1521981.jpg

 

Havia na fazenda uma lagoa encantada.

Era a fazenda de Corina Flor de Lis Bomtempo

 

Ali também se vivia, além do mundo real,  fantassias colossais, como se a vida fosse um poço, de onde se retira todo dia muito encanto e beleza.

Por causa dessas coisas, a fazenda Campo Grande ficou guardada nos anéis da memória.

 Mas, nem tudo que viu, viveu e aprendeu, veio das cercanias da  fazenda, ou  dos almanaques que lia.

Corina aprendera muito  com o marido.

 Ele tinha uma cultura regional gigantesca, muita sabedoria popular,  e um baú de estórias  com matiz e  cores do Brasil.

A lenda da  carimbamba,  por exemplo, Corina achava que era invenção do marido.  Ele contava que ninguém do sertão ou do mar, jamais viu a carimbamba. Só à noite se ouvia seu lamento triste, semelhante ao clangor da acauã, canglorando, canglorando, agourando morte na aldeia.

Dizem que  a carimbamba que há três mil anos canta, tem cabeça de gente e asas que não voam. E que ela é igual em malvadeza ao Cabeça de Cuia, que, “Sete Marias  precisava tragar. Sete virgens comer pro encanto acabar...”

É verdade.

O fazendeiro Generoso contava que já  era escuro, quando Maryula ouviu  cantar a carimbamba:

“Amanhã eu vou... amanhã eu vou...amanhã eu vou... amanhã eu vou.”

Curiosa, a pequena Maryula adentrou  a mata, e ao pisar a vegetação rasteira, o paredão instransponível da mata se abriu e a lagoa encantada apareceu.

Maryula não voltou para casa.

E até hoje, corre o boato, que uma velha encurvada, grasna, em noites de lua cheia, na lagoa que não é mais encantada.

A neta do fazendeiro quis saber  se a menina transformou-se mesmo numa velhinha.

E a avó Corina respondeu:

Nas lendas e histórias infantis, as personagens não crescem, não envelhecem e não morrem. Até saem dos livros de ficção, e vão morar no mundo real.   É provável que já tenhas visto por aí, nalguma festinha infantil, o porquinho Rabicó, um pato falante ou até mesmo uma boneca que se comporta como gente. Não é mesmo?

***

Fonte:

Adalberto Lima, trecho de "Estrada sem fim..."

Amanhã eu vou"

Luiz Gonzaga - AMANHÃ EU VOU - Beduíno e Luiz Gonzaga - Gravação de 1951.

https://www.youtube.com/watch?v=osyO4eA03hU