A GRANDEZA DE UMA PROFISSÃO

No DOMINGO, depois de jogar a bola, Samuel arrumou a mochila. Tinha um sonho: ser futebolista.

Na SEGUNDA- FEIRA, acordou bem cedo e rumou à escola com o primo Macedo. Mudou de ideia: queria ser professor.

Na TERÇA- FEIRA, ao chegar à casa ajudou a mãe, na elaboração do almoço. – Mamã, nada de futebolista e nem professor! Quero mesmo ser chefe de cozinha! - Disse Samuel.

Na QUARTA- FEIRA, depois das aulas, visitou a avó kaquarta. Pelo caminho, cruzou-se com um alfarrabista. Comprou um livro de contos para oferecer à avó Kaquarta, aniversariante naquele dia. Pôs-se a ler o livro e, exclamou: - ah, como seria bom ser um escritor e escrever histórias, para crianças e não só!

Na QUINTA- FEIRA, depois do Almoço, acompanhou o pai à quinta do tio Quintas. Alterou todos os planos: pensou ser agricultor.

Na SEXTA- FEIRA, aproveitou para fazer revisão da matéria e ver televisão. Virou admirador da Joana Tomás e não queria mais saber em ser futebolista, professor, chefe de cozinha, escritor ou agricultor. - Vou m’bora ser jornalista e retratar Angola de Cabinda ao Cunene! – Cogitou Samuel.

No SÁBADO, não tem aulas. Arrumou o quarto e foi à casa da Paula. - Amanhã mesmo quando fores grande, queres ser o quê? - Perguntou Samuel. - Eu quero ser bem sucedido, na melhor profissão do mundo! - Acrescentou.

-Olha Samuel, não existe melhor profissão do mundo. - Replicou Paula. - Todas as profissões têm a sua importância. Aliás, são as habilidades, responsabilidades e conhecimentos do profissional, que determinam a grandeza de uma profissão.

António MBridge
Enviado por António MBridge em 22/07/2017
Código do texto: T6061425
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.