O MUNDO FASCINANTE DAS FRUTAS, LEGUMES E DAS G...............?

ERA UMA VEZ UM MUNDO FASCINANTE ONDE EXISTIA MUITAS CRIANÇAS, FRUTAS E LEGUMES. TÃO MARAVILHOSO, CHEIO DE CORES E SABORES, COM LINDOS CAMPOS DE TRIGO, ÁRVORES FRONDOSAS E FRUTÍFERAS (COM DÃO FRUTOS), CANTEIROS DE LEGUMES PLANTADOS POR TODO LADO E UMA POPULAÇÃO PREDOMINANTE DE CRIANÇAS DE TODAS AS CORES: BRANCAS, NEGRAS, RUIVAS E AMARELAS.

ELAS BRINCAVAM E CORRIAM ALEGREMENTE PELO O ENORME CAMPO DE TRIGOS, ESPALHANDO AS SEMENTES POR TODO LADO, FAZENDO QUE CADA VEZ MAIS OS CAMPOS SE TORNASSEM BELOS NA COR DE OURO.

NESTE MUNDO NÃO EXISTIA MALDADE E NEM DOENÇAS, AS CRIANÇAS ERAM TODAS SAUDÁVEIS PORQUE SÓ ALIMENTAVAM COM FRUTAS DELICIOSAS E LEGUMES APETITOSOS. HAVIA UM PRÍNCIPE CHAMADO ZEZINHO, QUE MORAVA NUM CASTELO DE ALGODÃO, ELE TINHA O PODER PARA MUDAR SUA COR DE PELE. NA PRIMEIRA SEMANA DO MÊS ESTAVA BRANQUINHO, NA SEGUNDA NEGRINHO, NA TERCEIRA RUIVINHO E NA QUARTA E ÚLTIMA SEMANA DO MÊS MORENINHO. TODAS AS CRIANÇAS DAQUELE REINO O ADMIRAVA POR SER UM PRÍNCIPE QUE RESPEITAVA AS DIFERENTES CORES.

NO REINO EXISTIA UM MAJESTOSO REI, QUE REPRESENTAVA AS FRUTAS, ERA O REI ABACAXI. E UMA LINDA RAINHA QUE REPRESENTAVA OS LEGUMES, ERA A RAINHA BERINJELA.TINHA TAMBÉM UMA FADA DA JUSTIÇA ENCANTADORA.

NESTE MUNDO MÁGICO ERA TUDO MARAVILHOSO, À PAZ REINAVA POR MUITOS E MUITOS ANOS, PORQUE NELE EXISTIA UM ENORME PORTAL DE SEGURANÇA, NADA DE MAL CONSEGUIA PASSAR POR ELE, PORQUE HAVIA TRÊS SENTINELAS QUE O VIGIAVA TODOS OS DIAS. FAÇA SOL OU FAÇA CHUVA EM TRÊS TURNOS.

O TOMATE MUITO FORTE ERA A SENTINELA DA MANHÃ, A CEBOLA ESPERTA ERA À SENTINELA DA TARDE E O LUIZINHO DESTEMIDO ERA A SENTINELA DA NOITE. ELES FORAM ESCOLHIDOS A DEDO PELO REI, PELA RAINHA, PELO PRINCIPE E PELA FADA, POR SEREM VALENTES E CORAJOSOS.

TUDO CORRIA MUITO BEM NO REINO ENCANTADO DAS FRUTAS E LEGUMES. ATÉ QUE UM DIA O FAZ MAU TENTOU ENTRAR NO REINO, MAS TINHA QUE PASSAR PELO PORTAL, LÁ ESTAVA A SENTINELA DE PLANTÃO. O FAZ MAU TENTOU PASSAR DE MANHÃ, MAS O BRAVO E FORTE TOMATE O IMPEDIU DE ATRAVESSAR, E NEM DEU BOLA PARA ELE.

