A MAGIA DE APRENDER BRINCANDO

Atualmente, vivemos numa luta constante contra a tecnologia dentro da sala de aula. Como explicar para nossas crianças que smartphones, tabletes, notebooks dentre outros acessórios não devem fazer parte constantemente do nosso universo escolar?

Simples? Será; se tivermos uma grande dose de boa vontade para inovar e garra para lecionar, de forma diferente e atrativa, incluindo esses acessórios, fazendo deles um apoio didático.

A proposta de aprender brincando trás um leque de estratégias que pais e professores não só podem , como devem usar para atrair a atenção das crianças de todas as idades. Aprender brincando ainda é o melhor caminho, o que não propõe excluir a tecnologia, mas de jeito nenhum, deixar de lado jogos e brincadeiras antigos, mesmo em meio a tantas facilidades e atrativos que temos ao “toque dos dedos”.

Também não devemos esquecer de cantar, desenhar, rimar, criar jogos e brinquedos reciclados quando jornal vira bola; caixas, casas de boneca; lego, castelos; bacias, pista de combate das beyblades; caixas de fósforos podem virar dominós com letras, figuras, números, cores... Podemos montar um supermercado com rótulos e embalagens dos produtos que consumimos.

Não podemos perder a magia, deixar a criatividade parar de “bater suas asas”, nem menosprezar a invasão tecnológica.

Jogos como “forca”, auxiliam na alfabetização eliminando as dificuldades; funcionam como um trampolim na passagem dos níveis de escrita (do silábico ao alfabético). E os acessórios tecnológicos? Como usufruir sem alienar ou criar dependência? Aproveitando esses instrumentos ( smartphones, tabletes , notebook...) criando a “ forca cantada”, ou seja, ditando a palavra inteira ao invés de adivinhar letra por letra; dê as dicas: “ Escreva caneta, esta palavra tem 6 letras, 3 vogais e 3 consoantes”, o jogo da adivinha; “ Escreva o animal peludo, que mia, tem 4 letras”. Vá criando conforme o nível da criança.

Assim, vamos inserindo e utilizando esses instrumentos a nosso favor, a favor da alfabetização, da diversão, da magia. Fazendo com que convivam, nem á frente, nem atrás, lado a lado.

Brincar e aprender pode fiar cada dia mais divertido e emocionante. Tente!

Fabiana Lorena
Enviado por Fabiana Lorena em 10/09/2014
Código do texto: T4957332
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.