A FAZENDA DA DONA MARIQUINHA Ironi Lírio

TEXTO PARA APRESENTAÇÃO NA SEMANA DA ALIMENTAÇÃO – TEATRO -DASE – OUTUBRO/2013.

1 – NARRADOR:

2 – SOL: (CONVIDADO)

3 – GALO: (CONVIDADO)

4 – DONA MARIQUINHA:

5 – MIMOSA:

6 - CAVALO ALAZÃO:

7 - GALINHA CARIJÓ:

8 - NUTRICIONISTA ANIMAL:

9 - TROVOADAS, CHUVA, TEMPESTADE (CONVIDADO).

1 - NARRADOR: Era uma vez, uma linda manhã de sol. No horizonte, o sol abria seus raios saudando o universo.

2 - (personagem caracterizado de sol abrirá os braços saudando a plateia) – Bom dia, gente bonita!

E espera a resposta.

1 - O NARRADOR CONTINUA: E na fazenda da Dona Mariquinha o galo cantava com peito emplumado:

3 - (personagem escolhido na hora fará o galo) - Cocoricóooo! Cocoricóoo!

1 - NARRADOR: Toda manhã, Dona Mariquinha tirava o leite da vaquinha Mimosa para o café.

4 - (Enquanto o narrador fala a personagem Dona Mariquinha passeia pelo palco com um baldinho nas mãos).

1 - O NARRADOR CONTINUA: Mas um dia, quando a Dona Mariquinha foi até o curral....(ele faz cara de suspense depois continua a narrar) ... não encontrou a vaquinha Mimosa.

5 – Personagem vaquinha Mimosa vem para o cantinho do palco e fica parada.

4 - Dona Mariquinha: - Oh, onde está a vaquinha? Será que ela foi roubada? Como vou preparar coalhada?

1 – Narrador: - Dona Mariquinha saiu em disparada no cavalo Alazão.

(Personagem escolhido fará barulho de cavalo. Dona Mariquinha sobe em um cabo de vassouras que será o cavalo e vai até a vaquinha)

6 – Cavalo Alazão - Pocotó, pocotó, pocotó...

1 - O NARRADOR CONTINUA: Quando a Dona Mariquinha cruzou a estrada, viu a Mimosa parada, com a cara animada.

4 - Personagem Dona Mariquinha: - Que se faz aí Mimosa? Por que está parada na beira da estrada?

1 - Narrador: Mas a Mimosa não respondia e só dava risada:

4 – Personagem Dona Mariquinha: - Responde Mimosa, responde!

5 - Mimosa: Estou esperando a minha amiga para ir comigo ao cinema. Que alegria! Depois, vamos até a lanchonete comer hambúrguer, batata frita e beber refrigerante, não acha isso muito elegante?

4 – Dona Mariquinha: De jeito nenhum. Além de fazer mal, é engordante! Essa comida tem excesso de sal, de gordura e de açúcar...

5 – Mimosa: Que nada! É coisa de gente chique. Ir passear no shopping, pegar um cineminha, comer bobagens...a senhora não entende de modernagens!

4 – Dona Mariquinha: - Pois quem avisa amigo é! Além do mais, acho que a tua amiga te deu um bolo.

5 – Mimosa: - Será? Ah, mas eu não deixo de fazer este passeio por nada. Se ela não for, vou convidar o Alazão e a galinha Carijó.

1 – Narrador: E a vaquinha Mimosa voltou correndo para a fazenda. (vai até o canto do palco e encontra os amigos)

5 – Mimosa: – Alazzzãooo, Carijóoo, querem ir comigo ao shopping Center? Vamos pegar um cineminha, depois vamos à lanchonete...

6 – Alazão: - Iiiiiiiiiiiiihiiiii, shopping Center, vou nessa!

7 – Carijó: Có, có córi -Oba, To dentro!

1 – Narrador: E lá se foram para a cidade. Como haviam combinado, os três amigos assistiram a um belo filme, passearam pelas elegantes lojas de grife e depois comeram todas as comidas que encontraram pelo caminho: salgadinhos, pipocas, doces, hambúrguer, tomaram muito refrigerante e muito sorvete. Na volta pra casa, os amigos conversavam alegremente quando, de repente, a vaquinha Mimosa começou a correr em disparada.

6 – Alazão: - Aonde vai Mimosa?

5 – Mimosa: Espera um pouco, deu um reverterio na minha barriguinha, preciso de uma moita depressinha!

6 e 7 Alazão e Carijó: – Ai! Em nós também deu de fato. Cada um que procure o seu mato!

1 – Narrador: - E assim aconteceu. Os amigos demoraram muito para voltarem à fazenda, pois a toda hora algum deles parava para correr até a moita mais próxima. E quando chegaram, a vaquinha Mimosa já não aguentava mais de tanta dor de barriga. Dona Mariquinha, muito preocupada, foi correndo pela estrada chamar a nutricionista animal.

4 – Dona Mariquinha: Socorro, Dona Nutricionista, socorro! Venha correndo, pois os bichos da fazenda estão adoecendo!

1 - Narrador: E saíram as duas correndo pela estrada, pois naquele momento se formava no céu uma trovoada e caía uma chuvarada.

9 – Trovoada, Chuva: (personagem escolhido fará barulho de trovão, chuva....).

8 – Nutricionista: - Dona Mariquinha, o que comeu esta vaquinha? E estes animais, então, estão pálidos como um macarrão!

4 – Dona Mariquinha: Ah, doutora, foram passear na cidade. Comeram comida engordurada, cheias de açúcar e muito salgada. Voltaram assim, com a barriga empachada. Acho que será o fim!

8 – Nutricionista: - Não se preocupe Dona Mariquinha, vou cuidar dos outros animais e também da vaquinha. Todos serão medicados e rapidamente ficarão curados!

1 – Narrador: - A nutricionista animal cuidou dos bichos que rapidamente melhoraram e prometeram nunca mais comerem porcarias servidas na rua. Coisas feitas com óleo velho, coisas vencidas, cheias de sal, de açúcar, alimentos mal preparados, alimentos velhos e mal conservados, sem higiene...

6 – Alazão: - HIiiiiiii Dona Mariquinha! Eu aprendi a lição. Nunca mais vou comer porcaria, pois faz mal para o meu sangue, até para o meu coração. Gordura to fora!

5 – Mimosa: - Bem que a senhora me avisou! Comida de rua é fria na certa! Agora vou ficar esperta! Prefiro levar o meu lanchinho que tem pouco sal e eu como todinho. Não faz mal nenhum pouquinho! Eu sei que foi bem feitinho!

7 – Carijó: - Có, có, có, có, có. Comida de rua é pra bocó!

1 – Narrador: - E assim, a chuva passou, o sol brilhou (os personagens convidados fazem as poses propostas) e todos os bichos da fazenda foram comemorar a grande façanha da tarde. Dona Mariquinha serviu alfafa macia para o cavalo Alazão e a vaquinha Mimosa. Depois, deu milho fresquinho para toda a galinhada e preparou um delicioso bolo de fubá que serviu para a nutricionista animal. Daquele dia em diante todos na fazenda aprenderam que não há no mundo nada mais gostoso e mais nutritivo do que a velha e boa comidinha caseira. E que comer na rua é uma tremenda bobeira. Fim