A LENDA DO BICHO - PAPÃO

(Lenda do Bicho Papão: muito usada para colocar crianças para dormir).

............................

Quando eu era criança, sempre ouvia uma canção que minha mãe cantava para que nós, filhos pequenos, dormíssemos:

1- Nana neném, neném não quer nanar

Se o neném não nana, o Papão vem te pegar.

2-Nana neném, neném do Cariru (1), pato com marreco, galinha com peru.

3-Bicho papão (Teté), sai de cima do telhado.

Deixa o(nome do bebê) dormir sossegado.

- E lá se vai o tempo!

O Bicho-Papão é uma figura mítica e fictícia mundialmente conhecida. É uma das maneiras mais tradicionais que os pais ou responsáveis utilizam para colocar medo em uma criança, no sentido de associar esse monstro fictício à contradição ou desobediência da criança em relação à ordem ou conselho do adulto.

Segundo a tradição popular, o bicho-papão se esconde no quarto das crianças mal educadas, nos armários, nas gavetas e debaixo da cama para assustá-las no meio da noite. Outro tipo de bicho-papão surge nas noites sem luar e coloca as crianças mentirosas em um saco pra fazer sabão. Quando uma criança faz algo errado, ela deve pedir desculpas, caso contrário, segundo a lenda, receberá uma visita do monstro.

Mas, o Tio Babá garante: não precisam ter medo do Bicho Papão, ele é fictício; mas é melhor obedecer a mamãe quando ela te põe para dormir. Sabem, já vi tanta coisa acontecer: quem sabe o Bicho-Papão existe mesmo e venha te castigar; não é?

Obedecer a mamãe é melhor que enfrentar o Bicho-Papão, não é mesmo?

COMO O BICHO-PAPÃO É CONHECIDO EM ALGUNS LUGARES DO MUNDO

-países árabes e Turquia: Melek-ric (em particular neste caso a palavra “ric” deve-se ao fato de Ricardo Coração de Leão ter sido inimigo histórico dos muçulmanos, nas Cruzadas da Idade Média).

- Holanda: Zwart Piet (Pedro Negro => leva as crianças desobedientes para a Espanha, ou jogam-nas no Mar negro).

-Luxemburgo: Houseecker (coloca as crianças desobedientes num saco e ficam batendo-lhes as nádegas com uma vara).

- Portugal: Bicho-Papão.

- Brasil: Cuca/Bicho Papão/Bicho Teté.

- Islândia: Grýla.

- Inglaterra: Bogeyman.

- Holanda: Bokkenrijders.

- Alemanha: Butzemann.

- Espanha: Hombre del Saco.

- Rússia: Baba Yaga.

- Argélia: Háwouahoua.

- África do Sul: Tokoloshe.

- Nepal: Gurumapa.

- Indonésia: Wewe Gombel.

- Japão (Oga): Namahage.

- Estados Unidos (Nova Jersey): The Jersey Devil.

- México: La Llorona.

- Belize (África): Tata Duende.

- Haiti: Mètminwi.

Glossário:

- (1) Cariru: tipo de gramínea comestível, denominada “Beldroega”. A beldroega é uma planta com caules e folhas carnosos e hidratados – rica em ácido acetil salicílico - e é fresca (gelada) ao tato. (A canção faz supor que a criança está confortável, por isso deve dormir).

Texto inédito - Criado em 02/01/2015

Publicado por Tio Babá em 04/01/2015

Tio Babá
Enviado por Tio Babá em 04/01/2015
Reeditado em 07/01/2015
Código do texto: T5090291
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.