__DIZENDO NÃO. É NÃO. E PONTO FINAL. TRISTE, ELE TENTOU PASSAR PELO PORTAL À TARDE, QUEM ESTAVA LÁ DE PLANTÃO ERA À SENTINELA CEBOLA, O FAZ MAU FALOU, FALOU E IMPLOROU, NADA CONSEGUIU. ELA DISSE:

__ NÃO. É NÃO, E PONTO FINAL. MAS O FAZ MAU AINDA TINHA UMA ÚLTIMA CHANCE DE ATRAVESSAR O PORTAL COM A SENTINELA DA NOITE, ERA O LUIZINHO, FALANTE, CORAJOSO E CURIOSO.

O FAZ MAU CHEGOU DE MANSINHO E DISSE :

__BOA NOITE ! LUIZINHO FALANTE RESPONDEU:

__ BOA NOITE! FAZ MAL PERGUNTOU:

__ QUAL É SEU NOME?

__LUIZINHO. ELE ENCONTROU ALI UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE ATRAVESSAR O PORTAL, LUIZINHO CURIOSO PERGUNTOU AO FAZ MAU, QUAL É O SEU NOME?

__ FAZ MAU RESPONDEU. X TUDO! TRAGO COMIGO OUTROS LANCHES DE VÁRIOS SABORES, VOCÊ QUER EXPERIMENTAR UM PEDAÇO?

LUIZINHO INQUIETO, NUNCA TINHA VISTO OU COMIDO TAL COISA, MAS ACEITOU.COMEU UM PEDAÇO E ACHOU UMA DELÍCIA.FAZ MAU QUE DE BOBO NÃO TINHA NADA.VIU ALI, UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE ATRAVESSAR O PORTAL PARA O REINO ENCANTADO.TENTOU DE TUDO PARA PASSAR MAS LUIZINHO DISSE –LHE:

__ VOCÊ QUER SER MEU AMIGO? TUDO BEM, EU ACEITO. MAS VOCÊ FICA DO LADO DE FORA, ASSIM PODEREMOS SER BONS AMIGOS. ATRAVESSAR O PORTAL JAMAIS. NÃO E NÃO É PONTO FINAL.

FAZ MAU MUITO ESPERTO FICOU CONVERSANDO COM LUIZINHO POR TRÊS NOITES SEGUIDAS E TROUXE LANCHES, TODAS AS NOITES. DEPOIS SUMIU POR UM MÊS. LUIZINHO JÁ ESTAVA ACOSTUMADO A COMER AQUELA DELÍCIA ENTROU EM DESESPERO COM O SUMIÇO DE FAZ MAU. PASSADO UM MÊS, QUEM ME APARECE NO PORTAL? O FAZ MAU. DIZENDO TUDO BEM LUIZINHO? HÁ QUANTO TEMPO? LUIZINHO COM A BOCA JÁ SALIVANDO COM UMA VONTADE LOUCA DE COMER UM LANCHE PERGUNTA PARA O FAZ MAU, VOCÊ NÃO TROUXE UM LANCHE PARA MIM?

AH! FAZ MAU, VIU ALI QUE ERA HOJE O GRANDE DIA AGUARDADO PARA ATRAVESSAR O SONHADO PORTAL.

__SIM TROUXE UM CARRINHO CHEIO, MAS HOJE EU NÃO VOU TE DAR NADA . LUIZINHO PERGUNTOU:

__MAS PORQUE NÃO?

___ FIQUEI COM VOCÊ AS TRÊS NOITES E VOCÊ NUNCA ME DEU NADA EM TROCA, AGORA VOCÊ SÓ GANHA ALGO, SE ME DEIXAR ATRAVESSAR O PORTAL, LUIZINHO COM UMA VONTADE LOUCA E INCONTROLADA DE COMER DEIXOU-O ATRAVESSAR O PORTAL EM TROCA DE UM SABOROSO LANCHE.

