DOENÇAS DE OUTONO

Nessa estação do ano, já podemos perceber que algumas árvores começam a perder as folhas. É, também a estação dos frutos. A estação das águas, o verão, ficou para trás. Agora , os dias são mais secos. A temperatura aumenta no final da manhã, porém esfria à noite. O ar fica mais poluído, por falta de chuvas para limpá-lo. O metabolismo de nosso corpo gasta mais energia; em dias de temperatura mais amena, necessitamos de mais esforço do organismo para manter a temperatura de nosso corpo e para manter nossa imunidade alta. Isso nos deixa expostos às doenças que ocorrem com maior frequência nesta estação: doenças respiratórias (gripes e resfriados, sinusites, alergias respiratórias, pneumonias, asma e tuberculoses). Estamos também expostos às infecções e quadros febris agudos (caxumba, conjuntivites, diarreias, otites e meningite), além de alergias diversas e dores articulares, problemas urinários, problemas do baço, inchaços generalizados, anginas (dores) no coração e epilepsias. Pessoas idosas estão ainda mais sujeitas a ter crises de reumatismos, atrites, tosses secas, problemas de pele, problemas com os dentes, com os ossos do rosto, com as unhas e com os ossos.

Gripe e Resfriado

Os problemas mais comuns são as infecções respiratórias. Entre as principais enfermidades do gênero estão a gripe e o resfriado, que costumam ser confundidas. A gripe é causada somente pelo vírus influenza, enquanto os resfriados, por muitos outros, como o rinovírus. Qualquer médico confirma que a gripe é mais grave. Os sintomas de resfriado, como coriza, mal-estar e dor no corpo. Já a gripe costuma dar febre alta e a pessoa fica de cama.

A gripe é altamente contagiosa e pode ser transmitida quando o doente tosse. Um adulto pode passar a doença desde um dia antes de apresentar os sintomas até, geralmente, cinco dias depois. As crianças podem transmitir por mais tempo: de sete a dez dias.

Não há tratamento específico para os resfriados, apenas para a gripe! Há uma medicação para o tratamento do vírus influenza, só que é muito cara e deve ser aplicada nas primeiras 24 horas de infecção, por isso os sintomas das duas patologias são amenizados com os populares antigripais.

Devemos estar alertas para a possibilidade de infecções pelo vírus sincicial respiratório (VSR), que costuma causar epidemias no outono e no inverno. Nos adultos, o micro-organismo normalmente desenvolve um quadro de resfriado comum. É como se fosse uma bronquiolite (inflamação nos bronquíolos) e pode causar problemas graves em prematuros que nasceram com até sete meses de gestação e crianças menores de 2 anos que têm doenças cardíacas ou pulmonares. A prevenção para esses casos é a administração de imunoglobulina anti-VSR.

COMPLICAÇÕES

As infecções virais podem ser a porta de entrada para outras doenças mais graves, já que diminuem a imunidade e deixam o organismo debilitado. A pneumonia, causada por bactéria, é a grande preocupação. As infecções são a principal causa de mortes no mundo em crianças abaixo de seis anos e o maior motivo de internações no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil.

O grupo que tem mais chances de desenvolver complicações é formado pelos extremos de idade (crianças e idosos), portadores de doenças crônicas, diabéticos, pacientes com insuficiência renal, gestantes, profissionais da saúde e pessoas HIV positivo.

Outras patologias que incomodam no período frio são: otite, bronquite, asma, sinusite, rinite, conjuntivite. O rotavírus, responsável por casos de diarreia e que pode levar crianças à morte, também faz parte da lista. Desde que a vacina foi introduzida, em 2006, diminuiu bastante a incidência desse vírus. A transmissão é por contato com fezes e objetos contaminados.

Para evitar problemas, procure um médico para detectar a doença exata e indicar o melhor tratamento. A automedicação é muito perigosa.

AS DOENÇAS MAIS COMUNS NESSA ÉPOCA

1. Gripe: é uma doença muito contagiosa, que ataca as vias respiratórias (nariz, garganta e pulmões) e é causada por vírus. Não existe remédio para a doença; só para os sintomas. Febre alta, dores musculares, de cabeça e articulares são alguns dos sintomas. Melhor prevenção é a vacina. No Brasil a vacina é oferecida gratuitamente pelo Ministérios da Saúde e é aplicada, normalmente, entre abril e julho.

2. Resfriado: é uma infecção leve das vias aéreas superiores (nariz e garganta). Sintomas: coriza, espirros, febre moderada. É causado por alergias e vírus. Medicamentos só amenizam os sintomas, sem curar. Evite bebidas geladas e não permaneça em recintos fechados com aglomeração e pouco ventilados.

REFERÊNCIAS

.Experiências pessoais do autor e material colhido na internet, sem autores definidos.

Tio Babá
Enviado por Tio Babá em 24/04/2018
Código do texto: T6317743
Classificação de conteúdo: seguro