Mundos Escondidos

Um dia vieram me questionar porquê eu amo livros, e pus-me a pensar. Em minha mente, passaram-se as vezes que por um personagem me afeiçoei, de cada aventura que vivi e dos mundos que me aventurei, lembrei dos personagens que me apaixonei. Lembrei da facilidade de poder viajar de illéa a Netherfield em segundos. Lembre que posso enfrentar lobos, dragões ou qualquer outro monstro. Lembrei que posso ver Elizabeth Bennet, América Singer ou mesmo Anne Frank. Lembrei que posso ser uma rainha, princesa, arqueira ou qualquer outra pessoa.

Lembrei das vezes em que o dia se iluminou por uma frase, texto, poema ou mesmo só uma descrição que li. Do turbilhão de emoções que me atingem em cada livro novo. Lembrei da euforia em ver um livro na prateleira, uma capa bonita, um conteúdo viciante ou de sentir o cheirinho de livro novo. Lembrei de como minha imaginação constrói os cenários de cada página ou capítulos, de como forma o rosto de cada personagem mesmo que de forma errônea.

Lembrei de cada vez que o sono lutava, em vão, contra minha vontade de ler. Lembrei de quando o mundo real ficou sem cor, e o mundo fictício me carregou nos braços. Lembrei de como fiquei entusiasmada quando li sobre um personagem corajoso e inspirador, que desafiou e quebrou todas as barreiras de seu mundo. Lembrei de quando aprendi a "não julgar um livro pela capa". Lembrei de uma aula de português onde li meu primeiro livro, da vontade de nunca mais parar de ler, e de como o devorei em uma semana.

Lembrei de tudo que me motivou a escrever meu primeiro livro, da alegria que senti ao dá-lo a pessoa mais importante da minha vida e de vê-la sorrir. Em frações de segundos essas lembranças rondaram-me e fizeram um singelo sorriso em meu rosto brotar, então respondi: - "Um livro é seu passaporte para qualquer lugar do universo, a qualquer hora, é como a sugestão de amigos que as redes sociais lhe recomendam, é o refúgio para sua mente e sanidade. É por isso que pelos livros eu me apaixonei ".