Carta de uma jovem poetisa - Para Mulheres

Mulheres, dos meus 18 anos de experiência de vida eu aprendi algumas coisas. Uma delas e muito importante, é considerada para mim uma regra essencial. A primeira a ser seguida: Valorize-se. Valorizar no sentindo de reconhecer o seu valor, reconhecer que você é importante e que você consegue. Isso pode parecer difícil se você não possuir uma boa auto-estima. Não deixe nenhum namorado, marido, chefe, ou qualquer outro homem ser autoritário contigo e achar que tem autoridade. São duas coisas absolutamente diferentes.

Não deixe também de viver sua vida em função de outras pessoas que não se importam com você. Saia, curta, converse com os amigos, mas respeite o seu companheiro porque fidelidade hoje em dia é uma virtude que poucos encontram.

Aceite também outra verdade inquestionável: uma das primeiras coisas que um homem vai procurar em você é sexo. (Isso e´ uma afirmação baseada em fatos reais!).Não fique chateada, não fique decepcionada, não se assuste. Ele vai procurar isso mesmo. Pode ser um de 17, pode ser de 25, pode ser um de 36... Não importa a idade. Todos têm essa intenção. SE, Mas somente SE ele gostar de você então provavelmente irá te respeitar e esperar o seu momento. Isso se você for virgem. Do contrario ele também vai te respeitar, mas provavelmente a sua paciência será de curta duraçao. Caso isso não aconteça, filha... esqueça! Ou você poderá cometer atos impensados e que futuramente se arrependerá por algum motivo.

Além disso, caso você decida ir para cama, ou sei lá, para qualquer lugar, com um homem que você mal conhece você estará colocando sua saúde, segurança e imagem em risco. Porque todos nós sabemos que tanto homem quanto mulher, comentam. Faça, portanto, uma escolha a qual você acha que não se arrependerá. Só uma dica: não deixe para pensar na sua escolha quando você estiver na parte dos amassos porque nesse momento a probabilidade de fazer uma escolha errada é de quase 100%.

Sua auto-estima também precisa de cuidados, ok? Não deixe ninguém te desanimar. Se alguma pessoa chegar e falar para ti que você não vale o arroz que come ou que você nunca conseguirá chegar lá faça o seguinte: Amarre-a com todas as forças possíveis! Corte seu cabelo... Aliás... Melhor... Metade você corta e na outra metade você coloca um dez chicletes bem, mas bem mastigados e bem babados e siga tudo o que sua imaginação mandar! Não... Não faça isso! Foi empolgação da autora. Mas se alguém chegar e falar uma coisa que você não goste simplesmente responda malcriadamente e saia de perto. Isso, saia mesmo... Não gaste sua beleza puxando cabelos, estragando sua unha dando tapas na cara ou qualquer outra coisa do tipo. Depois de sair, conte até dez (funciona! Eu já tentei!). Coloque o nome dela na sua lista (precisa ser negra não, pode ser lista branca, rosa, verde, vermelha, a cor que você preferir) e faça tudo que seja contrário ao que ela falou. Por exemplo: se a pessoa falou que você é feia, vá em frente ao espelho e ressalte pelo menos dez qualidades físicas suas. Ou então esqueça o que foi dito e foque no seu futuro. Você acaba esquecendo mesmo.

Por falar em Futuro, plante coisas boas para que você possa colhê-las posteriormente. Se você é jovem, estude muito! Na frente você vai ver que valeu a pena estudar e fazer alguns sacrifícios como deixar de ir à balada sexta por causa de alguma prova de sábado. Se você já é mais experiente não pense que só porque tem mais idade que não vai deixar de estudar ou deixar de vivenciar novos momentos. Pare de ficar inventando desculpas como: "Estou muito velha para isso”, "Não vou conseguir", "Não consigo decorar nada", "é muito tarde para começar a fazer uma faculdade" e comece a fazer já! Se reclama que não tem idade para isso eu só falo uma coisa: aos 30, 40, 50 ou 60 você vai chegar de qualquer jeito. O importante é não perder tempo com pensamentos que não são promissores. Levante e faça! E dance, e cante, e chore, e sorria. Enfim... Viva! Porque como disse Luis Fernando Veríssimo "embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive, já morreu..." .

Stephanie Darós
Enviado por Stephanie Darós em 15/11/2009
Reeditado em 04/02/2010
Código do texto: T1925139
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.