UMA FESTA MUITO ESPECIAL

Eric estava fazendo cinco anos e a Mamãe preparou uma grande festa, diferente de todas as outras já então realizadas ou que ainda aconteceriam no futuro.

Convidou a família toda, primos, tios, tios-avós, avós e até a velha bisavó, além dos amiguinhos, vizinhos, etc.

O vovô, na churrasqueira, esmerou-se em preparar o melhor churrasco, aquele especial, que só ele sabe fazer e servir aos convidados sentados a volta da grande mesa rústica, atendendo às exigências de cada um:

- Uma linguicinha bem passada.

- Uma picanha gordinha, mal passada.

- Para mim, no ponto!

Entre os goles de cerveja ou coca cola, as lascas de carne fumegante, a conversa rolou solta, política, futebol, gracinhas das crianças, problemas dos jovens, as ultimas novidades, quem nasceu, quem morreu, quem casou, quem separou, etc. etc.

A criançada lotando a casa toda, se espalhando pelo quintal, escapando para a rua e invadindo o quintal dos vizinhos em busca da bola extraviada. . . .

Vez por outra se aproximavam da mesa para pegar um salgadinho ou um espetinho de coração que saiam comendo, derrubando no chão, pisando em cima

Brincadeiras, gritaria e protestos:

- Mãe! Olha o Nic. brigando com a Sue!

-

- Tia venha ver o que o Nic está fazendo.

A Mãe do Nic grita a todos os pulmões, tentando ser ouvida acima do barulhão sem levantar da cadeira:

- Niiiiic! Para com iiiisso!

É claro que ele não pára e o Pai, com toda sua autoridade, berra, lá da mesa, sem largar o copo:

- Nic! Se você não tomar jeito vai pro castigo!

A Sue chega chorando e a Mãe reclama:

- O Nic é muito briguento!

E a Mãe do Nic defende:

- A Sue também não é nenhum anjinho. Provoca os meninos e acaba apanhando.

A Vovó intervem conciliadora:

- Vamos apagar as velinhas do bolo e cantar Parabéns!

Todos se aproximam da mesa. O Eric apaga solenemente as velinhas e sorri para o Papai que está a sua frente com a câmara fotográfica. Uma pose com a Mamãe, outra com os avós....

Chamam a Bisa que reluta um pouco, (não gosta de ser fotografada) mas levanta-se, manquitolando, para uma pose com o bisnetinho (ninguém diz isso, mas todos pensam: ´´ pode ser a sua última foto... ´´)

Finalmente, o bolo é servido e a festa está terminada.

A criançada se dispersa, os adultos se despedem e um silêncio abençoado desce sobre a casa terrivelmente desarrumada, como se um furacão tivesse passado por lá.

O Papai exclama:

- Que confusão!

A Mamãe reclama:

- Que criançada sem educação!

A empregada protesta:

- Sujaram o sofá... Entupiram o sanitário... Quebraram a samambaia...

- Mas, afinal, dirão, Por que foi esta, uma Festa Especial? Por acaso não foi ela exatamente igual a todas as outras festas infantis?

- Ora, porque foi o quinto aniversário do Eric. Nunca mais, em toda a sua vida, ele vai fazer cinco anos...!

Maith
Enviado por Maith em 13/11/2009
Código do texto: T1922387