FAZ MAU JÁ DENTRO DO REINO ENCANTADO, COM SEU CARRINHO CHEIO DE LANCHES QUENTINHOS, BATEU A PORTA DE TODAS AS CASAS E DISTRIBUIU TODOS OS LANCHES PARA AS CRIANÇADAS DO REINO. INCLUSIVE NO CASTELO DO PRÍNCIPE ZEZINHO. AS CRIANÇAS FICARAM DESLUMBRADAS COM O SABOR DELICIOSO DE ALGO QUE ELAS NUNCA TINHAM EXPERIMENTADO. FAZ MAU FICOU MUITO SATISFEITO AO VER QUE TODAS AS CRIANÇAS ADORARAM À TAL NOVIDADE. TEVE OUTRA IDEIA JÁ QUE TINHA LIVRE ACESSO AO PORTAL, RESOLVEU TRAZER PIZZA, BATATA FRITA, DOCES, BALAS, REFRINGENTES E OUTRAS GULOSEIMAS. SEREI O NOVO REI DO PEDAÇO PORQUE EU JÁ CONQUISTEI À MOLECADA. E ISSO ACONTECEU, O FAZ MAU GANHOU A CONFIANÇA DE LUIZINHO E PASSAVA COM AS GULOSEIMAS TODAS AS NOITES POR UM MÊS. AS CRIANÇAS DO REINO FICARAM VICIADAS NAS GULOSEIMAS. ELAS NÃO QUERIAM MAIS COMER FRUTAS E LEGUMES.INICIOU-SE UM GRANDE DESPERDIÇO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS.CHAMANDO ATENÇÃO DO REI ABACAXI E DA RAINHA BERINJELA. ELES CONVOCARAM UMA REUNIÃO URGENTE PARA DESCOBRIR O QUE ESTAVA ACONTECENDO DE ERRADO NO REINO. INTERROGARAM VÁRIAS CRIANÇAS, TODAS DISSERAM A MESMA COISA QUE CONHECERAM AS DELÍCIAS DE OUTRO MUNDO.

CHAMARAM ENTÃO AS SENTINELAS, O TOMATE FOI OUVIDO E ABSORVIDO, A CEBOLA TAMBÉM FOI OUVIDA E LIBERADA. AGORA ERA A VEZ DE LUIZINHO SER OUVIDO, ELE NÃO AGUENTOU A PRESSÃO E DISSE TODA A VERDADE. O FAZ MAU ME ENGANOU E CONQUISTOU A TODOS. NÃO HÁ MAIS NADA A FAZER PARA REVERTER O PROBLEMÃO, PORQUE AS CRIANÇAS JÁ ADORAM O FAZ MAU. ENTÃO, O REI ABACAXI JUNTO COM A RAINHA BERINJELA MANDOU CHAMAR A FADA DA JUSTIÇA. JÁ QUE ELA ERA A MAIS PODEROSA FORÇA QUE HAVIA NO REINO ENCANTADO. MARCARAM UMA VOTAÇÃO TODOS TINHAM O DIREITO DE VOTAR. INCLUSIVE O FAZ MAU POR REPRESENTAR AS GULOSEIMAS. O REI ABACAXI REPRESENTAVA AS FRUTAS, RAINHA BERINJELA REPRESENTAVA OS LEGUMES. DIA MARCADO, VOTAÇÃO ABERTA PARA EXPULSAR O FAZ MAU.

