Curiosidades: como os astronautas vão ao banheiro?

Certamente você já se fez a seguinte pergunta: como é que os astronautas vão ao banheiro quando estão no espaço? E escovam os dentes? Ou tomam banho?

Quando Samantha Cristoforetti, astronauta italiana de 38 anos de idade, pousou na Terra em 14 de julho de 2015, chegou como detentora de um novo recorde: a mais longa missão espacial na história por uma mulher. E fazer tudo isso por seis meses, sem a ação da gravidade!

Durante uma entrevista, Samantha respondeu às perguntas de jornalistas, dentre as quais, como os astronautas vão ao banheiro. Explicou como ela e os colegas da Estação Espacial Internacional faziam e mantinham a higiene. Ao contrário do que se poderia supor, muitos instrumentos que são utilizados para o asseio – escova de dentes, banho e desodorante, não diferem muito daqueles que usamos.

BANHO

As toalhas, porém, é um assunto à parte: possuem um material absorvente mais fino e são substituídas uma vez por semana.

A cada dois dias, os astronautas podem, no entanto, se dar ao luxo de usar outra toalha que Cristoforetti chama de "acampamento", usada úmida para esfregar o corpo.

A água é armazenada em um pequeno recipiente e, em seguida, aplicada ao corpo. Pela falta de gravidade, no entanto, a água não cai no chão, mas permanece sobre a pele em forma de bolhas. Então, o astronauta adiciona um pouco de sabão líquido (que não faz muita espuma e não requer enxague); a sensação de tal banho é a mesma que se tem num banho em terra firme. No entanto, muitas vezes não tomam banho, por absoluta falta de tempo.

Astronauta italiana Samantha Cristoforetti explica como ela e os colegas da Estação Espacial Internacional mantêm higiene pessoal:

CABELOS

Lavar o cabelo não é tão complicado. Só é necessário um shampoo que não exige enxague, adicionar algumas gotas de água e massagear o cabelo normalmente. O excesso de água é então removido com uma toalha. As toalhas são depois deixadas para secar nas proximidades do sistema de ventilação. A água evapora e um sistema de ar condicionado a condensa e a recupera.

-"Não desperdiçamos nenhuma gota de água que usamos para o banho"; diz a astronauta italiana.

CORTAR AS UNHAS E ESCOVAR OS DENTES

Na hora de cortar as unhas, também é preciso ter cuidado para que – por causa da gravidade zero – não espalhar pedaços flutuantes em todos os lugares. "O melhor é fazê-lo é perto da saída da ventilação para que os pedaços de unha sejam sugados e fiquem ali", diz ele. - Aí depois você remove tudo com um aspirador de pó; diz ela.

Escovar os dentes é uma tarefa um pouco mais difícil: o processo é semelhante ao realizado na Terra até chegar a hora de cuspir a água misturada com pasta de dente. Como não há uma pia onde cuspir, alguns astronautas simplesmente engolem: é rápido e simples. Mas eu pessoalmente não gosto, então eu cuspo tudo em uma toalha, diz Cristoforetti; - Não é muito elegante, mas você faz o que tem de fazer.

NÚMERO UM E NÚMERO DOIS: (URINAR E DEFECAR)

Quando se trata de ir ao banheiro, há uma pequena sala com um sistema para que os astronautas possam se aliviar. Para urinar, os astronautas usam um pequeno funil ligado a um tubo com um aspirador, para que o líquido não saia flutuando. A urina é, então, filtrada e, por uma série de processos químicos, se torna potável e adequada para o consumo humano.

E quanto ao "número dois"? Segundo Cristoforetti, "o princípio é exatamente o mesmo: o de sucção". O vaso sanitário está conectado a um recipiente para resíduos sólidos, que, com uma tripulação de três astronautas, é trocado aproximadamente a cada dez dias.

Este autor tentou encontrar mais detalhes, porém não os encontrou. Fica aqui a ressalva, caso ainda tenham dúvidas ou curiosidade.

Bibliografia

-Condensado pelo autor, a partir de artigo publicado no Jornal Folha de São Paulo.

-Informações obtidas na internet, sem autores definidos.

CRIADO EM 06-02-2016 – PUBLICADO EM Tio Babás (RL) no mesmo dia.

Tio Babá
Enviado por Tio Babá em 06/02/2016
Reeditado em 06/02/2016
Código do texto: T5535271
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.