o teu caminho de fé. Agora eu te peço, São José dormindo, sonha com este pedido junto de Deus. Intercede por mim alcançando-me esta graça (com confiança fazer seu pedido). Como és padroeiro da Igreja, com o auxílio do Espírito Santo, assumo diante de ti o voto de não faltar à missa dominical, rezar todos os dias com a Bíblia, confessar-me regularmente e viver como um bom cristão. Amém”.

https://www.blog.lvartigosreligiosos.com.br/2020/03/03/conheca-e-pratique-a-devocao-do-papa-francisco-sao-jose-dormindo/

____________________

Veritatis Splendor ( = O esplendor da verdade)

Memória e Ortodoxia Cristãs.

"A sadia exegese dos textos bíblicos, corroborada pelo continuo ensinamento da Tradição cristã, leva a afirmar que “Não”; Maria não teve filho além de Jesus, embora haja vivido sob o mesmo teto com José, que fazia as vezes de tutor do Menino-Deus e de Maria. A respeito dos chamados “irmãos de Jesus”, veja-se [o artigo] “Quem eram os irmãos de Jesus?”."

Após o nascimento de Jesus, Maria teve relações sexuais com José?Católico Porque... 4 de março de 2014 Após o nascimento de Jesus, Maria teve relações sexuais com José?

2017-04-17T10:57:26-03:00 - Artigos de d. Estêvão Tavares Bettencourt, osb (+2008)

https://www.veritatis.com.br/apos-o-nascimento-de-jesus-maria-teve-relacoes-sexuais-com-jose/

______________

Ite ad Joseph ( = Ide a José) !

"Ide a José, e fazei o que ele vos disser’” (Gênesis 41, 55).

"Quando todo o Egito começou a sofrer com a fome, o povo clamou ao faraó por comida, e este respondeu a todos os egípcios:

" - Dirijam-se a José e façam o que ele disser". GÊNESIS 41

Essa frase bíblica deu origem à devoção a São José

"O frade dominicano Bartolomeu Calvano explica as semelhanças entre os dois Josés:

- Assim como através de José, o filho de Israel, Deus proveu alimento para o povo faminto do Egito e sua família, assim através de José, o marido de Maria, Deus Pai providenciou o necessidades de Jesus ”.

Se você está sempre precisando de algo, “vá para José” com sincera devoção e confie-se à misericórdia de Deus.

https://pt.aleteia.org/2019/03/19/a-frase-biblica-que-deu-origem-a-devocao-a-sao-jose/

______

"Patris corde” (“Com coração de pai”) (Carta de Papa Francisco)

Oração:

"Glorioso São José, tu foste sempre amado pelo povo cristão,

pela tua vida de serviço, pelo dom total de ti mesmo a Jesus e Maria,

os maiores tesouros da Igreja, confiados a ti pelo Pai.

Com confiança, voltamo-nos para ti,

acolhendo-te como nosso pai, defensor e intercessor."

22 de abr. de 2021

Novena de São José baseada na Carta "Patris Corde"

__________

As obras deste combo nós explicam a grandeza de sua personalidade e nos educam na devoção ao pai nutrício de nosso Redentor ou Salvador.

Livros para conhecer melhor São José

https://opusdei.org/pt-br/article/livros-para-conhecer-melhor-sao-jose/

_________________

Oração a São José

19 de março de 2021

https://www.arsenalcatolico.com.br/oracao-a-sao-jose/

"A vós, São Jose, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de vossa santíssima esposa, cheios de confiança solicitamos o vosso patrocínio.

Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem, Imaculada Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes para com o Menino Jesus, ardentemente suplicamos que lanceis um olhar benigno à herança que Jesus Cristo conquistou com seu sangue, e nos assistais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.

Protegei, ó guarda providente da divina família, o povo eleito de Jesus Cristo.

Afastai para longe de nós, ó pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e, assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus das ciladas de seus inimigos e de toda a adversidade.

Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter no céu a eterna bem-aventurança. Amém."

Fonte: Devotionarium Catholicum – Compêndio de Orações e Exercícios de Piedade, 4ª Edição, IBP

___________

Você realmente conhece São José no contexto da Bíblia.?

J B Pereira

18/03/2023.

São José é Pai Nutrício de Jesus, isto é, veio ao mundo para cuidar e nutrir Jesus, defender e amar Jesus.

No Antigo Testamento, há José do Egito, na verdade: era o filho de Jacó vendido por seus irmãos por ciúme. Esse José teve sonhos de que os irmãos o reverenciavam como feches de junco ou verduras. José estava no centro da Providência Divina quando o trigo e alimentos acabou na Terra de Jacó. Os irmãos foram obrigados ir ao Egito atrás do trigo para o pai não passar fome e morrer. Porque José foi escolhido pelo Faraó para ser seu maior administrador no tempo de vacas gordas ou de alta produção da terra do Nilo. Aí desenrola toda a história de José no Egito, longe de casa. E o povo de Israel se torna escravo com a morte de José, mais tarde.

São Mateus e São Lucas focalizam São José, Esposo ad hoc (com representante do Espírito Santo, verdadeiro Esposo Divino da Virgem Maria) de Maria, Pai adotivo de Jesus, no Novo testamento: eis a profecia se realizava, pois o Messias deveria vir da Tribo de Davi, na qual José é ligação direta para o cumprimento da Vontade Suprema de Deus. Jesus seguiu, amou, obedeceu e aprendeu ser carpinteiro como São José ao longo de sua vida como hebreu, no silêncio e na vida cotidiana.

Conheça e veja que São José não estava aos pés da Cruz com Maria Santíssima, porque já havia falecido.

E Jesus tomou a providência, quis Jesus entregar sua mãe à comunidade apostólica na pessoa do Discípulo Amado, que é São João Evangelista. João 19, 23-29 evidencia essa linda cena de amor no momento trágico e doloroso das vidas do Apóstolo, de Jesus, sua mãe Maria e outras mulheres presentes no ato da crucificação de Jesus. "E o discípulo levou Maria para a casa dele, imediatamente."

Devemos como João levar Maria para nossa Casa do coração, da fé e das nossas casas e famílias.

Podemos levar José para ser nosso exemplo de fé, honestidade, diálogo, solidariedade ou caridade na vida familiar e social, eclesial e política.

Conheçamos mais e melhor a São José, modelo de fidelidade no lar e trabalhar fiel e honesto.

Paz e esperança em São José.

Amemos a Jesus, Maria e São José, entregamo-nos todos com fé!

_____________

Ó MEU BOM JOSÉ, MINHA GRATIDÃO!

(MOMENTOS POÉTICOS, 2006, p. 63)

J B PEREIRA

Ao meu santo onomástico, padroeiro da Igreja, HOMEM JUSTO.

Ao Papa Francisco, que reintroduziu na liturgia a invocação obrigatória do santo após o nome da Virgem Maria: São José, esposo da Virgem.

Pela cura de meu filho!

Pelas bênçãos ao meu lar.

Ao Deus Unidade e Trindade, agradeço,

Ao Nome Sublime e Puro de Jesus, louvor,

Peço proteção ao Justo José, meu protetor,

Estes poemas, à Sagrada Família, ofereço.

Se todo empecilho enfrenta, “Idea José”;

Eis o conselho sábio que dá as Escrituras.

José enxerga além do torto o direito de Javé,

José penetra os sonhos quais sinais das Alturas.

Já o Novo Testamento tem a história de outro José,

Filho de Davi, o qual assumirá o Jesus menino,

As Letras Sagradas contam-nos a narrativa de fé,

O Homem Justo sonha, adota o próprio Divino.