A DERROTA DO FAZ MAU ERA CERTA.DEIXANDO- O BEM REVOLTADO. PORQUE ERAM DOIS VOTOS CONTRA E UM VOTO A FAVOR DE SUA PERMANÊNCIA NO REINO. PARA A SURPRESA DE TODOS, DE REPENTE CHEGA A FADA DA JUSTIÇA MUITO JUSTA, TROUXE O PRÍNCIPE ZEZINHO QUE JÁ ESTAVA VICIADO NAS GULOSEIMAS PARA PARTICIPAR DA VOTAÇÃO. ELE TINHA SEU DIREITO DE VOTAR E REPRESENTA AS CRIANÇAS.VOTAÇÃO ABERTA! REI ABACAXI VOTOU NA EXPULSÃO, RAINHA BERINJELA VOTOU NA EXPULSÃO, FAZ MAU VOTOU NA SUA PERMANÊNCIA, PRÍNCIPE ZEZINHO VOTOU A FAVOR DE FAZ MAU. FIM DA VOTAÇÃO! EMPATE E AGORA? O QUE FAZER?

A FADA DA JUSTIÇA TINHA A DIFÍCIL TAREFA DE DESEMPATAR A VOTAÇÃO, JÁ QUE ELA SÓ VOTAVA EM CASO DE EMPATE. TODOS FICARAM ANSIOSOS PARA OUVIR A DECISÃO DA FADA. ELA COMEÇOU A FALAR E O SILÊNCIO FOI TOTAL. VOU DAR O MEU VOTO AGORA, MAS ANTES DE VOTAR EU CRIEI REGRAS PARA SER CUMPRIDA POR TODOS. MEU VOTO E NA PERMANÊNCIA DO FAZ MAU, OUVE UM GRANDE ALVOROÇO. REI ABACAXI QUESTIONOU! MAS, FADA AS CRIANÇAS ESTÃO FICANDO TODOS DOENTES DE TANTO COMER GULOSEIMAS. A SENHORA ACHA JUSTO ISSO? A RAINHA BERINJELA DISSE: FADA NÃO É POSSÍVEL QUE A SENHORA VOTOU NA PERMANÊNCIA DELE. AS CRIANÇAS ESTÃO FICANDO TODAS OBESAS, NÃO QUEREM MAIS BRINCAR, PULAR, CORRER PELOS CAMPOS DE TRIGO. O PRÍNCIPE ZEZINHO FICOU NA DELE, MAIS FELIZ COM O VOTO DA FADA. FAZ MAU NEM SE FALA, ESTAVA EXPLODINDO DE TANTA FELICIDADE. A FADA TODA SERENA DISSE:

__ CALMA GENTE, EU VOTEI A FAVOR. MAS VOCÊS LEMBRAM TEM AS REGRAS, PÔS É ESTAS REGRAS SÃO O SEGUINTES. A PARTIR DE HOJE A LEI NO REINO MUDOU. AS CRIANÇAS SÃO OBRIGADAS A COMER FRUTAS E LEGUMES, DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA.

O FAZ MAU COMO É NOVO AQUI NO REINO, FICA COM OS FINAIS DE SEMANA. QUER DIZER QUE AS CRIANÇAS ESTÃO LIBERADAS PARA COMER GULOSEIMAS SÁBADOS, DOMINGOS?

__SIM, MAS SEM EXAGERO, VOU FISCALIZAR.

__VOCÊS ESTÃO TODOS DE ACORDO? DE REPENTE UM BARULHO ENSURDECEDOR. SIM!........ HÁ ALEGRIA TOMOU CONTA DO REINO, FOI DIA DE FESTA, TODOS ESTAVAM UNIDOS FESTEJANDO E A PAZ VOLTOU A REINAR. GENTE A HISTÓRIA AINDA NÃO ACABOU. VOCÊS LEMBRAM DAS REGRAS QUE A FADA FALOU, LEMBRAM DO LUIZINHO A SENTINELA DA NOITE, PÔS ELE RECEBEU UM CASTIGO DA FADA POR TER DEIXADO UM ESTRANHO CRUZAR O PORTAL, FICOU DE CASTIGO POR TRINTA DIAS NOS CAMPOS DE TRIGO ESPANTANDO OS PASSARINHOS. FIM

volpone
Enviado por volpone em 25/03/2024
Reeditado em 25/03/2024
Código do texto: T8027769
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.