A MAGIA DAS CORES

Era uma menina muito bonitinha, chamada Mariazinha, que gostava desenhar. Todavia, em algumas circunstâncias, Mariazinha via-se aflita para colorir os seus desenhos, pois a sua caixa de lápis de cor estava incompleta. Certo dia, Mariazinha desenhou uma boneca baixinha e gordinha, com cabelos compridos e olhos amendoados: - O nome dela é Teresinha. – Disse Mariazinha. - Vou pintar os cabelos dela com a cor azul e os olhos com a cor verde.

Porém, Mariazinha deparou-se com uma contrariedade. - Oh, não tem a cor verde! - Exclamou Mariazinha. Mas os olhos da Teresinha têm que ser mesmo verdes! – Acrescentou, com um ar apreensivo.

Mariazinha estava nesse impasse quando a mãe se aproximou. - Que lindo desenho, filha! – Elogiou. - Mais bonito ficará, quando pintares.

- Esse é o problema, mamã. Não tenho a cor verde para pintar os olhos da Teresinha. - Disse Mariazinha.

- Mas tens as cores, amarela e azul. A mistura das duas origina a cor verde. - Orientou a mãe.

Mariazinha executou o processo e ficou radiante. - Resultou, mamã! Que magia! - Disse ela.

- Pois é, filha! É a magia das cores! Ficas sabendo, que as cores, amarela, azul e vermelha representam as cores primárias (são puras e nunca se obtém por misturas de outras, porém, quando misturadas entre si, duas a duas, originam as chamadas cores secundárias: verde, violeta e laranja). - Dissertou a mãe.

- E como funciona isso? - Perguntou Mariazinha.

- Vou ensinar-te o poema «MISTURANDO» para mais facilmente perceberes. - Disse a mãe. - É assim:

Somos as cores primárias

Misturando duas de nós

Na mesma proporção

Chegarás às cores secundárias.

E isso funciona assim:

Vermelha + azul = violeta

Vermelha + amarela = laranja

Azul + amarela = verde

Somos as cores primárias

Misturando duas de nós

Na mesma proporção

Chegarás às cores secundárias.

Mariazinha recitava o poema «MISTURANDO» com muita afeição. Cada vez que o recitava, mais parecia uma canção. E a aplicação das cores, nos seus desenhos, deixou de ser uma complicação.

António MBridge
Enviado por António MBridge em 18/07/2017
Código do texto: T6057940
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.