E a Igreja nos recomenda esta linda devoção,

O terço das dores e alegrias de Pai Terreno,

Onde se reza sua vida e seu trabalho sereno,

Contentes, imitemos seu exemplo, de oração.

Dores e Alegrias são momentos análogos,

Aos pés da Cruz, São José não estava.

Morrera antes, depois de uma longa estrada.

Deduzidos de silêncios e avanços amargos.

Se o antigo povo tinha José qual referência,

Por ser honesto e temente ao todo Poderoso,

Recorde o Justo amando Jesus, Filho Bondoso,

O Novo Povo de Deus pede hoje sua diligência.

Não abandona o povo, nem Maria e Cristo,

O Anjo o ilumina no mistério da Encarnação,

O Carpinteiro prepara o Filho a sofrer todo risco,

Ser amparo, força e defesa do povo na opressão.

A inefável Providência digna conceder

A todos, São José, Intercessor junto a Deus,

Aquele que, na Terra, vive fiel aos seus,

Ensine-nos o bem e, ao Eterno Bem, merecer.

Poema por amor a São José pela cura de meu filho Lucas ainda bebê no UTI, em BH em 1998.

____________________________

Viva o nosso querido São José. Homem justo, esposo Virginal de Maria, e pai davídico do Messias; bendito és tu entre os homens, e bendito é o filho de Deus que a ti foi confiado: Jesus.

São José, Padroeiro da Igreja universal, guarda as nossas famílias na paz e na graça divina, e socorre-nos na hora da nossa morte. Amém. São José, rogai por nós!

______________

Rita Lee - Meu Bom José

https://www.youtube.com/watch?v=pLx6l3mZduk

___________

- VOCAÇÃO ESPECIAL DE SÃO JOSÉ - PRIMEIRO EDUCADOR DE JESUS ENTRE OS HOMENS

- PATRIARCA CARPINTEIRO DA ESTIRPE DAVÍDICA

- RECEPTÁCULO DA NOVA ALIANÇA QUE GUARDOU O TESOURO JESUS COM MARIA EM BELÉM E NAZARÉ.

J B PEREIRA

São José teve fé em Jesus e o amou, cuidou do Filho de Javé. Ensinou-lhe a profissão. E o assumiu perante a Lei e a sociedade Judaica de seu tempo. São José, o pai carpinteiro de Jesus, exerceu a paternidade de modo admirável ao lado de Maria e sob orientação de São Gabriel, segundo as Escrituras Sagradas.

O texto de Mateus (13, 54-58) reivindica a São José, o Patriarca que assumiu Jesus diante da Torá e o Templo, assumiu Maria como esposa. E uma passagem econômica e eficaz da Providência Divina em não deixar calar a voz e vez de São José.

___________

"Não é só o marido de Maria que assim se chama (Mt 1:16).

Ao todo, quatorze personagens são nomeados ao decorrer das Escrituras com o mesmo título.

Entre eles, cabe destacar o filho de Jacó e Raquel (Gn 30:24); o de Arimatéia, rico membro do Sinédrio que forneceu a tumba para o sepultamento Jesus (Mt 15:43); e José Barsabás, também conhecido como Justo, que quase foi escolhido para substituir Judas entre os doze apóstolos, mas acabou sendo preterido por Matias (At 1:23-26)."

( https://www.nomesbiblicos.com/jose/ )

"O povo hebreu teve seu próprio José a quem recorrer em tempo de grande necessidade, e assim também os cristãos se voltaram para São José como um poderoso intercessor diante do trono de Deus."

https://pt.aleteia.org/2019/03/19/a-frase-biblica-que-deu-origem-a-devocao-a-sao-jose/

J B Pereira e Maria Rainha dos Coracoes e https://www.youtube.com/watch?v=pLx6l3mZduk
Enviado por J B Pereira em 18/03/2023
Reeditado em 19/03/2023
Código do texto: T7743129
Classificação de conteúdo: seguro