as aventuras de Fralicio o gaviao vermelhohttp://youtu.be/bHSUbsgweEA








As aventuras de Fralicio o gavião vermelho



Meus amiguinhos,há muito tempo,numa manha de inverno,quando a neblina obrigava a todos se protegerem do intenso frio,chegou na floresta encantada,um homem muito estranho,conduzindo uma carroça puxada por dois cavalos negros.Os habitantes,curiosos,olhavam pelas janelinhas de suas casas e perguntavam a si mesmos,quem seria aquele velho de longas barbas pretas como uma noite sem estrelas.
Quando a manhã chegava,ouvia-se um coral de passarinhos que alegravam a floresta e animavam os bichinhos em seus trabalhos.Dona tartaruga,logo cedo,carregava seu cestinho de frutas,o compadre macaco
trabalhava consertando telhados,dona coruja dava aulas e,assim ,o dia passava tranquilamente.
Contudo,um acontecimento,mudou a paz na floresta encantada!O primeiro a perceber foi o coelhinho joão bolinha que,nervoso,procurou
seus amigos,o coelhinho Juca e o pato Fifi
-”meus amigos,vocês não perceberam que os pássaros ,há muitos dias,não tem cantado?”Somente,hoje é que notei quando senti a falta do canto do sabiá Silvinho.Acho que isto tem a ver com este velho que chegou em nossa floresta”.
Juca apavorado,tremendo seus bigodinhos,falou:”Temos que chamar o Fralicio ,imediatamente!”
Ah!meus amiguinhos,a coisa ficou complicada,pois,o Joao bolinha,curioso que era,foi ter na enorme cabana do feiticeiro,isso mesmo!Rachid era o seu nome,e o velho era um terrível bruxo que,a noite,se transformava em enorme gavião vermelho.
O maldoso e cruel Rachid se tornava gavião e aprisionava os passarinhos numa gaiola de ferro.
O sabia triste,cantava uma cantiga de saudade:

“Ai! Que meu canto tornou-se um berro
Tendo preso ,meu coração,a chorar,assim
Libertem meus amigos,desta prisão de ferro
Que esta angustia,em meu peito,não tem fim!”

João bolinha,apavorado caiu e fez um barulho que chamou a atenção do bruxo,que abriu a porta e viu o pobre coelhinho varrendo que nem um maluco.Mais que depressa,em gavião se transformou e pegou o coitado!
A sorte é que dona tartaruga viu tudo e,tentando correr,mas,pena,ela era muito lenta,mas,não era boba e desandou a gritar:”-socorro!chamem o Fralicio,pois ,um gavião pegou o João bolinha!!
Meus amiguinhos,a floresta ficou uma confusão só,pois,era bicho correndo pra todo lado.Não é que a dona tartaruga chegou primeiro na casa de nosso herói!
Quando Fralicio ouviu a historia,tratou de pegar seu saquinho de pedras coloridas e correu para pegar o perigoso feiticeiro.
Meus amiguinhos,a cena era terrível,pois,Fralicio viu um enorme gavião vermelho levantando uma gigantesca gaiola repleta de pássaros que pediam ajuda.Abriu seu saquinho de pedrinhas e viu,com espanto,que não trouxera pedrinha vermelha.Então,como poderia enfrentar Rachid?
Fralicio,então,pediu ao compadre macaco:”-compadre,corra a minha casa e pegue uma pedrinha vermelha que deixei sobre a mesa!
O compadre macaco,mais que depressa,pulando sobre os galhos,logo retornou com a esperada pedrinha vermelha.
Rachid já começava a levantar vôo,carregando a gaiola de ferro.
Ah!nosso herói,o Fralicio era demais!Atirou a pedrinha vermelha que atingiu o enorme gavião vermelho e a perigosa ave foi caindo,lentamente...
Com a asas quebradas,o feiticeiro nunca mais,pode fazer suas maldades!
Na manha seguinte,a floresta voltou a ter a alegria com o canto dos passarinhos...












Obs.prezado leitor,esta pueril historinha ,eu criei quando minhas filhas eram crianças e,hoje narro para meus netos.Sei da pobreza de seu conteúdo,mas,o lendário Fralicio ficou no imaginário de minhas filhas...