Presença de Deus? Hum...

“E é tanta manifestação espiritual interpretada como a presença do Senhor. Tanto barulho denominado, hoje, como “o descer do Espírito Santo de Deus”. Será?

É nítido que o homem não consegue ser mais o mesmo após a descida do Espírito Santo. E isso se dá através da manifestação do Senhor na vida do homem depois da aceitação e busca diária, oração, lamentações e jejum.

A partir desta relação íntima com o homem o Senhor Deus se ma-ni-fes-ta para este, a fim de mos-trar sua glória a sua igreja; entendida aqui não só como instituição, mas como sinônimo de servo, ou seja, cada servo individualmente, já que cada um é igreja por onde quer que vá.

Assim, após o derramar da sua “graça” há mudança de atitudes, a sua maneira de viver é diferente, e o homem não consegue mais ser o mesmo.

Sem fanatismo ou qualquer espécie de alienação: Depois de sentir a real presença do Espírito Santo de Deus em sua vida o ser humano transforma-se num ser “segundo o coração de Deus” (1 Sm 13.14), que vive segundo o seu querer (At.13.22); o que pode ser percebido por todos ao seu redor.

E, assim como direcionou a Samuel conforme a eleição de Davi como rei de Israel, não conforme a aparência humana, mas conforme o desejo de Deus, (1 Sm.16.7). Confirmou tal eleição como o escolhido segundo o coração de Deus (1 Sm.16.12), sem deixar confusão de interpretação a Samuel (1 Co 14. 33).

Estar-se falando em a-vi-va-men-to, aquele movimento no tanque de Bestesda (Jo 5.4), que de hora em hora um espírito descia e movia as águas, e todos que ali mergulhavam eram curados. O mesmo descer de Atos 2, tão conhecido como o Descer do Espírito Santo de Deus - Dia de Pentencostes, que encheu toda a casa, que não só os fez falar noutras línguas, mas viver em unidade com o Pai e com os homens a partir de então, entendeu como deve ser?

É maravilhoso compreender a ligação dos acontecimentos e como o Senhor se manifestava aos seus servos, como o é nos dias hodiernos. No Antigo testamento, para o povo de Israel, eleito desde o princípio, o Senhor estava presente no tabernáculo, o seu espírito não se apartava de entre o povo, tal qual a sua alma (Lv. 26.11 e 12). Quem não se lembra da coluna de fogo, a noite e da coluna de nuvem pelo dia no Egito? O que, de fato, aconteceu, e simbolizava a presença de Deus no meio do seu povo (Ex.13.21).

Quem nunca ouviu: “Quem tem ouvidos ouça, o que o espírito diz às igrejas”? Seja, lendo o livro de Apocalipse, em cantos de louvor a Deus ou peças bíblicas apresentadas. Deixando bem claro que alguém fala em nome do Espírito e não de si mesmo (Ap.2.29).

O mesmo Espírito que tomou João na ilha de Patmos (Ap 1.10) levando-o a escrever o livro de Apocalipse, acerca do futuro. Ou seja, a presença do Senhor, Espírito Santo de Deus, mover do Espírito ou qualquer outra denominação intitulada pelos homens, a partícula de Deus que ainda está no mundo (2. Tess.2. 7 b), e que é responsável por convencer o homem do pecado, juízo e justiça, e também,se manifestar de forma sublime,a ponto de o mundo perceber a diferença entre quem serve e não serve ao Mestre Jesus (Ml.3.18).

Que não se compara a nenhuma sensação prazerosa que o pecado tente satisfazer, quer seja através da prostituição ou droga, somente a presença de Deus consegue preencher o vazio existencial de todo o homem.

Mas, não quero que a entendas como o falar em línguas

simplesmente, nem qualquer espécie de barulho a que estejamos acostumados. Mas, sem dúvida, a real transformação por dentro e por fora na vida do homem, a qual impera a justiça de Deus e é nítida aos que dela, verdadeiramente, se apropriam, buscam, (Am.5.4).

