O menino que comia a letra r

Júlio era um menino que gostava de estudar, mas tinha dificuldade para falar palavras com a letra r. Quando sua professora pedia para ele ler todos os colegas ficavam rindo. O prato virava pato, o cravo virava cavo, o brinquedo virava binquedo e assim por diante. Na hora da leitura ele tinha que suportar os colegas rindo. A professora dizia que ele comia o r.

Certo dia ele sonhou que tinha comido tanta letra erre que sua barriga tinha crescido bastante, não conseguia nem andar e de repente sua barriga explodiu. As letras erres saíram correndo procurando as palavras que ele havia comido a letra.

Ele ficou apavorado por ter comido tantas letras e foi se desculpar com as palavras. Elas mostraram a ele que a letra erre fazia muita diferença, pois elas se modificavam totalmente. Veio a palavra pato e se apresentou, depois veio a palavra prato e se apresentou e foram falando ao menino:

_ Viu quanta diferença do pato para o prato? Nunca mais nos confunda.

Depois veio a palavra cravo e cavo e também se apresentou dizendo a mesma coisa e assim várias palavras reclamaram pedindo que ele nunca mais errasse.

O menino prometeu as palavras que iria se esforçar a falar todas elas corretamente que nunca mais comeria nenhum erre.

Quando acordou, pediu a sua mãe que o ajudasse a falar palavra com a letra erre. Esforçou-se bastante e quando chegou á escola conseguiu ler corretamente cada palavra.

A professora e seus amigos o elogiou e ele nunca mais comeu a letra erre.

As palavras vieram agradecê-lo em sonhos, principalmente a letra erre que agora era usada corretamente e não era mais comida por ele.

O prato, o cravo, o grilo, o brinquedo e todas as palavras que tinham o erre ficaram felizes, inclusive Júlio que agora não tinha mais vergonha de ler. Agora era o primeiro a começar a ler na aula de leitura. Antes de começar a ler dizia sempre a professora:

_ As palavras gostam que os alunos as leiam corretamente senão há confusão. Pois só ele sabia o quanto as palavras eram exigentes.

Débora Dantas dos Santos