EU E A AULA NO POMAR

EU E A AULA NO POMAR

Novamente estava eu a fugir do dragão, levando apenas você em meu coração. O dragão foi um príncipe hoje ele é feroz então tenho que ser veloz.

Entro no pomar encantado do sonho, aqui tudo é belo nada é enfadonho, penso apenas na fuga nem que seja pela morte, pois hoje cansei de ser o forte.

Vejo o enorme e belo abacateiro e vejo a dama orando pelo cavalheiro.

Nisso surge uma pequena dama, risonha comum sem ter fama.

“Quer uma aula em meu jardim?” diz à dama que parece uma moslim

Aceito mais pela educação, pois estava totalmente sem emoção

“Vou falar para você da baga no final você saberá qual é minha paga!”

“Fragaria” é o nome do morangueiro, seja no meu país ou no estrangeiro. Seja aquele bem silvestre seja aquele cultivado na região alpestre.

Ele assim como outra são bacáceos, e tudo o que parecido termina com “áceos”.

No caso são parecidos com as bagas e elas são delicias e não pragas.

Alem do morango que eu adoro, tem a amora do namoro. “Rubus”, nome forte para fruta silvestre que veio do norte. Tem híbridos “bacáceos” e todos são “rosáceos”.

As bagas são fêmeas da natureza, por isso são dotadas de beleza. A fruta carnuda é o ovário é símbolo angelical necessário

No popular tudo que é fruto pequeno é baga para os frutos grandes não tem vaga

Os cítricos ficaram com um nome complicado, “hesperídio” isso me deixa assombrado.

Pseudobaga são os pepinos e melões. Meu Deus, quantos senões!!!

Algumas bagas são venenosas e outras são medicamentosas

O “Lycium barbarium” é uma super baga, vem do Tibete é a cura para a chaga

No meu país tem a baga açaí morada da abelha jataí. “Euterpe ouleracea” é seu nome de fato e no meu país é palmeira de mato. Estudada é alimento quase completo e isso é algo real e concreto.

Estava tão entusiasmado com aula que eu me esqueci que fugia da jaula. Quando pisco, cadê a senhora pequena? Eu estava só, mas com a mente serena.

Respirei fundo dei um sorriso para o mundo.

Vou lutar com o dragão, pois a paga é ser campeão.

Conhecimento não tem preço, daqui a pouco outro recomeço.

André Zanarella 21-02-2011

Bacáceo = Diz-se dos frutos semelhantes a bagas.

Baga = tipo mais comum de fruto carnudo simples

Moslim = adj. e s.m. e s.f. Muçulmano. (Var.: muslim.)