O Gato Mentiroso

O Gato Mentiroso foi dar uma volta na floresta, mas voltou rápido e apavorado, e disse a Coruja Sábia e ao Cachorro Inocente que ele tinha visto um monstro terrível.

- Ele era enorme e chegou bem perto de mim! Eu só sobrevivi porque sou muito rápido - disse o Gato Mentiroso.

A Coruja Sábia comentou: isso não deve ser verdade, pois conheço bem esta floresta e nunca vi monstro nenhum, e, como todos sabem, o Gato Mentiroso conta mentiras o tempo todo!

O Cachorro Inocente retrucou: o Gato mente muito, sim, mas ele pode estar falando a verdade dessa vez, e esta floresta é enorme e pode existir coisas que nem a Coruja Sábia conhece.

Os dois então pediram ao gato para mostrar o lugar onde o tal monstro apareceu.

Chegando lá, a Coruja Sábia disse: não há monstro nenhum nesse lugar, então o Gato deve estar mentindo.

Já o Cachorro Inocente defendeu o Gato: não há monstro agora, mas ele pode ter ido embora.

O Gato então mostrou a eles que haviam umas marcas estranhas no chão, que nenhum animal nessa floresta tinha visto antes.

Eles então seguiram as marcas até um ponto em que elas sumiram.

A Coruja falou logo: essas marcas falsas devem ter sido feitas pelo próprio Gato, que parou aqui, achando que não viríamos tão longe.

Mas o Cachorro pensou de outra forma: o monstro pode ter feito as marcas e ter pulado para cima de uma pedra ou de uma árvore.

Os dois se deram conta que o Gato tremia apavorado.

A Coruja concluiu: esse Gato não tem mais como nos enganar e agora está nervoso porque foi descoberto!

O Cachorro rebateu: ou ele pode estar assim porque viu o monstro escondido perto de nós.

O Gato saiu correndo que louco gritando.

A Coruja comentou: o Gato está tentando nos enganar de novo, e todos sabem que monstros não existem!

O Cachorro respondeu: o monstro pode ser apenas uma criatura desconhecida, e que pode estar na árvore logo a cima de nós.

Os dois olharam para cima, não discutiram mais nada e fugiram desesperados, pois eles nunca tinham visto um TIGRE antes naquela floresta.