As aventuras de Fralicio "a pisadeira"http://youtu.be/5eIk5DWUx_E






As aventuras de Fralicio “a pisadeira”




Cuidem,minha gente,olhem com atenção!
Que sobre o telhado,pode haver uma bruxa
Que pisando o seu peito,aperta-lhe o coração



Meus amiguinhos,a historia que vou contar é de arrepiar,mas,podem ficar tranqüilos que ela vai terminar bem!
A floresta encantada fica na ilha de Saves,que não adianta procurar em atlas,pois,somente,existe em nossa imaginação.O lado sul,por haver mais sol,é mais habitado e encontramos o vilarejo com as casinhas bem simples,porem o lado norte,a caminho do monte vulcânico,o Arati é escuro e tem ,sempre,uma nuvem negra no pico.Pois bem,amigos,neste lugar,sabia-se que morava uma bruxa horrível,magra,dedos longos,unhas sujas,um dente,apenas,na boca,cabelos brancos enormes que chegavam ao chão,e os olhos...Estes eram apavorantes,vermelhos com sinais de maldade.Era conhecida como a velha pisadeira.Diziam que,a noite,subia nos telhados das casas e ficava observando as pessoas jantarem.quando iam dormir,pulava no peito e pisava,pisava e o pior que a vítima não conseguia gritar.Parecia um pesadelo!No dia seguinte,acordavam com uma dor no peito,um cansaço intenso...
Foi quando chegou o inverno,trazendo um frio de congelar a lagrima dentro dos olhos,que,compadre Acácio ,o velho urso sapateiro,comentou com a esposa.”Querida,hoje eu estou muito cansado,com falta de ar,e acho que nem vou sair de casa”! Na mesma ocasião,na casa de comadre raposa,a mesma queixa;cansaço,falta de ar...
Logo,a maioria dos habitantes que era muito unida,comentou o que sentiam.Compadre macaco,então disse.”-Acho que devemos falar com a dona coruja,pois,ela entende de medicina!“Comadre coruja receitou chá de passiflora com boldo,misturado com digitalis lanata,extrato de pajurá da mata e balsamo de tolú.A bebida tinha que ser tomada ,ainda, fumegante,num gole só,mas, o resultado foi um fracasso.
Meus amiguinhos,comadre tartaruga que sempre foi esperta,falou-”Isso está parecendo obra da bruxa pisadeira!”Precisamos avisar ao Fralicio”!
Imediatamente,compadre macaco,pulando de galho em galho foi ter com nosso herói.Os habitantes da floresta encantada não conseguiam mais dormir com medo da bruxa pisadeira.
Enfim,a noite chegou mais negra do que nunca,mas comadre tartaruga organizou um plano para evitar o ataque da pisadeira. Construiram vários bonecos de pano e colocaram nas camas.De repente ,um vulto foi avistado no telhado de comadre avestruz,era a temível bruxa com seus dedos longos,cabelos brancos que quase chegavam ao chão,e ela preparava-se para entrar na casa e fazer mais uma vitima,Não tardou e a criatura entrou na casinha...
Meus amiguinhos,a cena era de apavorar,pois,a bruxa saltava,pulava sobre a barriga do boneco de pano.Quando a miserável descobriu a farsa,deu um grito bem alto,no que,rapidamente,Fralicio entrou e arremessou uma pedrinha colorida na cabeça da megera!A pisadeira,subitamente,explodiu e virou um monte de poeira!
Ah!Meus amiguinhos que alivio!
Compadre sapo com o violão,compadre tatu com a flauta e compadre macaco na sanfona começaram a cantar de alegria...

“Vamos,amigos,dançar a noite inteira
Para alegrar o nosso pobre coração
Pois,em pó,tornou,assim,a pisadeira
E,maldade,ela não vai fazer,mais não!”

Pela manha,bem cedinho,um ventinho que vinha do sul para o norte,levou aquela poeirinha,para bem longe,em direção ao vulcão do monte Arati...


O autor utilizou um dos mitos conhecidos no interior de minas e são Paulo como a pisadeira,descrita no inicio do texto