Os espertalhões

O urso espertalhão começou a distribuir potes para as abelhas , dizendo que quem enchesse mais potes de mel, ganharia do rei da selva um terço da floresta só para elas. E fez com que elas se dividissem em grupos para ver quem seria as donas de um terço da floresta. Ninguém ficava parada, só trabalhavam e não tinham tempo de contar seus potes. E o urso se ofereceu pra contar.

Fez dois grupos, os das abelhas coragem e os das abelhas lutadoras. As abelhinhas trabalhando, e o urso só contando os potes de mel. E dizia ao grupo coragem que as lutadoras estavam bem á frente e dizia ao grupo das lutadoras que o grupo coragem estava bem mais a frente. E fingindo que estava contando os potes cheios, ia levando aos poucos, potes e mais potes de mel para sua casa.

E as abelhinhas produzindo mel para o espertalhão do urso. Trabalharam até não conseguirem mais e caíram cansadas sem forças. Só conseguiram perguntar com voz fraca quem teria vencido a competição.

O urso pediu que elas ficassem reunidas em um canto para que ele pudesse contar todos outra vez e logo voltaria para dizer quem seria o grupo vencedor.

Já havia passado muito tempo e nada do urso. Descansaram bastante de tanto que ele demorou, então, resolveram ir ver o porquê da demorando. E para supressa de todas não havia mais nem um pote de mel. O urso espertalhão teria levado todos para sua casa.

Foram até o rei leão reclamar, pois haviam produzido muito mel para ganhar um terço da floresta conforme o concurso que ele havia feito e o urso teria levados todos os potes ao invés de contá-los.

O leão riu tanto que caiu rolando, apertando abarriga que até doía de tanto rir das abelhinhas. Foi então que as abelhas perceberam que foram enroladas pelo urso e que o concurso era uma grande mentira.

Prepararam-se para invadir a casa do urso espertalhão e enchê-lo de picadas. Porém ao chegara á casa do urso não conseguiram entrar, pois estava muito bem fechada, e só se ouvia os roncos do urso. Tinha comido tanto mel que foi dormir por dias. Os outros animais souberam o que o urso havia feito e juntaram-se as abelhas apara dar uma lição no espertalhão. Como não conseguiram entrar, resolveram ficar na porta esperando o urso sair. Mas, passaram-se dias e nada dele sair, o urso só roncava. Cansados, adormeceram e quando o urso acordou e abriu a porta percebeu que o pessoal não veio ali para aplaudi-lo. Então, passou bem devagarinho por cima de todos e fugiu pra bem longe. Quando a bicharada acordou perceberam que o urso havia fugido. Em sua casa só tinha potes vazios, o grandalhão teria comido todo mel.

O rei da selva prometeu encontrar o urso para lhe dar uma boa lição, pois não se pode enganar alguém que confia na gente. Só que o leão também era preguiçoso e ao sair procurando o espertalhão teve uma ideia.

O urso é muito esperto e pode me dar alguma ideia para fazer a bicharada trabalhar pra mim sem perceberem, pensava o leão. E ao encontra-lo, fez com que ele prometesse bolar um plano para que todos trabalhassem pra ele.

Saíram andando como dois amigos e o leão exigindo uma ideia rápida do urso ou ele o levaria para bicharada dar uma boa lição nele. O urso sentindo-se ameaçado, fingiu de amigo do leão e foi conversando e levando ele para um barranco sem ele perceber a sua má intenção.

Quando o leão estava bem próximo ao barranco ele disse que havia encontrado a solução e o empurrou. O pobre leão caiu lá embaixo e o urso saiu sem olhar pra trás. Porém um papagaio muito curioso ouviu toda conversa dos dois e viu o urso empurrando o leão.

Voou até lá embaixo onde o leão caiu e disse que o ajudaria, mas para ele não contar o que ouviu e ainda salvá-lo teria um custo. Ele daria o que o urso prometeu as abelhas e também daria um terço para as aves. Então ele prometeu que assim que conseguisse sair dali faria tudo que ele quisesse.

Então o papagaio saiu voando o mais rápido possível e pediu socorro a bicharada. Todos correram para socorrê-lo, o elefante mais que depressa estendeu sua tromba segurando uma corda e os pássaros voaram até lá embaixo para ajudar a empurrá-lo.

Os demais bichos, ajudavam o elefante a puxar o leão que havia quebrado a perna. A sábia coruja já o aguardava com sua maleta de medicamentos para socorrê-lo.

O leão não tinha como contar o que aconteceu, e contou uma estória a seu favor dizendo que ao ver o urso, correu para agarrá-lo. Foi então que escorregou no barranco e caiu. Só o papagaio sabia a verdade e tudo que o papagaio queria o leão dava sem reclamar. Acabou virando escravo do papagaio.

O urso acabou vivendo triste solitário, o leão escravo do papagaio. Até o papagaio encontrar alguém que queira dar uma de esperto e lhe tirar a paz.

A mentira e a paz, jamais andarão de mãos dadas.

Débora Dantas

DEBORA DANTAS
Enviado por DEBORA DANTAS em 24/08/2016
Reeditado em 25/08/2016
Código do texto: T5739012
Classificação de conteúdo: seguro