Posto que a sua presença não vem “de graça”, é somente para os que pagam o preço que ainda resta a cada um, com choros e jejuns, e muita humilhação nos pés daquele a quem devemos tratar, (2 Cr.7.14); só para frisar que todos recebem o espírito santo em suas vidas assim que o aceitam, mas é preciso cultivá-lo, buscá-lo para que as obras do espírito se manifestem neste ser, entendeu? Senão, nada feito, crente vazio, sem relação com Deus, sem sentir a sua glória ! Já sabe né? Prato cheio para o mundo. Se ligue!!!

O Dono da presença, da sensação de paz e preenchimento restaurador é o próprio Deus, e a sua presença, pode ser compreendida como uma partícula da sua graça, concedida aos seus servos, àqueles que o buscam (Is 55.6).

Então, não confunda: a presença de Deus vai além de um falar em línguas, ou pular desmedido. Ela é a manifestação da glória de Deus, para testemunho da fé em Deus pelos seus servos, o que, automaticamente, gera a transformação do agir humano e impera a glória de Deus em todos os seus feitos. É o que a bíblia chama de a-vi-va-men-to, mudança de atitude, agir restaurador, transformação do espírito que induz a mudanças na carne.

Não é advinhação, ocultismo, magia, astrologia, estratégia para estimular a espiritualidade, nem tampouco, maneira de enganar demonstrando um saber acerca do sobrenatural, pois o próprio Jõao disse: Provai os espíritos. (1. Jo 4.1).

Portanto, estejamos atentos a nós mesmos e procuremos perceber-nos, enquanto, de fato, restaurados pela sua real presença. Aproveitemos o soprar do Espírito Santo, como no vale de ossos secos em (Ez 37), e que aquele mesmo espírito nos traga vida e vivamos, mas vivamos unidos a Cristo, isto é, plenamente com o seu espírito que tona tudo novo, límpido e bonito.

O Espírito de Deus que estava desde o princípio, (Gn 1. 2.b), é o mesmo que inspirou os seus servos para escrever, compilar a palavra de Deus, Bíblia, que temos hoje. A mesma revelação dada pelo Espírito desde os primórdios na caminhada da fé cristã continua mais que presente, e é responsável por interceder por nós diante do pai (Rm 8. 26 e 27), convencer o homem acerca do pecado (Jo 16.8) e é o mesmo que testificará acerca de nós a Deus no findar desta carreira.

É impressionante como a “Glória de Deus, Consolador ou mesmo o Espírito da verdade” serve como um guia, um testificador- dar testemunho acerca de todas as coisas, ele esteve presente desde a formação da terra, permanece presente entre nós para nos ajudar a compreender as escrituras (Jo 14.26), nos consola, ensina e imagine quem será a testemunha fiel no fim dos tempos? O Espírito Santo, como palavra, vide (1 Jo 5.6 e 7) e (1 Pe 1.25 c/c Is 40.8).

Jesus não disse que nos enviaria um Consolador? (Jo 16.7). Então, deixe o hálito do Senhor não só pairar sobre ti, mas pousá-lo, tomá-lo, preenche-lo levando à sua vontade. Afinal, o Espírito Santo da Promessa, é a promessa que já se cumpriu em nós, revelada se você deixar. Deixe-se levar por Ele. Aceite a sua movimentação como um ritmo e dance como Miriam (Ex 15.20), celebre cada momento de forma que bendiga o nome do Senhor como Davi (2 Sm 6.16), e não só desse jeitinho acostumado de adorar nas paróquias cristãs da atualidade, e não somente dentro da intitulada: "Casa do Senhor".

Pois, partindo-se da ideia de que Casa de Deus é cada um enquanto servo do Senhor, é preciso deixar-se tomar pelo guiar do Espírito Santo de Deus, e não outro, por completo, com ordem e em todo o lugar. Não deixando conduzi-lo numa apresentação apenas, mas principalmente por todo o(s) dia (s).

Faz sentido para você? Para mim está claro e transparente, como visualizando a própria face no espelho. E Jesus, respondendo-lhes, começou a dizer: Olhai que ninguém vos engane (Mc.13.5).

Shalom Adonai.”